Pesquisar este portal

09 outubro, 2021

EUA: Shooting Illustrated analisa a Taurus GX4 e rasga elogios à arma

"A nova GX4 da Taurus não é apenas boa, ela alcança o maior prêmio que posso conceder a uma arma: é entediante. Ela faz o que você espera sem falhar." - Jay Grazio


*Shooting Illustrated, por JAY GRAZIO - 01/10/2021

Por um longo tempo, a Taurus fez um trabalho bastante decente produzindo cópias de revólveres Smith & Wesson. Na década de 1970, o mesmo conglomerado que controlava a Smith & Wesson adquiriu o controle acionário da Taurus, de modo que as duas empresas compartilhavam tecnologia e projetos. Em 1980, a Taurus adquiriu as instalações operacionais da Beretta em São Paulo, Brasil, após a conclusão de um contrato, que incluía especificações técnicas, ferramentas e retenção de trabalhadores qualificados. Isso permitiu à Taurus produzir as pistolas PT-92 e PT-99, bastante semelhantes às Beretta 92s que antes eram produzidas nas instalações do exército brasileiro. A Taurus se ramificou na década de 1990 com designs produzidos em Miami, Flórida, local que também tinha semelhanças com as pequenas Beretta semiautomáticas.

Enquanto a Taurus produziu sua primeira 1911 em 2005, no ano seguinte veria a arma que definiria a Taurus para os anos 2000: The Judge. Um revólver de cinco tiros capaz de aceitar cartuchos de calibre .410, o Judge - e suas várias permutações - foi o hit surpresa. A primeira década dos anos 2000 estava cheios de Taurus experimentando vários designs em semiautomáticas, todas com vários graus de aceitação.

No final da última década, porém, um novo foco trazido pela nova liderança viu uma mudança significativa de direção. Adotando uma nova abordagem, a PT-111 Millennium G2 se transformou na G2, que gerou a G2c, depois a G3 / G3c e, por fim, resultou na pistola que é o assunto deste artigo: a GX4 .

Bret Vorhees, presidente e CEO da Taurus USA, descreveu esta abordagem: “Então, começamos com uma nova abordagem, certificando-nos de manter as características da G2c que os consumidores apreciavam e aplicando inovações técnicas e de design que levariam à plataforma de polímero Taurus disparada por atacante para a posição de líder de classe que desfruta hoje. Tão notável tem sido o sucesso da G3, junto com a G3 TORO e a G3c que se seguiram rapidamente, que agora traduzimos o melhor desses modelos, junto com ainda mais inovações tecnológicas, para trazer ao mercado a nova micro-compacta GX4 . ”

TAURUS GX4, revistas, pontos turísticos
Obviamente direcionada ao praticante de transporte oculto, a GX4 tem o tamanho e capacidade de tiro necessários para a tarefa em questão • Carregadores têm 11 rodadas e são feitos por Mec-Gar, um líder da indústria • Em preto liso e com uma face serrilhada, a mira traseira é montada em cauda de andorinha para alterações • Removível por meio de um parafuso, a mira frontal de ponto branco apresenta uma visão clara • Muito bem chanfrada para reduzir os cantos, a GX4 pode ser retirada e devolvida ao coldre facilmente • Ligeiramente no lado pesado, o gatilho largo e com lâmina de segurança apresenta uma face plana para uma pressão uniforme.


A GX4 não é uma cópia de um design existente e nem uma peça de conversa esotérica como muitas das ofertas anteriores da Taurus, algumas mais bem-sucedidas (The Judge) do que outras (The Curve). A GX4, entretanto, é uma pistola com identidade própria; embora compartilhe dimensões e funções com uma série de outras armas curtas, é um projeto único. É notável porque não tem nada de notável - tire os logotipos da GX4 e de suas concorrentes mais próximas e as pessoas terão dificuldade em diferenciá-las. Curiosamente, a Taurus evoluiu a ponto de se sentir confortável com suas próprias equipes de design e engenharia. Estamos vendo a evolução das empresas de armas de fogo em ação; com esta última linha de pistolas, a Taurus parece estar, finalmente, ganhando espaço.

Junto com isso, é claro, está o compromisso com a qualidade. Embora as armas de fogo Taurus tenham uma política de conserto vitalícia desde a presidência de Ronald Reagan, parece que, ultimamente, elas são cada vez menos necessárias. As devoluções diminuíram 36 por cento, enquanto os tempos de resposta para reparos diminuíram - de várias semanas para meros dias - também. A Taurus está fabricando armas de fogo mais confiáveis ​​e o número menor que precisa de atenção é resolvido rapidamente. A empresa sabe que ainda tem muito trabalho a fazer e está realizando grandes avanços em confiabilidade e atendimento ao cliente.

Vorhees explicou as razões para a mudança na ênfase: “Nos últimos anos, porém, nossa abordagem mudou bastante. Não se trata mais do que podemos fazer, mas do que nossos consumidores e fãs dedicados querem que façamos. O consumidor assume a liderança ao nos contar como as armas de fogo da Taurus podem suportar melhor seu estilo de vida, suas paixões e suas necessidades. A partir disso, aplicamos nossas décadas de experiência e o que há de mais moderno em tecnologia de fabricação e materiais para atender a essas solicitações. ”

Desenho do GX4, pino de remoção
Tirar a GX4 da ocultação é facilitado por escolhas inteligentes de engenharia, como bordas chanfradas e textura agressiva na empunhadura • Girar o pino de desmontagem 90 graus libera o ferrolho da estrutura, mas requer que o gatilho seja puxado primeiro • Os controles são limitados à alavanca de parada deslizante do lado direito e ao botão reversível de liberação do carregador • Alças traseiras grandes e pequenas estão incluídas para que a GX4 caiba com mais precisão na mão do atirador; ambos têm a mesma textura fina da alça e da alça frontal e são instalados facilmente com um único pino cilíndrico.


Mas, voltando à GX4. Esta pistola é um adorável pequeno Teste de Rorschach [Os psicólogos usam o Teste de Rorschach para examinar as características da personalidade e o funcionamento emocional do paciente] entre o público em geral que possui armas. “É um clone da SIG Sauer P365!” zombam alguns, enquanto outros exclamam: "É apenas uma Springfield Armory Hellcat de aparência diferente!" Este é um fenômeno que observamos no passado com outras armas novas. Quando você está falando sobre uma pistola do tamanho de um bolso com empunhadura de dois dedos e um carregador fino de pilha dupla, não há muita variação visível. Caramba, não há muito espaço na arma para ter variação. Com a maioria dos concorrentes tendo capacidade de carregador de 10 ou 11 cartuchos, canos com menos de 3,5 polegadas e perfis muito finos para trilhos padrão, se a Taurus quisesse que sua pilha dupla micro-9 mm fosse bem-sucedida, ela teria que seguir o mesmo formato.

O que é especialmente interessante no caso da GX4 é a rapidez com que a Taurus reuniu sua equipe de P&D para produzi-la. A empresa lançou a G3, ela próprio um desdobramento da Millennium G2, em 2019, seguida de um modelo compacto em 2020 [G3c] e, um pouco antes, em 2021, atualizou as duas variantes da G3 com versões óticas compatíveis na linha TORO. Poucos meses depois, a GX4 foi lançada. É uma tonelada absoluta de novos desenvolvimentos em uma quantidade minúscula de tempo - e, não vamos esquecer, muitos deles acontecendo no meio de uma pandemia global que causou paralisações, restrições na capacidade de pessoal e escassez de matéria-prima. Lançar a GX4 tão rapidamente no vácuo seria impressionante; considerando tudo o mais que está acontecendo no mundo, é bastante surpreendente.

No entanto, não é apenas suficiente que a GX4 tenha surgido. É uma pequena pistola excelente por si só. Ela acerta em todos os principais quesitos - capacidade, gatilho, miras - enquanto mantém o valor pelo qual a Taurus é conhecida. O valor sugerido da GX4 é cerca de US$ 150 a menos do que a concorrente mais próxima (da qual há muitas), e a única coisa que falta na GX4 (por enquanto) é a capacidade de adicionar uma mira Red Dot. Não se deixe enganar pelo preço - a pequena pistola da Taurus é tão capaz quanto as concorrentes. O acabamento também é bastante bom, com bordas chanfradas no ferrolho para reduzir os cantos agudos, serrilhados dianteiros e traseiros e texturização completa na empunhadura, sem ser abrasiva.

Em termos de controle, a GX4 é minimalista. Há uma liberação de carregador reversível, uma alavanca de parada deslizante do lado direito e um pino de desmontagem. É isso. Como esperado, o gatilho tem uma lâmina de segurança para proteger contra disparos inadvertidos caso a arma seja derrubada. O gatilho em si é plano e quebra quando perpendicular. A trava de segurança tem uma textura leve para garantir um posicionamento positivo do dedo e apresenta uma superfície plana e uniforme quando o gatilho é puxado. O recolhimento e a reconfiguração são mínimos - pense na tração como um processo de três etapas: há uma distância minúscula necessária para puxar a trava de segurança para o gatilho, talvez um quarto de polegada de recolhimento e, em seguida, o intervalo real. É um pouco pesado, mas não excessivamente, especialmente à luz da ausência de outros dispositivos manuais de segurança.

Ao contrário dos modelos G2 / G3, não há capacidade de “segundo golpe” na GX4. Se uma rodada não disparar por qualquer motivo, um exercício tradicional de ação imediata (a quintessência da avaliação tap-rack) deverá ser realizado. Dado que este é (ou deveria ser) o procedimento operacional padrão para uma falha desconhecida em uma pistola disparada por atacante semiautomática, a falta de capacidade de segundo ataque não deveria ser uma desvantagem.

Taurus GX4 takedown
A remoção é simples, exigindo apenas uma chave de fenda de ponta chata.


Lá em cima, com relação à mira da GX4, certamente parece que a Taurus está ouvindo atiradores. Em vez de um arranjo tradicional de três pontos brancos, a mira traseira é uma configuração preta lisa e serrilhada. Isso permite que a mira frontal de ponto branco realmente chame sua atenção para ela. “Visão frontal, pressione”, certo? Se visões noturnas ou outros arranjos forem desejados, o conjunto traseiro é encaixado em uma cauda de andorinha e a lâmina dianteira usa um sistema de fixação de parafuso análogo a uma certa pistola austríaca (mas não o mesmo parafuso, veja bem). Também no ferrolho está um recorte em forma de meia lua que serve como um indicador da câmara carregada.

Na moldura de polímero, a mesma texturização que envolve a empunhadura está presente em duas áreas acima do guarda-mato (lado esquerdo e direito). Estas são o que a Taurus considera "almofadas de indexação" como uma referência de onde seu dedo no gatilho deve descansar quando não estiver realmente disparando a GX4, e apresentam um lembrete tátil para manter o dedo não apenas fora do gatilho, mas fora do guarda-mato inteiramente, se não está pronto para disparar. Ao redor da parte de trás do quadro, há uma alça traseira intercambiável para ajustar melhor a GX4 à mão do atirador, com alças grandes e pequenas trocando com a remoção de um pino de segurança.

Especificações Taurus I GX4 9 mm

Já que estamos falando de mãos, é importante notar que mãos médias ou grandes acharão o carregador de encaixe justo muito pequeno para suportar o dedo mínimo. Embora não incluído com a GX4, um carregador de 13 cartuchos está disponível com uma seção de pára-choques para remediar isso. Observe também que, com o carregador de encaixe perfeito, as mãos do lado maior podem fazer com que o carregador caia livremente - e é por isso que a Taurus projetou um lábio na parte inferior do carregador. Ao recarregar, tenha cuidado ao inserir um novo carregador. Haverá beliscões e (se você for como eu) palavrões. Acho que um ligeiro realinhamento do aperto de mão forte irá aliviar os dois problemas.

A desmontagem da GX4 é bastante fácil, mas pode ser um tanto controversa, pois requer um toque no gatilho. A Internet está fervilhando de comentários sobre essa prática, com algumas pessoas pensando que isso é mais perigoso do que entregar um canivete a um bebê, enquanto outros argumentam que seguir os procedimentos de manuseio seguro da arma minimizará ruídos altos não intencionais. Certifique-se de que a GX4 esteja descarregada - solte o carregador, bloqueie a corrediça e garanta visualmente e com tato se a câmara está vazia. Verifique novamente, apenas para ter certeza. Assim que tiver 100 por cento de certeza de que a arma foi descarregada, solte a corrediça e aponte em uma direção segura. Puxe o gatilho. Agora, tudo o que você precisa fazer é usar uma pequena chave de fenda para girar o pino de desmontagem em 90 graus. Tenha o cuidado de deixar o escorregador paralelo ao chão e, de preferência, sobre uma toalha ou outra superfície macia.

Na faixa, a GX4 teve exatamente o desempenho esperado. Eu não considerei o recuo terrivelmente rápido, considerando todas as coisas. No entanto, também tenho uma queda por armas de fogo ridiculamente pesadas, então posso não ser o melhor juiz do que pode ou não ser rápido. Mas, eu estou divagando. Em qualquer caso, era perfeitamente controlável com uma ampla variedade de munições. Embora o estado atual de suprimentos de munição e o potencial (falta de) reabastecimento significassem que eu não seria capaz de passar por tantos cartuchos quanto gostaria, aproximadamente 250 cartuchos passaram por esta GX4 em particular sem um único incidente. Simplesmente funcionou. Também filmei algumas pistolas GX4 diferentes para nossa série de vídeos “I Carry” sem problemas de funcionamento. Como último dado, participei de um evento de redação que viu duas GX4s filmadas por mais de uma dúzia de participantes diferentes,

Em nossos testes, optamos por uma ampla gama de projéteis. Desde a munição ultraleve de 50 grãos de peregrinação de cobre sólido gritando do cano de 3 polegadas a 1.900 fps até os pesados ​​Hydra-Shoks federais avançando pesadamente a menos de 900 fps, a GX4 digeriu tudo o que colocamos nela. Claro, projéteis FMJ 115 e 124 grãos padrão, incluindo + P, foram testados também, novamente sem avarias. A Taurus GX4 provou ser uma pistola completamente sem drama, e isso é uma coisa boa.

Resultados de tiro Taurus I GX4 9 mm

Então, qual é o veredicto sobre a GX4?
Definitivamente, experimente uma para você, mas se você está no mercado em busca de novidades em novas pistolas micro 9 mm de pilha dupla, não perca. 

A nova GX4 da Taurus não é apenas boa, ela alcança o maior prêmio que posso conceder a uma arma: é entediante. Ela faz o que você espera sem falhar. Não há surpresas, estranhezas ou "mas" (como em "é uma boa pistola, mas ...") sobre isso.

GX4 TORO e Taurus Black Label
Se há críticas na GX4, são mínimas - eu ia apontar a falta de preparo para ótica como um leve toque, porém tive a chance de conversar com Jorge Spät, um dos gerentes de produto no projeto GX4, que mencionou que “os fãs da Taurus logo estarão colocando as mãos na mais nova iteração da GX4 micro-9 mm compacta - a GX4 TORO.” Spät também brincou: “Também anunciamos recentemente nossa nova marca Taurus Black Label, que é nossa abordagem de “loja especializada” que leva nossas pistolas mais avançadas ao próximo nível de desempenho. Temos vários projetos intrigantes que surgirão da loja Taurus Black Label nos próximos meses. ”

O mercado de reposição, atualmente escasso, deve se remediar rapidamente. Carregadores, coldres e outros equipamentos estarão disponíveis e, mais do que provavelmente, quando você ler isso, o pessoal da Taurus terá lançado a GX4 TORO para aqueles que preferem a mira Red Dot em suas pistolas defensivas.

Este touro está pronto para correr.

Touro I GX4 9 mm


Em outra reportagem intitulada "6 melhores pistolas de 9 mm até US $ 500", publicada pela Shooting Illustrated em 06/10, o expert Brad Fitzpatrick também não poupa elogios à GX4, enfatizando principalmente a precisão da arma:

"A GX4 é a nova pistola micro-compacta de 9 mm de alta capacidade da Taurus e oferece muitos recursos excelentes a um preço surpreendentemente baixo. Como outras micro-compactas no mercado hoje, ela oferece um carregador "pilha e meia" semelhante à P365 da SIG e à Hellcat da Springfield. O design do carregador oferece uma capacidade de 11 tiros, o que é bastante impressionante para uma pistola de 9 mm pesando 18,5 onças e medindo pouco mais de uma polegada de largura. Duas correias traseiras intercambiáveis ​​estão incluídas e, dependendo de qual desses módulos de punho está instalado, a GX4 mede um pouco mais ou menos 6 polegadas no total.

A liberação do carregador é reversível, e o gatilho de lâmina de perfil plano oferece um dos gatilhos mais suaves na crescente classe de micro-compactas, mas o recurso de destaque na GX4 para mim foi a precisão desta pistola: disparou melhor do que a maioria das pistolas micro-compactas concorrentes, algumas das quais têm preços consideravelmente mais elevados. Outras características notáveis ​​incluem bloqueio de percussão e segurança de gatilho, um indicador de câmara carregada, tratamento de superfície de nitreto no ferrolho de liga de aço e acabamento DLC no cilindro de aço inoxidável e uma mira traseira ajustável por deriva. Como outras armas de fogo Taurus, a GX4 é apoiada por uma garantia vitalícia limitada". 

Um comentário:

  1. Após assumir a fábrica da Beretta do Brasil, a Taurus diversificou sua linha de pistolas automáticas para o mercado civil, até então, o mercado civil podia adquirir pistolas Beretta 950B em calibres 6.35B, 22 LR, e .22 Short, com a entrada da Taurus foram desenvolvidas uma série de pistolas automáticas derivadas da modelo 92 , foram elas, a Taurus PT57 S em calibre 7.65B, a PT57 AMF também em calibre 7.65 Browning, pela grande demanda do mercado dos anos 80, a Taurus redesenhou esses modelos com armação e ferrolho menores, adequando a arma ao calibre de baixa potência e surgiram as pistolas da série SC, PT57 e PT58, essa última em calibre .380 Auto. A partir daí, a Taurus inicio o desenvolvimento da primeira pistola nacional com atraso da abertura do ferrolho por basculamento, usando os mesmos frames das pistolas Beretta, porém com artifícios mecânicos que permitiam modificar a forma do trancamento, e assim surgem as novas PT908, PT940,PT945, todas com inovações que váo de, trava de percussor, travas com teclas ambidestras, desarmador de cão, sistemas de bloqueio de disparo sem carregador, entre outros, somente depois de 25 anos , a Taurus emplementou a sua linha de polímero, mas até hoje, as PT57sc e PT58SC, são as pistolas mais desejadas desde aquela época. https://www.youtube.com/watch?v=g20ACzxiE_s

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque