Pesquisar este portal

19 maio, 2021

Taurus se supera com a pistola GX4

"Se eu pudesse resumir em uma palavra: impressionante."


*michaelbane.tv, por Malcon Bane - 19/05/2021

Há quanto tempo estou mergulhado no universo Mini-9? Vou te dar uma dica. Esta manhã, alcancei o cofre das minhas armas e retirei o que inicialmente pensei ser uma enorme pistola ... gigantesca , até. Quando olhei mais de perto, era uma G19. Lembro-me de quando todos pensávamos que uma G19 era pequena !

A arma que eu procurava era a Taurus GX4, o salto dessa empresa, ou talvez o salto (seria mais correto) no mercado de Mini-9. A GX4 de 9 mm de 11 tiros é a tentativa bem-sucedida da Taurus de superar suas próprias subcompactas anteriores e lançar uma nova arma bem no centro do mercado de micro-9 mm.

Primeiro, deixe-me apresentar as especificações do GX4:

  • Calibre:  9mm Luger
  • Capacidade:  11 RDS
  • Revistas:  2 × 11
  • Sistema de disparo:  Striker
  • Tipo de ação:  ação única apenas
  • Vistas frontais:  aço com pontos brancos fixos
  • Vistas traseiras:  deriva serrilhada ajustável
  • Segurança:  Bloco de ataque, segurança do gatilho, indicador visual da câmara carregada
  • Tamanho do quadro:  Micro-compacto
  • Material de preensão:  Polímero
  • Material da lâmina:  liga de aço
  • Acabamento Barril:  Satin Black DLC Coated
  • Acabamento da lâmina:  Tratamento de nitreto de gás
  • Comprimento do cano:  3,06 pol.
  • Comprimento total:  6,05 pol.
  • Largura total:  1,08 pol.
  • Altura total:  4,4 pol.
  • Peso:  18,5 onças. (descarregado)
  • Peso da embalagem:  39,80 oz
  • Tamanho da embalagem:  8 pol. X 9,75 pol. X 3 pol.
  • MSRP : $ 392,42

O que melhora a GX4 na minha opinião (e lembre-se de que a Taurus é um patrocinador) é uma atenção intensa aos detalhes. Como já falei no blog e no podcast da MBTV ON THE RADIO, o mercado de Micro-9 é incrível. O mercado surgiu porque o transporte oculto é o principal motivador da cultura da arma. Todo o resto fica em segundo lugar.

Um segundo ponto é que os novos transportadores ocultos se recusaram terminantemente a comprar o “escolha sua arma; em seguida, construa seu estilo de vida em torno disso”, velho ditado que paira sobre o CCW desde seus primeiros dias. A nova geração de transportadores ocultos disse que, em vez disso, nos vestimos da maneira como nos vestimos; então, dê-nos uma arma que possamos carregar sem comprar um grande número de camisas havaianas.

A Taurus está na vanguarda das pequenas semiautos há anos. Na verdade, fizemos um vídeo sobre a nova G3c recentemente e ficamos muito otimistas com a arma. Mas Taurus entendeu que em um mundo de Sig 365s, SA Hellcats, Shield Pluses, FN503s, Ruger MAX9s, Kimber Micro-9s, Kel-Tecs (e tenho certeza de que esqueci algumas), eles estavam atrás da curva. 

Bem, eles não estão mais atrás da curva. A GX4 é uma coleção das melhores práticas no campo Mini-9. Deixe-me começar com o estilo. A Taurus sempre teve uma aparência um pouco robusta, mas a GX4 é uma pequena arma de aparência elegante. 

A empunhadura, especialmente, é um destaque. 
Entre a largura de uma polegada (não me fale a importância das armas estreitas!) e os painéis pontilhados, a GX4 é fácil de segurar. Esta é uma característica muito importante em uma Mini-9mm, porque elas ainda têm 9mm e, quando carregadas com munição de autodefesa, podem morder. Com o painel de punho mais curto (você ganha 2 com a arma), meu dedo mindinho tem um pouco de controle sobre o punho. O suficiente para que eu possa despejar rapidamente cinco cartuchos de minha munição de autodefesa de 115 gr (o que eu fiz há cerca de 5 minutos) sem perder a aderência, o que é um truque legal com uma Mini-9.

Tendo experimentado todos elas, eu colocaria o pontilhado como o melhor da classe ... um pouco mais agressiva do que minhas EDC atuais, a Sig 365XL e a Hellcat and Shield, mas menos agressiva que a Taurus G3c, que oferece uma boa pegada, mas, eu acho, pode levantar um um pouco de confusão com as roupas. Também gostaria de salientar que, como atirador de competição, prefiro controlar melhor, e isso influencia minha opinião.

O gatilho é excelente ... eu diria o melhor da classe Mini-9. É um gatilho de face plana com apenas um pequeno impulso seguido por uma fratura bem definida de 6 libras no meu medidor de Lyman. Reinicia rápido como um coelho ... eu sei ... terminologia técnica.

Outro pequeno toque de que gosto muito é o sufocamento no quadro logo à frente do gatilho, o que a Taurus chama de “Índice de Assinatura e Gerenciamento de Recuo”. Comecei a adicionar este pequeno bloco às minhas Glocks por alguns motivos - em um aperto de prefácio como a maioria de nós está usando, o polegar da mão fraca pode indicar aquele pedaço de pontilhado. E quando tiro o dedo do gatilho, ele encontra um lar feliz naquele bloco pontilhado. É uma coisa pequena, mas como mencionei acima, quando você está jogando em um mercado tão grande e tão quente, os detalhes importam... muito.

Não há segurança manual e a estrutura é bem projetada para que o botão de liberação deslizante seja facilmente acessível, mas cercado por uma “parede” suficiente para evitar que fique preso. Não há alavanca de queda, mas é facilmente realizada girando o parafuso de queda no lado direito do quadro.

Os serrilhados no ferrolho, dianteiro e traseiro, estão, novamente, exatamente corretos. A haste de recolhimento é de aço, que geralmente é um acessório de reposição para Mini-9s. O cano tem um revestimento DLC e os controles operacionais são revestidos de Teflon, mais uma vez, toques de atualização.

Uma palavra sobre os pontos turísticos - eles são bons, mas você provavelmente não gostará deles. Tudo bem, porque a cauda de andorinha traseira é um “design comum” e a mira frontal é removida com um parafuso muito parecido com uma Glock. A GX4 não foi cortada para um ponto vermelho, embora existam fotos em sites de armas brasileiros mostrando uma GX4 com um ponto vermelho (a GX4 é feita em Bainbridge, GA). Eu imagino que isso esteja ligado ao preço. O MSRP da GX4 é $ 392,42. Se seguir o preço da G3c, você verá uma versão reduzida para um ponto vermelho um pouco mais em breve.

A segunda edição são os carregadores de 11 rodadas. Os carregadores em si são excelentes. Já passei tanto o old ball miserável quanto minhas cargas de autodefesa de 115 gr através da arma sem nenhum problema, mas na próxima semana estarei usando um grande número de rodadas com esta pequena arma.

Se eu pudesse resumir em uma palavra, impressionante. Estou ansioso para filmar muito mais.

*Michael Bane desafia os estereótipos. Ele alavancou uma carreira como jornalista, autor, aventureiro profissional e reconhecido especialista em armas de fogo em alguns dos mais inovadores - e bem-sucedidos - programas de esportes de tiro do mundo.
x=x=x=x=x=x=x

Veja aqui o vídeo produzido pela Taurus para apresentar sua revolucionária arma:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque