Pesquisar este portal

05 maio, 2022

Eve publica Conceito de Operações para Mobilidade Aérea Urbana no Rio de Janeiro


*LRCA Defense Consulting - 05/05/2022

A Eve UAM, LLC, empresa da Embraer SA, publicou hoje o Conceito de Operações (CONOPS) para o futuro mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Rio de Janeiro. O documento é inédito no Brasil e reúne dados e análises que abrangem a perspectiva, pontos de atenção e necessidades operacionais de veículos eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica), jornada de passageiros, serviços e suporte. 

O CONOPS foi desenvolvido por meio de cooperação inédita com onze parceiros estratégicos e entidades governamentais, incluindo ANAC (Agência de Aviação Civil do Brasil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), EDP Brasil, Helisul Aviação, Skyports, Flapper, RIOgaleão, Universal Aviation, ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), além do Beacon, plataforma que conecta o ecossistema de serviços de manutenção de aeronaves,

“Todos os parceiros deste grupo de trabalho desempenham papéis essenciais no desenvolvimento da mobilidade aérea urbana. Portanto, este documento colaborativo foi elaborado para entender melhor as características e desafios enfrentados por esse meio de transporte. Também traz informações sobre o ecossistema UAM que podem não apenas ser adaptados, mas também desenvolvidos com soluções para garantir uma expansão segura e sustentável”, afirma Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frotas da Eve.

O desenho do CONOPS incluiu estudos sobre aspectos que impactam o ecossistema UAM, grupos de discussão envolvendo os principais pilares para seu desenvolvimento e um período de operações de voo realizado em novembro de 2021 entre o bairro da Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional do RIOgaleão que simulou o ecossistema UAM com um helicóptero. A comunidade também pôde participar desta simulação comprando passagens a preços acessíveis em um dos seis voos diários realizados durante o período de simulação de 30 dias. Os dados e informações coletados nesta simulação contribuirão para definir as características e necessidades para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana não só no Rio de Janeiro, mas também em outras localidades, criando um modelo de UAM para qualquer cidade.

O CONOPS estará disponível no site da Eve para que toda a comunidade entenda melhor como o ecossistema UAM possibilitará um novo meio de transporte acessível, seguro e sustentável. Eve espera que o CONOPS incentive todos os responsáveis ​​por esse ecossistema a evoluir juntos para que a indústria, agências reguladoras, entidades civis e governamentais e a comunidade possam continuar investindo, desenvolvendo e integrando esse novo meio de transporte.

O CONOPS evoluirá constantemente, portanto, se os membros da comunidade tiverem sugestões ou comentários, envie um email para Contact@EveAirMobility.com

Leia o Rio CONOPS em: https://bit.ly/3OTL04t  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque