Pesquisar este portal

26 setembro, 2022

Exército Indiano mais uma vez revive planos para adquirir carabinas de combate de curta distância


*The Wire - 25/09/2022

Depois de repetidas tentativas de adquirir carabinas de combate a curta distância (CQB) nos últimos anos, o Exército Indiano (IA) reviveu mais uma vez os planos para adquirir esse sistema de armas crítico sem o qual opera há quase três décadas em sua contra-insurgência. operações.

Na sexta-feira, o IA reeditou seu pedido de informações (RfI) aos fornecedores indianos para a aquisição planejada de 425.213 carabinas CQB 5,56x45mm, no valor estimado de Rs 3.500 crore [US$ 420 milhões], a fim de coletar informações de potenciais fornecedores domésticos.

Prazos e características
O prazo para responder à RfI é 21 de outubro, após o qual o Ministério da Defesa (MoD) deve enviar uma proposta ou solicitação de proposta (RfP) para um seleto grupo de fornecedores em novembro, para avançar a compra da malfadada carabina que viu inúmeras tentativas anteriores dar em nada. O RfI relançado exige que o fornecedor pré-selecionado inicie as entregas de carabinas dentro de oito meses após a assinatura do contrato e conclua todas dentro de cinco anos.

Autoridades da indústria de defesa, no entanto, disseram ao The Wire que finalizar a compra da carabina, após a RfP, exigiria navegar pelo menos oito procedimentos complexos complementares antes que o contrato fosse assinado de acordo com o Procedimento de Aquisição de Defesa, 2020 (DAP 2020), e poderia facilmente levar mais 2-3 anos para concluir. Esses processos adicionais incluíam a solicitação de licitações, sua avaliação técnica, testes de campo em grandes altitudes, planícies e regiões desérticas, avaliação de relatórios de testes pela equipe, avaliações de supervisão técnica e benchmarking de preços de carabinas.

Isso seria sucedido pela abertura de propostas comerciais e início das negociações com o fornecedor mais baixo, ou L1, aprovação financeira para o contrato do Comitê de Segurança do Gabinete liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi e, eventualmente, assinatura do acordo, possivelmente por volta de 2025- 26. Portanto, o IA começaria a receber as carabinas CQB apenas em meados de 2027 e concluiria sua indução 60 meses depois, em 2032, ou cerca de uma década a partir de agora, disseram fontes oficiais. [Leia a Nota da LRCA no final]

De acordo com o RfI, as carabinas CQB propostas deveriam pesar cerca de 3 kg, sem carregador e acessórios, não medir mais de 800 mm de comprimento em condição estendida e possuir um alcance efetivo de ataque de 200m. Disparadas de um suporte fixo a uma distância de 100 metros, as carabinas precisariam atingir uma precisão de 15 cm x 15 cm agrupando em 9 de 10 tiros, e 60% de exatidão em um conjunto de 24 cm x 24 cm, enquanto disparasse um pente em rajadas curtas de 2 a 3 rodadas em um modo semelhante.

Montadas com um trilho Picatinny para acomodar miras e outros acessórios, as carabinas também precisariam ter alças verticais removíveis e ser equipadas com baionetas destacáveis ​​​​de 120 mm de comprimento. Elas também devem ser capazes de operar em condições climáticas extremas, variando entre menos 10° Celsius em regiões de alta altitude do Himalaia e 45° Celsius em áreas desérticas, além de ter uma vida útil operacional total de 15 anos, ou 15.000 rodadas, o que ocorrer antes.

Para ser adquirido na categoria Comprar (Indiano) do DAP 2020, as ofertas de carabina CQB por fornecedores locais incorporariam empreendimentos colaborativos com fabricantes de equipamentos originais no exterior. Tais parcerias ou joint ventures são permitidas sob o DAP 2020.

Um histórico complicado
A saga de aquisição de carabinas do IA, em andamento desde 2008, foi catastrófica, repleta de lapsos processuais e burocráticos por parte do IA e do MoD, para os quais nenhuma responsabilidade foi atribuída ou sequer considerada. Durante anos antes disso, um debate interno havia ocorrido dentro da Diretoria de Infantaria da IA ​​sobre a formulação dos requisitos qualitativos de carabinas (QRs), ou especificações, para substituir suas submetralhadoras 9mm 1A1/2 legadas - versões locais das armas L2A3 Sterling que remonta à Segunda Guerra Mundial.

Estas estavam sendo construídos sob licença pelo antigo Ordnance Factory Board, mas sua fabricação havia terminado no final dos anos 1990/início dos anos 2000. Esforços sustentados no período intermediário pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO),, administrada pelo governo, para projetar uma carabina por anos também falharam.

Após prolongada prevaricação, o tortuoso processo para adquirir essas substituições finalmente começou há 13 anos, com o Ministério da Defesa lançando uma licitação global para 44.618 carabinas CQB em 2008. Mas esse processo foi sumariamente encerrado logo depois, devido ao 'excesso' do IA na determinação das carabinas QRs em relação aos seus complementos, como miras a laser termicamente designadas.

Um RfP de acompanhamento foi emitido em dezembro de 2010 para um número igual de armas. Após testes prolongados, que duraram incríveis três anos, este contrato também foi comprometido por um pequeno recurso de segurança semelhante a um parafuso instalado por uma das carabinas selecionadas para tornar as miras 'seguras' para o usuário quando empregadas no modo de baixa intensidade, para evitar danos na retina.

Um comitê sênior de IA de três membros não conseguiu resolver o assunto, resultando em toda a aquisição de carabinas sendo cancelada mais uma vez, em um momento em que os incidentes insurgentes na Caxemira estavam aumentando, assim como as baixas da IA.

Posteriormente, em março de 2018, o MoD emitiu mais um RfP, o terceiro em uma década, para 93.895 carabinas CQB desta vez, na qual a carabina CAR 816 dos Emirados Árabes Unidos Caracal International foi selecionada sete meses depois para aquisição através do Procedimento Fast Track do MoD (FTP), sobre o modelo rival F60 colocado em campo pela Thales da Austrália, após testes de campo.

Sob a rota FTP, através da qual os CAR 816 deveriam ser adquiridos, a licitação de US $ 110 milhões deveria ser concluída dentro dos 12 a 14 meses obrigatórios ou até agosto de 2019. Mas 13 meses depois, em setembro de 2020, o MoD optou por abandonar o negócio por razões desconhecidas, e acredita-se que ainda não encerrou formalmente o negócio.

“O processamento da compra da carabina via FTP indicou a urgência da compra, mas isso foi bloqueado de maneira desconcertante”, disse um oficial sênior do exército. É simplesmente incompreensível, acrescentou, recusando-se a ser identificado, pois não estava autorizado a comentar sobre aquisições.

Ausência de carabinas CQB é crítica
Oficiais de alto escalão do Exército disseram que a ausência de carabinas se tornou crítica nos últimos anos, já que a força está sendo cada vez mais empregada em operações de contra-insurgência na Caxemira, onde o Paquistão intensificou a infiltração de militantes antes do inverno na região inquieta. O exército também está posicionado contra o Exército de Libertação Popular da China (PLA) ao longo da disputada Linha de Controle Real (LAC) no leste de Ladakh, onde a falta de uma carabina está sendo sentida.

Atualmente, o Exército está empregando fuzis de assalto como substitutos das carabinas, que muitos soldados de infantaria afirmam reduzir a eficiência operacional. Em comparação com os fuzis de assalto, as carabinas de tamanho menor e relativamente mais leves são mais fáceis de implantar em situações de batalha de curta distância, semelhantes às que prevalecem em operações de contra-insurgência

As carabinas têm canos relativamente mais curtos e, ao contrário dos rifles de assalto, têm menos ricochete quando empregadas em espaços confinados. Disparadas a uma distância relativamente curta, as carabinas são até capazes de penetrar em armaduras e capacetes e, segundo oficiais do Exército, seriam mais eficazes sob as novas regras de combate ao longo da LAC, que foram revisadas após a morte de 20 soldados indianos após um confronto com o Exército PLA na região de Galwan de Ladakh em meados de junho de 2020. O RoE alterado agora dá aos comandantes do exército local ao longo da LAC a 'liberdade de iniciar respostas adequadas e proporcionais a quaisquer atos hostis do PLA', nos quais as carabinas CQB se mostrariam altamente eficazes, disseram fontes do exército.

Talvez, desta vez, o MoD e o IA aumentem seu ritmo de aquisição glacial e finalmente bloqueiem a crucial lacuna operacional que os soldados enfrentam ao [tentar] adquirir as carabinas CQB.
===xxx===

Nota da LRCA Defense Consulting
Baseada em fontes indianas próximas ao negócio, esta Consultoria discorda do The Wire no que se refere aos prazos citados, haja vista que a delicada situação que o Exército Indiano está enfrentando em seus conflitos de fronteira com o Paquistão e, principalmente, na fronteira com a China, tudo aliado às instabilidades mundiais causadas pela guerra na Ucrânia e pelo contencioso China & Taiwan, tornam o negócio como de "urgência urgentíssima", o que poderá fazer com que as demandas e os prazos burocráticos que foram normais até hoje sejam drasticamente abreviados, fazendo com que o negócio esteja devidamente alinhavado já em 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque