Pesquisar este portal

08 abril, 2021

EUA: vendas de armas aumentam com auxílio emergencial e plano de controle de armas de Biden, em meio a tiroteios em massa

*LRCA Defense Consulting - 08/04/2021

Nenhuma das medidas de controle de armas anunciadas hoje nos EUA atinge diretamente as armas produzidas e/ou comercializadas pela Taurus Armas nesse país (pistolas, revólveres e rifles Puma), bem como são também inócuas para os demais fabricantes e importadores americanos.

Na verdade, foi "muita fumaça e pouco fogo", pois as medidas, embora anunciadas com muita pompa e um belo palavrório, são bastante modestas para o que pretendiam os democratas mais radicais.

Dando o tom do tamanho do problema que terá que enfrentar e da incapacidade de o Presidente dos Estados Unidos estabelecer normas mais rígidas sobre o tema, Biden disse saber que terá muitas dificuldades para aprovar medidas restritivas no Congresso e admitiu que a questão do controle de armas era "difícil".

Como comentou uma pessoa ligada a esta editoria, segue "tudo como dantes no quartel de Abrantes".

Medidas gerais de controle de armas divulgadas hoje:
- restringir "armas fantasmas" (fabricação caseira por meio de kits e sem número de registro), bem como de extensores/estabilizadores para pistolas serem usadas como rifles;
- norma da "bandeira vermelha" para retirar armas de pessoas sabidamente ou com suspeita de estar em crise;
- publicação de relatório anual sobre tráfico de armas;
- nomeação de David Chipman para chefiar a Agência de Alcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF).

Vendas de armas aumentam com o estímulo e o plano de controle de armas de Biden, em meio a tiroteios em massa

*Forbes - 01/04/2021

Os compradores, utilizando "cheques de estímulo" [auxílio emergencial], estavam comprando armas de fogo com novo frenesi em março, enquanto os horríveis tiroteios em massa levaram o presidente Biden a reiterar ao Congresso seu pedido de proibição de armas de assalto.

“Honestamente, março passado foi absolutamente insano”, disse Tiffany Teasdale, dona da Lynnwood Gun em Lynnwood, Washington. “Tínhamos uma espera de duas horas quase diariamente para simplesmente entrar em nossa loja.” 

As verificações de antecedentes federais para vendas de armas atingiram um novo recorde mensal em março, alimentadas por compradores de armas com cheques de estímulo de $ 1.400. As verificações de antecedentes federais totalizaram 4,69 milhões em março de 2021, informou o Federal Bureau of Investigation na quinta-feira.

Isso é um salto de cerca de 10% em relação a março de 2020, quando a pandemia varreu os Estados Unidos, estimulando um aumento nas vendas de armas enquanto os americanos buscavam autoproteção durante surtos de agitação civil, incluindo protestos pela morte de George Floyd durante uma prisão policial. O ano passado foi um recorde para verificações de antecedentes do FBI, totalizando 39,69 milhões.

Este ano está a caminho de superar 2020, com base em verificações de antecedentes federais, que não são o mesmo que vendas de armas, mas servem como o representante nacional mais próximo. Os varejistas de armas entrevistados pela Forbes atribuíram o aumento nas vendas de março aos cheques de estímulo.

“Assim que o dinheiro do estímulo saiu, as pessoas voltaram a comprar”, disse Teasdale. “Os clientes vinham reclamando e delirando sobre o dinheiro do estímulo que acabaram de receber e como o Tio Sam os está ajudando a comprar mais armas.” 

Muitos americanos estavam comprando pistolas e espingardas para autoproteção. Muitos outros estavam comprando AR-15 para tentar chegar à frente de Biden, acreditando que ele cumprirá sua ameaça de banir as armas de assalto.

Março também foi marcado por uma série de tiroteios em massa, incluindo a morte de quatro pessoas, inclusive uma criança, em um complexo de escritórios da Califórnia em 31 de março, a morte de 10 pessoas em um supermercado em Boulder, Colorado em 23 de março, e a morte de 8 pessoas, incluindo seis descendentes de asiáticos, nos spas da área de Atlanta em 17 de março.

O plano de Biden é restringir as armas de assalto como a pistola AR-556 de Sturm, Ruger que foi supostamente usada pelo atirador de Boulder. Mas a violência também gerou um aumento nas vendas de armas, e os varejistas relataram que estão vendo mais compradores de armas asiático-americanos em busca de proteção contra crimes de ódio.

Desde o início da pandemia, mais de 8,4 milhões de americanos compraram armas pela primeira vez, de acordo com estimativas do grupo da indústria de armas, National Shooting Sports Foundation.

“Os americanos continuam a votar com suas carteiras quando se trata da posse legal de armas de fogo”, disse Mark Oliva, diretor de relações públicas do NSSF. “As checagens de antecedentes de março mostram que a exigência do presidente Biden de proibir os AR-15 e a pressão dos democratas para promulgar leis que negariam aos americanos seus direitos está em desacordo com a Main Street, EUA”

As compras de armas levaram à escassez de munições em todo o país. Todos os varejistas de armas entrevistados pela Forbes estão racionando as compras de munição e alguns calibres não estão disponíveis.

Os varejistas de armas dizem que seus clientes estão comprando pistolas semiautomáticas compactas de marcas populares como Glock, Smith & Wesson e Taurus. Eles também estão comprando rifles semiautomáticos de estilo tático, que os defensores do controle de armas e os reguladores federais chamam de armas de assalto e que as empresas de armas preferem chamar de rifles esportivos modernos, ou MSRs. O NSSF estima que haja mais de 20 milhões de MSRs em circulação.

Após os recentes tiroteios em massa, Biden, um democrata dono de armas, pediu um retorno à proibição de armas de assalto que expirou em 2004 depois que seu limite de 10 anos acabou. Essa proibição forçou os rifles de assalto a perderem certas características definidoras, como o cabo da pistola e o cabo da baioneta, e limitou a capacidade do carregador em 10 cartuchos.

Isso é um pouco diferente do que Biden tem proposto, que é exigir que todos os proprietários de armas de assalto as registrem de acordo com a Lei Nacional de Armas de Fogo, que prolonga o processo de verificação de antecedentes de minutos para meses e adiciona um imposto de US$ 200,00. Os proprietários que não obedecerem podem entregar seus rifles em um programa nacional de recompra de armas.

Má notícia para fabricantes de fuzis
De qualquer forma, é uma má notícia para os fabricantes de armas AR-15, incluindo Smith & Wesson, Sig Sauer, Heckler & Koch, Knight's Armament, Lewis Machine & Tool, Franklin Armory, Daniel Defense, Noveske e Barrett, para citar alguns. 
Mas, por enquanto, o espectro do controle de armas está impulsionando as vendas.

“Grandes produtores de armas de fogo, como Smith & Wesson e Sturm, Ruger continuam a maximizar seus níveis de rendimento de produção em suas cadeias de abastecimento para melhor atender à historicamente forte demanda do consumidor”, disse Rommel Dionisio, analista da indústria de armas da Aegis Capital Corp.

Ele disse que a demanda está sendo impulsionada pelos "temores dos consumidores em relação à legislação de controle de armas, após os comentários recentes do presidente Biden em defesa do aumento das restrições regulatórias". Ele disse que a Smith & Wesson obtém cerca de 20% de suas vendas e lucros dos AR-15s, portanto, uma proibição "certamente seria significativa para eles".

Uma proibição de armas de assalto poderia eventualmente espremer pequenos lojistas como Al Tawil, dono da Towers Armory, uma loja de armas em Oregon, Ohio. Ele faz seus próprios AR-15 para vender em sua loja e atirar em seu alcance. Ele disse que estava tendo vendas recordes depois que os cheques de estímulo foram lançados, e agora ele sente que está competindo contra o plano de controle de armas de Biden.

“Precisamos aumentar a produção de ARs, tentar fazer o máximo que pudermos”, disse ele. “Poderíamos produzir de 50 a 60 por semana.”

Mas quão séria é a ameaça Biden?
Seu predecessor democrata, o presidente Obama, tentou, sem sucesso, conseguir que um projeto de lei de controle de armas fosse aprovado em 2013, após o notório tiroteio em massa no ano anterior, onde 26 alunos e educadores foram mortos na Escola Elementar Sandy Hook em Newtown, Connecticut. Foi usada naquele tiroteio uma marca que a Franklin Armory comprou no ano passado da Remington como parte de seu processo de falência Capítulo 11.

“Eu acredito que cria medo e pânico comprar ARs e e outras armas de alto poder de fogo, bem como carregadores de alta capacidade”, disse Brandon Wexler, proprietário da Wex Gunworks em Delray Beach, Flórida, quando questionado sobre o plano de controle de armas de Biden. “As vendas de AR foram extremamente fortes no último mês.”

Carregadores de alta capacidade têm sido usados em tiroteios em massa porque tornam mais fácil disparar sem recarregar. Isso os torna um alvo principal no plano de controle de armas de Biden, ao mesmo tempo que impulsiona as vendas. Mas Wexler não está preocupado com uma proibição.

“No final do dia, eu pessoalmente acredito que não vai dar certo”, disse ele. “Eu acredito que o negócio vai explodir completamente com isso.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque