Pesquisar este portal

06 junho, 2022

Empresas de Defesa apresentam propostas ao Senegal para apoiar suas Forças Armadas


*LRCA Defense Consulting - 06/06/2022

Entre os dias 1º e 02 de junho, o Ministério da Defesa (MD) realizou o “Brésil Sénégal Jours de la Defense”, evento virtual para apresentação das empresas aeronáuticas e de defesa brasileiras para autoridades governamentais e militares do Senegal. A iniciativa fomenta a Base Industrial de Defesa brasileira e projeta o Brasil no cenário internacional como detentor de tecnologias do setor.

Na oportunidade, as empresas brasileiras Atech, Avibrás, Condor, Desaer, Embraer, Emgeprom, Inbra e Taurus apresentaram propostas para apoiar as Forças Armadas senegalesas. As soluções abrangeram radares; comando e controle; armamentos convencionais como pistolas, fuzis e armamentos não letais; aeronaves; e soluções navais.

Para o Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN), da Secretaria de Produtos de Defesa do MD, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Aurélio Pereira Silva, “foi uma oportunidade para estreitar relacionamento com o Senegal, sendo esse um país importante para o qual o Brasil dispõe de ampla base de indústrias tecnológicas e competitivas que podem auxiliar no equipamento de suas Forças Armadas”.

O evento foi coordenado pelo Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Defesa (SEPROD/DEPCOM), em parceria com a Embaixada do Brasil no Senegal, com apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE). 

 

Alguns antecedentes
Em Abr 2013, a Embraer Defesa e Segurança vendeu três unidades do seu avião turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para o Senegal. A operação  incluiu apoio logístico e a instalação de um sistema treinamento para pilotos e mecânicos (TOSS) no Senegal, tornando a Força Aérea daquele país autonôma na formação de pessoal qualificado.

Em maio de 2020, a Taurus Armas realizou a venda de 1 mil fuzis modelo T4 e 200 submetralhadoras para as forças de segurança do Senegal (Gendarmerie Nationale Sénégalaise). A Gendarmaria Nacional do Senegal tem 8.500 soldados, incluindo 412 oficiais, 6.130 não-comissionados e 1.958 gendarmes auxiliares. O pessoal da gendarmeria se enquadra principalmente na categoria de soldados profissionais. A entidade já utilizava as pistolas Taurus e passou a contar também com o Fuzil T4 e com a submetralhadora SMT no calibre 9mm.

De 19 a 22/10/2021 aconteceu a Milipol Paris 2021, considerada a principal feira internacional de segurança e proteção do mundo. Participaram do evento a ABIMDE (Associação Brasileira da Indústria de Defesa e Segurança) e sete empresas associadas: BCA, CBC, Condor, Kryptus, M&K, Taurus e VMI. A Taurus informou que, até o dia 20, já tinha recebido a visita de representantes da Polícia Nacional Francesa, da Gendarmeria Nacional e do Exército Francês, além de clientes do Egito, Senegal, Suécia, Marrocos, Argélia, Tunísia, Israel.

Em Fev 22, o Adido de Defesa do Brasil no Senegal reuniu-se com o Subchefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas do Senegal. Os representantes trataram de assuntos ligados à Defesa, abordando temas relacionados ao Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, como aquisição de produtos e serviços de defesa, e oferta de capacitação de militares senegaleses em escolas de formação no Brasil. O representante das Forças Armadas senegalesas mencionou a importância das ações da Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar (MBCEM) e da participação de navios da Marinha do Brasil em operações no continente africano.

País que mais crescerá em toda a África
Com um PIB de USS 25,3 bilhões, registrado em 2019, o Senegal deverá ocupar o posto de quarta maior economia da África Ocidental (depois da Nigéria, de Gana e da Costa do Marfim). O crescimento anual do país chega a quase 7%. No entanto, a previsão para o período de 2020 a 2024 é de que o país crescerá a urna taxa anual de 8,5%, número que colocará o Senegal na posição de país que mais cresce em toda a África.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque