Pesquisar este portal

30 junho, 2022

Embraer oferece KC-390 à Força Aérea Egípcia em acordo de transferência de tecnologia


*defensa.com, por Alex Ribero - 16/06/2022 e LRCA Defense Consulting - 30/06/2022

A empresa brasileira Embraer apresentou uma oferta à Força Aérea Egípcia para a aeronave de transporte militar KC-390 em um acordo que incluiria transferência de tecnologia e que, se bem sucedido, derrubaria a compra de 12 aeronaves C-130J-30 Hercules da Estados Unidos, que foi aprovado em janeiro pelo Departamento de Estado daquele país.

A Embraer apresentou sua oferta após a assinatura de acordos de cooperação e transferência de tecnologia militar entre Brasil e Egito. O KC-390, além de competitivo em custo, possui maior capacidade de carga útil, 26 toneladas, em comparação às 20 toneladas do Hércules. Ele pode realizar operações de reabastecimento aéreo e transportar 34 toneladas de combustível, além de decolar e pousar em pistas curtas e despreparadas.

Uma delegação das indústrias de defesa brasileiras viajou em maio passado para vários países árabes, incluindo Egito e Marrocos, a bordo de um KC-390, para discutir as possibilidades de acordos militares.

O Marrocos também sofre com a obsolescência da frota Hércules operada pela sua Força Aérea, e está de olho, à semelhança da Tunísia, Argélia e Egipto, no Super Hércules para se tornar o 4º país do Norte de África a renovar a sua frota com a última versão do C-130, aeronave com longa história na região.

A Embraer deve apostar bem nesse movimento, com facilidades financeiras e questões relacionadas ao offset, para tornar sua proposta uma oferta suficientemente atrativa em relação à da gigante norte-americana Lockheed Martin.
===xxx===

Interesse egípcio em produtos da Indústria de Defesa do Brasil?

*LRCA Defense Consulting - 30/06/2022

De acordo com o portal Tactical Report, em publicação de 27 de junho, o Egito estaria interessado em adquirir o Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área (Astros 2020), fabricado pela empresa brasileira de defesa Avibras. O Ministério da Produção Militar do Egito (MoMP) estaria considerando assinar o contrato do acordo, juntamente com a transferência de tecnologias (ToT) e acordos de co-produção.

A mesma fonte publicou, em 02 de junho, que o Egito estaria próximo de adquirir mísseis AV-TM 300 junto com sua plataforma de lançamento, o sistema Avibras Astros II MK6, observando ainda que este acordo faria parte de uma série mais ampla de acordos que foram recentemente assinados entre o Egito e empresas de defesa brasileiras.

Já no dia 08 de junho, o Tactical Report publicou que Egito estaria atualmente em negociações com o Brasil para a aquisição do radar de defesa aérea Embraer SABER, sem especificar o modelo (a foto publicada foi a do M60). Negociações seriam muito promissoras e estariam progredindo.

No dia 24 de maio, o portal divulgou que o Egito teria assinado um contrato de licença com a multinacional brasileira Taurus Armas para o estabelecimento de uma filial no país para produção de armamento leve. Consultada, a empresa brasileira negou a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque