Pesquisar este portal

19 abril, 2022

Com as aeronaves C-390 e E195-E2, Embraer foca nos mercados militar e civil da Índia


*LRCA Defense Consulting - 19/04/2022

A Wings India 2022, mostra bienal que é o maior evento de aviação civil da Ásia, foi realizada de 24 a 27 de março no Aeroporto Begumpet, Hyderabad, contando com mais de 125 expositores internacionais e indianos.

O evento foi organizado tendo, como pano de fundo, o fato de que a Aviação Civil da Índia está entre os mercados de aviação que mais crescem no mundo e será um importante motor de crescimento para tornar a Índia uma economia de US$ 5 trilhões. Em termos de tráfego aéreo doméstico de passageiros, a Índia é o 3º maior mercado de aviação, que atingiu 274,05 milhões no ano fiscal de 2020. Este mercado cresceu a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,91% entre 2016 e 2020.

As transportadoras indianas têm uma frota de 713 aeronaves operando durante todo o ano e as companhias aéreas privadas planejam adicionar mais de 900 aeronaves nos próximos cinco anos. 

Com o compromisso com um espaço aéreo mais verde, políticas e estratégias regulatórias abrangentes estão sendo adotadas para reduzir as pegadas de carbono da aviação.

Embraer
A Cooperação em Defesa é um elemento importante da parceria estratégica entre Brasil e Índia. O governo do Brasil possui um Plano de Ação para sua parceria com a Índia em que defesa e segurança são os componentes centrais.

No mês passado, o embaixador brasileiro no país, André Aranha Corrêa do Lago, disse à imprensa indiana que “A Embraer – empresa da qual os brasileiros se orgulham – é a 3ª maior produtora de jatos de passageiros do mundo. Tenho certeza de que a empresa está interessada em explorar oportunidades de negócios na Índia, já que este país é o maior mercado de aviões para as próximas décadas”.

C-390 Millennium
Segundo publicou o portal Indian Defence Research Wing no dia 14 de abril, em entrevista à mídia indiana, representantes da Embraer disseram que a empresa está procurando garantir vendas adicionais de sua plataforma para o programa 'Netra' AEW&C. Autoridades da Embraer também confirmaram que ofereceram o transporte aéreo médio multimissão C-390 Millennium para a Força Aérea Indiana.

O KC-390/C-390 é um desafiante direto para o renomado e multimissão KC-130J/C-130J Hercules da empresa americana. A Força Aérea Indiana já opera 12 C-130J para atender aos requisitos de operações especiais da Índia. A IAF também está procurando adquirir mais 6 C-130J para expandir ainda mais sua frota para uma ampla gama de missões, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e transporte e lançamento de cargas e tropas.

O Embraer C-390 em comparação um-para-um com o C-130J é bastante semelhante, mas devido aos motores turbofan com baixo consumo de combustível, ele tem um alcance melhor. Não está claro se a Embraer está lançando o C-390 para atender a seis requisitos do C-130J que a IAF possui, mas é altamente improvável que a Índia opte por um novo tipo, a menos que os EUA sancionem a Índia na aquisição de sistemas russos como o S-400.

E195-E2
Na Wings India 2022, a Embraer também exibiu sua maior aeronave comercial, o E195-E2. Dando ao E-Jet uma aparência impressionante, está a pintura 'TechLion' preta e dourada que cobre sua fuselagem. Sendo o maior membro da família de E-Jets de nova geração, os E-Jets E2, a aeronave foi projetada para acomodar até 146 passageiros em seus assentos exclusivos dois a dois.

Apelidado como o caçador de lucros por causa de seu alto desempenho e baixo consumo de combustível, a aeronave oferece os menores custos operacionais e maiores rendimentos para as companhias aéreas, mais conforto para os passageiros e espaço para suas malas, menor emissão de ruído e menor impacto ao meio ambiente. É alimentado por motores PW1900G GTF.

“O E195-E2 oferece um baixo custo por assento, tornando-o muito competitivo com grandes aeronaves de fuselagem estreita que são predominantes na Índia. É a aeronave perfeita para as companhias aéreas explorarem a próxima fronteira de crescimento – conectividade para cidades de Nível II e Nível III”, afirmou Raul Villaron, Vice-Presidente da Ásia-Pacífico para Aviação Comercial da Embraer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque