Pesquisar este portal

10 junho, 2022

Sustentabilidade em ação – o roteiro da Embraer para um futuro mais verde


*LRCA Defense Consulting - 10/06/2022

A indústria da aviação está sob crescente pressão de governos, organizações reguladoras e do público em geral para reduzir as emissões. Para resolver isso, a indústria se uniu e se comprometeu a reduzir as emissões líquidas de carbono a zero até 2050. ' soluções. A Embraer está liderando o caminho com seu roteiro de sustentabilidade e plano de desenvolvimento de conceitos, anunciado no final de 2021.

Comprometidos com um futuro sustentável
O roadmap da Embraer abrange o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis. Como disse recentemente o Presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto “ Na Embraer, reconhecemos a urgência da crise climática e estamos totalmente comprometidos com um futuro sustentável. Estamos intensificando nossos esforços para minimizar nossa pegada de carbono, permanecendo dedicados a soluções inovadoras que tenham um impacto mais amplo para nossos clientes, nossas comunidades locais e nossas aeronaves .”

No Singapore Airshow deste ano, Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial vê a inovação e as novas tecnologias desempenhando um papel cada vez maior na busca por operações mais sustentáveis ​​“Aviões menores serão as primeiras plataformas nas quais novos sistemas de propulsão serão introduzidos. É porque podemos aplicar esses sistemas mais facilmente em pequena escala, como as aeronaves regionais, e gradualmente colocar a tecnologia em aviões cada vez maiores.”

Como esse roteiro evoluirá?
O sucesso do roteiro da Embraer dependerá da prontidão tecnológica para atingir os principais marcos. Hoje, o recém-projetado E2 da Embraer é a aeronave de corredor único mais eficiente em termos de combustível em serviço comercial, reduzindo as emissões em mais de 30% em comparação com as aeronaves da geração anterior. Olhando para 2025, a Embraer está planejando o primeiro voo de seu demonstrador elétrico movido a hidrogênio e, em 2026, o eVTOL, seu veículo de pouso e decolagem vertical totalmente elétrico e com zero emissões, poderá transportar passageiros pelas cidades, transformando a mobilidade urbana. Entre 2027 e 2030, a Embraer pretende ter seu E2 e novo turboélice revolucionário voando em rotas regionais, 100% compatível com SAF. Com o forte histórico da empresa no desenvolvimento de turboélices de sucesso, esta aeronave está destinada a revolucionar o segmento, reduzindo as emissões de CO2 em até 15% em comparação com outras aeronaves do setor. Também será a primeira aeronave comercial do mundo projetada para operar 100% SAF desde o início da operação.

Família Energia anunciada
Em um evento especial no Brasil em novembro passado, a Embraer anunciou quatro novos conceitos regionais – a família Energia. Com arquiteturas de propulsão totalmente novas que usam energias renováveis, cada uma dessas aeronaves conceituais passará por uma fase rigorosa de estudo, teste e avaliação e, se tudo der certo, a primeira aeronave de produção poderá entrar em serviço comercial já em meados da década de 2030. Na próxima década, por volta de 2045, poderemos ver o primeiro voo do turboélice movido a hidrogênio da Embraer e, finalmente, em 2050, o objetivo da Embraer é ter um E2 movido a hidrogênio ou aeronaves de tamanho similar subindo aos céus.

50 anos de experiência no mercado

Sem dúvida, são passos ousados ​​e ambiciosos, mas com mais de 50 anos de experiência no mercado regional, eficiências de fabricação e uma estrutura de custos extremamente competitiva, a Embraer está idealmente posicionada para trazer tecnologias disruptivas para plataformas de aeronaves menores. A empresa também está promovendo novas parcerias e trabalhando em estreita colaboração com as principais universidades e instituições acadêmicas para superar os desafios de coleta, armazenamento e gerenciamento térmico de energia, além de explorar novas maneiras de tornar as operações comerciais mais eficientes com seus clientes e governos globais. As próximas duas décadas serão um momento emocionante para a aviação regional e para que a indústria se torne verdadeiramente sustentável, como a Embraer está demonstrando, as ações falam mais alto que as palavras! 

*Com informações da Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque