Pesquisar este portal

19 maio, 2021

Pistola microcompacta Taurus GX4: avaliação da American Rifleman

Embora seja visivelmente mais barata do que a concorrência, não tem a aparência, a sensação ou o desempenho de uma arma econômica. Sua construção limpa, design cuidadoso e pegada confortável a tornam um a verdadeira competidora no mercado de microcompactas de 9 mm.


*NRA American Rifleman - 19/05/2021

Se olharmos para trás, através da história do desenvolvimento de pistolas ocultas, encontraremos aqueles modelos que exemplificam um equilíbrio perfeito de tamanho compacto, desempenho e preço que definem um padrão para pequenas armas de autodefesa da época. Isto é, até que a próxima coisa apareça. Um dos primeiros exemplos nesta corrida americana de armas pequenas é o boné de percussão Philadelphia Deringer de disparo único original de Henry Deringer, lançado em 1852. Ele logo foi substituído por armas de cartucho mais convenientes e confiáveis, como o modelo Remington de cano duplo 95 que chegou em 1866. O início de 1900 viu o advento de semiautomáticos pequenos calibres .22 e .25, como a Pistola de bolso FN Browning M1905 .25 ACP.

À medida que as tecnologias de fabricação de armas melhoraram, vimos as armas de transporte permanecerem relativamente pequenas e leves, enquanto os cartuchos com câmaras para disparar aumentaram em tamanho e desempenho. No início dos anos 1950, Carl Hellstrom estabeleceu um padrão para revólveres de nariz achatado e dupla ação com o Smith & Wesson J-Frame .38 Chiefs Special (que ainda domina hoje). Nas décadas de 1980 e 1990, o tamanho de bolso .22 e .25 ficou em segundo plano para as semi-automáticas .32 ACP de tamanho semelhante, incluindo a Seecamp, Beretta Tomcat e NAA Guardian. No final dos anos 2000, as .32s foram derrubadas por uma enxurrada de pistolas .380 ACP de pilha única com armações de polímero, inspiradas no sucesso da Ruger LCP .

Assim como os .380 de pilha única tomaram seu lugar no topo da colina de transporte oculto, a corrida começou para produzir semi-automáticas com preços acessíveis no mesmo tamanho e classe de peso, mas com compartimento para o popular e mais potente cartucho de 9 mm. Em meados da década de 2010, as vitrines das lojas de armas estavam repletas de noves de polímero finos e vigorosos com pentes de 6 a 8 cartuchos , incluindo Glock G43 , Ruger LC9 e S&W M&P Shield , para citar algumas.


Mas em 2018, o sucesso do P365 micro 9 sub compacto da SIG Sauer desviou a atenção do mercado de transporte oculto mais uma vez. Ostentando um carregador modificado, ela oferecia uma capacidade de munição de 10 + 1 com um perfil de 1 "de largura e 4,1" de altura como o dos modelos de pilha única. Existiam outras pistolas do tipo micro 9 antes da P365, como a Kel-Tec P11 (1995) e a série SCCY CPX (2005). Mas, muito parecida com a Ruger LCP .380 ACP, ela atingiu o público e vendeu como um bolo quente. Desde então, vimos a chegada de micros adicionais de fabricantes bem reconhecidos, incluindo a Springfield 11 + 1 com capacidade de munição Hellcat (2019), Smith & Wesson's 10 + 1 Shield Plus (2021) e a Ruger 12 + 1 Max -9 (2021).


O próximo fabricante de armas a lançar seu chapéu no micro 9 ring é a Taurus USA com o novo modelo GX4 para 2021. Com uma boa seleção de outras pistolas para escolher, é razoável imaginar o que a Taurus poderia trazer para a mesa. Os modelos mencionados acima sugeriram preços de varejo para versões básicas que variam de $ 499 a $ 599, com a Ruger Max-9 sendo a mais barato do pacote. 

A primeira versão da GX4 está sendo lançada com preço sugerido de US $ 392,42. 
Isso é mais de US $ 100 a US $ 200 menos do que a concorrência com preços do mundo real, que provavelmente serão ainda mais baixos. Tendo filmado alguns dessas outras micro 9s, fiquei curioso para ver o que a GX4 tem a oferecer.

A GX4 é uma semi-automática disparada por atacante que emprega um recuo curto, ação de culatra bloqueada. Antes de receber uma para trabalhar, especulei que a GX4 poderia ser uma versão ainda mais compacta da pistola de transporte G3c da empresa, mas não é o caso. Junto com seu tamanho menor, a GX4 difere cosmética e mecanicamente da série G3. Os componentes são fabricados no Brasil pela Taurus e depois enviados para a fábrica da empresa em Bainbridge, Geórgia, para montagem aqui nos Estados Unidos.


A corrediça de aço carbono é tratada com um acabamento de nitreto de gás resistente à corrosão, preto fosco e tem um encaixe embutido na estrutura de polímero. De acordo com um conjunto de calibradores digitais, ele tem apenas 0,98 "de largura. O ferrolho possui serrilhas inclinadas frontal e traseira que são eficazes para empurrar ou puxar manipulações do farrelho. O nariz é arredondado para facilitar o re-coldre, enquanto todos os outros as bordas externas são arredondadas ou suavizadas para um perfil elegante e sem obstáculos. A porta de ejeção é chanfrada na parte traseira para melhorar a função e equipada com uma garra extratora de grandes dimensões. A parte traseira do ferrolho ostenta uma placa deslizante de polímero ranhurada.


As miras foram atualizadas de polímero para aço com uma mira de ponto branco na frente e uma mira de entalhe quadrada serrilhada ajustável na parte traseira. Os cortes deslizantes para o sistema de mira são compatíveis com miras de reposição Glock padrão da indústria. Isso torna mais fácil e barato trocar os pontos turísticos de fábrica por fibra ótica ou pontos turísticos noturnos de trítio.


O cano de 3,06 "é tratado com um revestimento tipo diamante preto acetinado (DLC) para aumentar a resistência ao desgaste e adicionar lubrificação. Ele tem uma coroa recuada e rifling tradicional de terra e sulco que pode disparar com segurança balas de chumbo sem revestimento. A parte traseira da câmara é um orifício de prova que atua como um indicador de câmara carregada. A haste, a luva e os suportes do conjunto de recuo de mola dupla são todos feitos de aço e capturam uma mola helicoidal e uma segunda mola de arame plano. 


Dentro da estrutura do punho de polímero há um chassi de aço inoxidável de uma peça que fortalece a pistola e abriga o grupo de controle de fogo. É o 'receptor' com número de série para esta pistola com o número de série completo visível através de uma porta na estrutura logo abaixo da placa deslizante. O chassi é coberto com dois trilhos longos de 3,45 "que fornecem mais suporte para o conjunto deslizante do que os quatro trilhos curtos típicos comuns às pistolas de polímero disparadas por atacante. O trilho direito é ininterrupto, enquanto o trilho esquerdo tem uma lacuna de 0,50" para acomodar o ejetor. O encaixe deslizante no trilho ficou bom e suave assim que saiu da caixa.


A moldura de polímero é preto fosco, que combina com o acabamento do slide e do cilindro. A tampa protetora contra poeira é chanfrada para coincidir com o nariz do slide e não tem um trilho acessório. Acima do guarda-mato, há entalhes texturizados que fornecem um apoio intuitivo para o dedo no gatilho bem na frente do pino de queda. O guarda-mato tem uma borda frontal plana para atuar como um descanso de dedo, com um recesso onde encontra a empunhadura. O gatilho de ação única de polímero é uma configuração angular e plana com uma alavanca de segurança central larga e ranhurada. Esta arma não possui o recurso de re-ataque da série G3.


O puxão do gatilho da arma com que trabalhei soará pesado em 6 libras, 9 onças, de acordo com um medidor digital de gatilho Lyman. Mas o peso sozinho não descreve as características positivas do gatilho. Tem uma recepção leve e suave antes de uma parada firme e nítida. O gatilho quebra de forma limpa e oscila para trás apenas 0,25 "para completar o curso do gatilho. A reinicialização do gatilho é diferente com um clique audível. Achei um verdadeiro prazer trabalhar.


Os controles externos restantes consistem em uma parada de deslizamento de polímero sobremoldado de perfil baixo no lado esquerdo da estrutura, junto com o botão de liberação reversível do carregador de polímero. Uma saliência elevada atrás do lançamento do magazine dá uma sensação de encaixe perfeito que funciona para proteger contra solavancos não intencionais.


O quadro de alça apresenta texturas de empunhadura pontilhadas envolventes. A correia traseira pode ser removida da empunhadura batendo em um pino de retenção na base da empunhadura. Duas correias traseiras diferentes são fornecidas com a pistola. As alças frontal e traseira da empunhadura possuem extensões de proteção para evitar que a placa de base de polímero do magazine belisque a mão de tiro durante recargas rápidas. Os lados do compartimento do carregador e as placas de base são recortados para ajudar a retirar manualmente o carregador da empunhadura, caso seja necessário. Este modelo não possui um carregador de segurança, o que significa que a arma disparará se o gatilho for pressionado com o carregador removido do punho.


Esta pistola é enviada com um par de carregadores de 11 cartuchos de aço azulado com placas de base embutidas. Como outras micro 9s, os carregadores GX4 têm um design de 'gargalo de garrafa'. Eles fazem a transição de um perfil de pilha única no topo para uma largura de pilha dupla mais abaixo. É um design confiável que permite mais rodadas sem aumentar a aderência. Carregadores opcionais de 11 rodadas com extensões de dedo estarão disponíveis para aqueles que as desejarem, junto com carregadores  estendidos de 13 rodadas.


O procedimento de desmontagem da GX4 para limpeza é simples, mas um pouco diferente, devido à configuração do pino de desmontagem embutido. No lugar de uma alavanca oscilante para baixo no lado esquerdo da arma, este pino tem uma ranhura para chave de fenda padrão no lado direito da estrutura.


Comece removendo a revista e abrindo a ação. Depois de verificar que a pistola está completamente descarregada, feche o slide. Enquanto segura a empunhadura, use uma chave de fenda para girar o pino de desmontagem um quarto de volta no sentido anti-horário. Enquanto segura o pino nesta posição, pressione o gatilho. Isso irá liberar o slide para que possa ser pressionado para fora do quadro. Assim que o slide estiver livre, remova o conjunto de recuo e o cilindro do slide, e as peças estão prontas para limpar. O pino de remoção não precisa ser torcido para remontagem. Basta pressionar o grupo de slides totalmente de volta na moldura e ele travará no lugar.


Talvez o desafio número 1 que vem com a transição para armas de fogo central menores seja aprender a controlar os níveis mais intensos de recuo sentido que elas tendem a produzir. As pistolas de bolso de 9 mm de pilha única são bem conhecidas por terem um toque mais ágil. Parte da razão para essa reputação tem a ver com suas formas de empunhadura relativamente estreitas. Uma tira traseira estreita pode funcionar como uma cunha de divisão para focalizar o recuo sentido na teia do polegar da mão que atira.


A equipe da Taurus prestou muita atenção à ergonomia do perfil de empunhadura da GX4 para torná-lo um ajuste mais confortável e utilizável. A estrutura do punho da GX4 é tão larga quanto o slide e devidamente contornada onde encontra a teia do polegar. Esta maior área de superfície é combinada com texturização de punho que fornece uma quantidade efetiva de aderência sem ser abrasiva.


Se a alça frontal de 1,75 "de altura e a placa de base do magazine de encaixe são longas o suficiente para você, dependerá do formato da sua mão. Com minhas mãos um pouco menores, consegui apertar meu dedo mínimo na empunhadura apenas o suficiente para formar um empunhadura com três dedos. Pessoas com mãos maiores provavelmente preferirão trabalhar com um carregador extendido.


A seleção de munições terá um papel fundamental no gerenciamento de recuo com qualquer micro 9, incluindo a GX4. De acordo com o manual do proprietário, este modelo não deve ser disparado com munição + P + de 9 mm em nenhum momento. As pistolas Taurus são classificadas para cartuchos + P que atendem às especificações do padrão SAAMI . Dito isso, o uso regular de cargas + P desgastará os componentes principais mais rapidamente e produzirá níveis maiores de recuo do feltro.


Para testes formais e informais, a GX4 foi disparada com munição de pressão padrão coberta com pesos de bala típicos, junto com cargas de ponta oca defensivas ajustadas especificamente para os canos mais curtos de pistolas de transporte oculto. As cargas padrão geraram níveis relativamente fortes de recuo de feltro, enquanto as cargas de cano curto provaram ser mais moderadas e mais fáceis de controlar.

A GX4 era totalmente confiável com ambos os carregadores de 11 cartuchos fornecidos e todas as munições foram disparadas. Não houve mau funcionamento durante o teste. O teste formal de precisão do apoio de banco foi conduzido a 7 jardas usando o Federal Premium Syntech Range, SIG Sauer 365 V-Crown e Steinel Sub Compact Carry munição. As médias do grupo de 5 disparos variaram de 1,61 "a 2,35". Alguns grupos informais de 5 tiros disparados em 15 jardas produziram grupos que pairaram em torno da marca de 3,5 ".


Trabalhar com a nova pistola micro subcompacta de 9 mm GX4 foi satisfatório. É perfeitamente bem-sucedida em atingir um equilíbrio útil entre transporte confortável e capacidade de munição. Embora seja visivelmente mais barata do que a concorrência, não tem a aparência, a sensação ou o desempenho de uma arma econômica. Sua construção limpa, design cuidadoso e pegada confortável a tornam uma verdadeira competidora no mercado de microcompactas de 9 mm.

Especificações:
Fabricante: Taurus International Manufacturing, Inc.
Modelo: GX4 (1-GX4M931)
Ação: disparo por atacante, recuo curto, culatra travada, semiautomático
Calibre: 9 mm
Ferrolho: aço carbono tratado com nitreto de gás preto fosco
Serrilhas de armar: inclinadas, dianteiras e traseiras
Mira dianteira: ponto branco de aço, fixo
Mira traseira: entalhe quadrado de aço serrilhado
Cano: 3,06" com coroa embutida e revestimento DLC preto acetinado

Chassi interno: aço inoxidável com trilhos deslizantes de comprimento total
Estrutura do punho: polímero preto fosco
Punho: texturização envolvente moderada
Trilho de acessórios
: nenhum

Gatilho: face plana apenas de ação única
Tração do gatilho: 6 libras. 9 onças (como testado)

Parada do ferrolho: polímero sobremoldado
Carregador: 11 rodadas, de aço azulado com placa de base de polímero de encaixe nivelado
Lançamento do carregador: ajuste nivelado, reversível
Dispositivos de segurança: bloqueio do atacante, segurança do gatilho, orifício da testemunha da câmara
Comprimento total: 6,05"
Altura: 4,25"
Largura da corrediça: 0,98"
Largura do aperto: 1,00"
Peso: 18,5 onças com carregador vazio
Capacidade: 11 + 1 cartuchos
Torção: 1:10 RH
Raias: 6
Acessórios: caixa rígida forrada de espuma, dois carregadores de 11 rodadas, duas correias traseiras intercambiáveis, bloqueio de cabo, manual do proprietário

Preço sugerido no varejo: $ 392,42

Um comentário:

  1. Boa noite
    Dúvidas quanto à usar munição +P+ no modelo da pistola GX4 Tauros

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque