Pesquisar este portal

09 março, 2022

Nos EUA, "efeito Putin" pode levar as vendas de armas a outro ano forte em 2022

gun store
Foto por Joe Raedle/Getty Images


*The National Interest, por Peter Suciu - 04/03/2022

Vamos encarar os fatos: a maioria dos proprietários de armas raramente precisa de um motivo para comprar uma nova arma de fogo. É claro que a pandemia, a onda de agitação social e a eleição do presidente Joe Biden ajudaram a impulsionar as vendas de armas de fogo a níveis recordes em 2020.

De fato, mesmo com as vendas caindo no final do verão e no outono, 2021 ainda teve o segundo maior nível histórico de vendas de armas. E não há sinais de que as vendas de armas vão diminuir este ano. O presidente Biden, que novamente pediu mais controle de armas no discurso do Estado da União de terça-feira, provavelmente continuará sendo o melhor vendedor da indústria de armas.

O Efeito Putin
Mas o presidente russo Vladimir Putin não está muito atrás do presidente Biden. A decisão do homem forte russo de lançar um ataque não provocado contra a Ucrânia pode ter levado a outro aumento nas vendas de armas nos Estados Unidos. Embora as vendas de fevereiro de 2022 tenham caído em relação ao ano passado, houve um aumento notável que coincidiu com a invasão russa.

As lojas de armas na Ucrânia quase esgotaram quando a invasão russa começou na semana passada, e a Small Arms Analytics & Forecasting (SAAF) observou que os Estados Unidos também tiveram fortes vendas no mesmo período.

De acordo com estimativas da SAAF, fevereiro de 2022 viu cerca de 1,4 milhão de unidades de armas de fogo vendidas, um declínio de 3,9% nas vendas em comparação a fevereiro de 2021. As estimativas de vendas de unidades de armas de fogo da SAAF foram baseadas em dados brutos retirados do Federal Bureau of Investigation's Sistema Nacional Instantâneo de Verificação de Antecedentes Criminais (NICS), que foi ajustado para verificações que provavelmente não estariam relacionadas a vendas de armas de fogo de usuários finais. A SAAF fez alguns ajustes nos dados brutos do FBI com base em relatórios de varejistas e outras informações, e seus números NICS ajustados ainda podem subestimar o nível real de vendas de unidades em algum valor.

“As vendas estimadas de unidades de armas de fogo nos EUA para fevereiro de 2022, embora em linha com o padrão sazonal geral visto no setor, foram maiores do que o esperado, dada a recente desaceleração das vendas após a pandemia de Covid-19”, disse o economista-chefe da SAAF, Jurgen Brauer em uma declaração. "No entanto, é perceptível que o número de verificações diárias de antecedentes do NICS realizadas nos dias 24, 25, 26 e 28 de fevereiro (quinta, sexta, sábado e segunda-feira) foi incomumente alto, coincidindo com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia".

As vendas de armas são sempre fortes em tempos de incerteza, por isso pode não ser surpreendente que os eventos na Ucrânia tenham resultado em aumento das vendas nos Estados Unidos.

Outro fator pode ser o de que os proprietários de armas de fogo também estão se tornando muito mais diversificados. Uma pesquisa recente realizada por professores de Harvard e Northeastern descobriu que o número de mulheres que compram armas pela primeira vez dobrou nos últimos dois anos. Além disso, de acordo com um relatório da National Shooting Sports Foundation, as vendas de armas para negros americanos aumentaram 56% em 2020.

2022 já pode estar a caminho de outro ano forte para as vendas de armas de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque