Pesquisar este portal

30 março, 2022

Na Índia, Taurus caminha a passos firmes, inclusive na licitação para 94 mil fuzis

Unidade fabril da Jindal Taurus Defence System PVT. LTD. em fase de conclusão

*LRCA Defense Consulting - 30/03/2022

Em oportuna e esclarecedora live ocorrida hoje à noite, sob a competente condução da equipe da SaraInvest, Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus Armas, e Sérgio Sgrillo Filho, CFO da empresa, trouxeram novas e importantes informações sobre a atualidade e perspectivas da companhia.

Um dos assuntos mais palpitantes disse respeito à joint venture firmada com o poderoso Grupo Jindal para a produção de armas civis e militares nesse país.

Segundo o CEO, a parte estrutural da fábrica indiana da Jindal Taurus Defence System PVT. LTD. está pronta e ficará operacional já em junho próximo. 

No momento, está sendo finalizada a questão burocrática da formação da empresa junto ao governo indiano, já que o board dirigente será composto por três integrantes do Grupo Jindal e dois da Taurus Armas (Salesio e Sérgio), devendo as decisões serem tomadas por unanimidade quando as quantias envolvidas forem superiores a 100 mil dólares, o que garantirá a não diluição da participação brasileira. Foi dito ainda que em todos as negociações que envolvam garantias financeiras, estas serão fornecidas pelo Grupo Jindal.

Após o pronunciamento positivo do governo e a conclusão da burocracia necessária à formação final da nova empresa, a unidade de São Leopoldo já poderá começar a enviar os kits a serem montados na Índia.

Em abril, quatro engenheiros indianos virão para a unidade brasileira, onde passarão um mês conhecendo os processos técnicos e logísticos da empresa a fim de, no regresso e junto com os engenheiros da Taurus, começarem a espelhá-los na unidade indiana.

 

Licitação de 94 mil fuzis está mais próxima
Salesio e Sérgio também afirmaram que a licitação que está sendo feita pelo Exército Indiano, para aquisição emergencial de 94 mil fuzis, ainda não será da joint venture, mas sim totalmente da Taurus Brasil.

No mês passado, a equipe da Taurus que viajou para a Índia e integrantes da Jindal Defence estiveram  na Escola de Infantaria Mhow, na cidade de Indore, estado de Madhya Pradesh, onde realizaram a demonstração do fuzil T4, calibre 5,56x45 para as Forças Armadas Indianas, visando licitações imediatas e futuras que poderão chegar a cerca de 450 mil fuzis em cinco anos.

Para essa importante atividade, a Taurus levou 15 fuzis T4 automáticos em diferentes variações, como modelos de 14,5”, 11,5” e 7,5” de cano, guarda-mãos de alumínio quad-rail e M-Lok, diferentes miras e carregadores metálicos e de polímero.

O evento, que teve resultados muito positivos, contou com a participação de aproximadamente 30 militares do Exército Indiano, incluindo o Comandante da Escola de Infantaria, Brigadeiro Sanjeev Dhar.

A demonstração consistiu em apresentações sobre a precisão, efetividade e confiabilidade do T4, em todos seus modelos, com a variação de alvos, movimentação e mudança no modo e cadência de tiro, além de outros testes como queda e imersão em água. Ao todo, foram realizados mais de 2.000 disparos, sendo que os integrantes do Exército Indiano também puderam testar individualmente todos os fuzis.

Ao final da demonstração, os militares indianos se mostraram bastante satisfeitos e ainda destacaram os atributos técnicos, intercambialidade, modularidade e adaptabilidade dos modelos T4 para os diferentes cenários e necessidades das forças indianas.

O sucesso da demonstração fez com que a Taurus fosse convidada para dar continuidade ao processo, realizando uma segunda apresentação demonstrativa ao Exército, o que acontecerá nos próximos dias.

O fato de o sucesso na escolha do fuzil T4 estar cada vez mais próximo, entusiasma a empresa brasileira e seus acionistas, haja vista que, além de os frutos financeiros serem totalmente da Taurus Brasil, poderá marcar a entrada, em grande estilo, no maior e mais inexplorado mercado capitalista de armas leves do mundo, abrindo também caminho, já com a joint venture Jindal Taurus, para a grande licitação de 350 mil fuzis planejada pelo Exército Indiano, isso sem contar a possibilidade fornecimento de pistolas e submetralhadoras para substituir as obsoletas armas em uso.

Os executivos da Taurus também afirmaram que outras quatro licitações menores estão em curso no país, com boas chances de sucesso. Segundo informações anteriores, estas são: para a Guarda de Segurança Nacional (submetralhadora SMTP9), para a polícia de um estado (que poderá adquirir até 4.000 unidades do fuzil T4), para polícia da cidade de Aizawl, capital do estado de Mizoram (pistolas TS9 e TH9c) e para uma outra força que não foi anteriormente divulgada.










 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque