Pesquisar este portal

07 abril, 2022

CBC deve fabricar armas e munições no Paraguai

Foto: Ministerio de Industria y Comercio (MIC)

*LRCA Defense Consulting - 07/04/2022

Confirmando parcialmente o que esta Consultoria havia adiantado em 10/12/2020, na matéria "CBC estrutura nova fábrica no Paraguai e estuda unidade na Georgia (EUA)",  a IP - Agencia de Información Paraguaya, publicou ontem a reportagem "Industria brasileña de cartuchos pretende instalar una planta con tecnología de punta en Paraguay", conforme transcrição abaixo.

A Empresa [Companhia] Brasileira de Cartuchos (CBC) pretende instalar uma planta industrial no Paraguai; por isso, assinou ontem um acordo com a Diretoria de Material de Guerra (Dimabel) das Forças Armadas da Nação.

O objetivo do acordo é estabelecer as diretrizes gerais do plano de cooperação entre as partes para a instalação de sua unidade industrial no Paraguai, o intercâmbio e desenvolvimento de informações técnicas e tecnológicas, bem como atividades de capacitação profissional para o processo produtivo de componentes no país.

A assinatura do documento contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio (MIC) Luis Castiglioni, do Ministro da Defesa Nacional, Bernardino Soto, do presidente da CBS [CBC], Fabio Massaro; a Vice-Ministra da Rede de Investimento e Exportação (Rediex), Estefanía Laterza; o diretor da Dimabel, Aldo Osuna, e o presidente da CBC Mercosul, Oscar de Gásperi.

A CBC Mercosul pretende, com sua instalação no Paraguai, contribuir para o desenvolvimento do país, criando oportunidades de trabalho e possibilitando a troca de informações e conhecimentos.

“Espero que no futuro este acordo nos permita ampliar a possibilidade de levar a uma joint venture, uma estratégia de trabalho conjunto com a Dimabel, onde ambas as partes ganhem”, destacou o ministro Castiglioni, lembrando que a próxima etapa é o desembarque completo da CBC no país, com a inauguração da planta que será construída muito em breve.

Por sua vez, a vice-ministra de Rediex, Estefanía Laterza, destacou que o ato é de grande importância, pois estão lançadas as bases para a instalação de uma indústria que representa um salto muito importante para o Paraguai.

“Passamos da produção de alimentos em estado natural, destinados à exportação, para abrigar indústrias que se destacam pelo alto grau de complexidade e uma real vantagem estratégica para o Paraguai”, disse.

Disse que este fato ajuda a construir a confiança na própria nação, apostando em indústrias muito mais complexas e, em segundo lugar, significa também ter um certo grau de segurança, uma vez que somos nós que processamos materiais vitais para a defesa e segurança da sociedade, destacou o vice-ministro do MIC.

Por sua vez, o presidente da indústria CBC, Fabio Massaro, destacou a estreita ligação entre os dois países para desenvolver um projeto importante e estratégico para o setor. Ele mencionou o porte da empresa que vai treinar os funcionários da Dimabel em tecnologias avançadas, que hoje são produzidas na Europa.

Terá mão de obra especializada
O ministro da Defesa Nacional, Soto Estigarribia, indicou que se trata de uma indústria ligada à segurança e defesa. “É uma indústria que vai gerar empregos. A utilização de mão de obra é importante, principalmente a qualificada, com recursos humanos militares aposentados”, disse.

"A instalação no Paraguai desta indústria é um grande passo para nós, para uma cooperação com a Dimabel, que também tem uma fábrica de cartuchos instalada", acrescentou a esse respeito.

Da mesma forma, o diretor do Dimabel das Forças Armadas, Aldo Daniel Osuna, referiu-se à formação do pessoal das Forças Armadas, e que este acordo permitirá o acesso a tudo o que a CBC tem.

“Do ponto de vista econômico para o país, vai valer a pena em larga escala em tudo o que vai movimentar a economia, e acessando uma parte do nosso contrato que todos os aposentados, ainda jovens, podem concordar trabalhar novamente, na fábrica. Isso é muito importante", frisou.

Por sua vez, um dos signatários, o presidente da empresa CBC Mercosul, Oscar Mersán de Gásperi, destacou que esse processo começou em 2018, e que a partir de então foi realizado todo o trabalho técnico e jurídico para ver a viabilidade perante o MIC e o Ministério da Defesa para se estabelecerem no Paraguai.

“Com o MIC, para que a indústria opere em regime de maquila e Lei 60/90, e no que diz respeito ao Ministério da Defesa, apresentamos um projeto de viabilidade, tanto para a assinatura do acordo, quanto para a instalação da planta que já temos todos os requisitos e esperamos uma inauguração imediata”, acrescentou.

A Dimabel está localizada em Piribebuy, na Cordilheira, enquanto a nova fábrica ficará localizada em um parque industrial de pelo menos 10 hectares em uma primeira etapa, com acesso ao rio Paraguai, conforme informado em reuniões anteriores de gestão da empresa brasileira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque