Pesquisar este portal

26 maio, 2021

Taurus contrata um Formador de Mercado (Market Maker)


*LRCA Defense Consulting - 26/05/2021

As ações preferenciais da Taurus Armas S.A. foram incluídas, no dia 16 de abril, no Programa de Formador de Mercado Credenciado da B3 (Market Maker), conforme pode ser verificado no link.

Embora não tenha divulgado ainda qual instituição será o seu market maker, o fato demonstra a preocupação da empresa para com seus acionistas, pois está investindo na segurança destes ao procurar reduzir a volatidade de suas ações e garantir a compra/venda delas por um preço justo.

Conforme um paper publicado pela Suno Research, uma das grandes preocupações dos investidores ao escolherem um ativo é a sua liquidez. Por isso, a figura do market maker é tão importante para alguns investimentos. O market maker também é conhecido como formador de mercado e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

O market maker é um participante do mercado que se compromete a manter ofertas de compra e venda de um ativo dando liquidez a ele. Em geral, quem faz a função de market maker são bancos, corretoras e demais instituições financeiras contratadas para essa finalidade. Ele também estabelece o preço máximo e mínimo para se comprar e vender um ativo com ele. Dessa forma, a volatilidade típica de papéis com baixa liquidez é reduzida, ao mesmo tempo em que se estabelece um preço justo para o ativo.

Em geral, as empresas emissoras de ações ou debêntures contratam um market maker para aumentar a liquidez aos seus papéis e assim mais segurança ao investidor. Tal medida serve como uma forma de estimular a negociação. Isso acontece por que, muitas vezes, um investidor pode estar interessado em um ativo, mas a perspectiva de não conseguir vendê-lo em um momento em que precise do dinheiro acrescenta um grande risco que não vale a pena ser corrido. O que acarreta na falta de interesse do mercado pelo papel.

Por ter uma garantia de compra e venda do ativo o investidor se sente mais seguro para investir, já que pode vendê-lo a qualquer momento. Se não for para o mercado em geral, será para o market maker. Dessa forma, a transação ocorrerá a um preço justo para aquele momento do mercado.

Assim, possuir um market maker na B3 é um investimento que a empresa faz para atrair investidores e reduzir a volatilidade do ativo. O que também é uma segurança a mais para a empresa. Dessa forma, pode-se dizer que market maker é uma figura essencial para sustentar o funcionamento de todo o mercado, já que ele injeta liquidez na negociação de inúmeros ativos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque