Pesquisar este portal

20 outubro, 2022

Na Índia, Taurus se prepara para licitações de cerca de 685 mil armas


*LRCA Defense Consulting - 20/10/2022

Em release de 19/10, a Taurus informou que o Ministério de Defesa da Índia emitiu um documento pós “AoN – Acceptance of Necessity”, confirmando o prosseguimento do processo licitatório pelo Exército Indiano para um total de mais de 425 mil carabinas CQB 5,56 x 45 mm. 
 
O próximo passo se dará pela abertura da RFP – Request for Proposal e submissão da oferta, estimado para ocorrer em novembro de 2022. A Taurus já está se preparando para participar dessa licitação com seu Fuzil T4, já adotado como arma longa padrão pelo Exército das Filipinas.

Ainda segundo o release, a empresa afirmou que, no âmbito das Forças Armadas indianas, está em estudo também a futura aquisição de, pelo menos, 140 mil unidades de submetralhadoras e, na esfera das forças policiais estaduais e paramilitares, a possibilidade de aquisição de outras 120 mil unidades, entre pistolas, submetralhadoras e fuzis de calibre variados.

O release da Taurus está em linha com a matéria publicada pelo portal Mint em 17/10, onde CP Agrawal, diretor administrativo da Jindal Stainless e diretor da Jindal Defense e da Jindal Advance Materials, declarou que a fábrica da JHind Taurus India fabricará uma pistola 9mm para uso da Polícia Armada Central (CAPF) e do Exército Indiano. 
 
Segundo Agrawal, as duas empresas também planejam fabricar uma carabina de 5,56 x 45 mm, exigida em grande número pelo Exército Indiano. A Jindal Defense e a Taurus Armas estão participando do último processo de solicitação de informações iniciado pelo governo para esta arma. 
 
Agrawal disse ainda que a Taurus também tem o fuzil 7,62 x 39mm que substituirá a plataforma AK e será fornecido à CAPF e às Forças Armadas da Índia. Na verdade, esta é uma afirmação surpreendente, já que, desde 2019, há uma JV do fabricante estatal indiano com a russa Kalashnikov, cujo objetivo seria fabricar na Índia o AK-203, fuzil no calibre 7,62 x 39, para dotar as forças armadas deste país. Vale observar, no entanto, que, até o momento, essa JV ainda não saiu do papel, estando apenas no campo das boas intenções.

"Estamos procurando produzir o que nossas forças precisam em termos de armas pequenas em nossa fábrica em Hisar", finalizou Agrawal.  O início da produção da Jhind Taurus em Hisar ocorrerá em janeiro de 2023.

Terceiro maior orçamento militar do mundo
A Índia tem o terceiro maior orçamento militar do mundo. Em termos do seu imenso mercado militar e de segurança, esse país conta com forças armadas que têm mais de 1,3 milhão de integrantes e forças de segurança (policiais e paramilitares) que possuem um efetivo de mais de 1,4 milhão de pessoas, além de segurança privada com mais de 7 milhões de homens e mulheres. 

A obsolescência e a diversidade de origens de seu armamento leve faz com que a Índia esteja enfrentando graves problemas operacionais e também logísticos, haja vista a dificuldade para suprir, manutenir as armas e repor peças gastas ou defeituosas.

Como seu objetivo é se tornar uma das nações proeminentes no mundo dentro de alguns anos, suas forças armadas e de segurança necessitarão caminhar no sentido de padronizar o respectivo armamento leve, limitando-o a poucos modelos e passando a utilizar armas modernas e de alta qualidade fabricadas no próprio país (Make in India / Atmanirbhar Bharat - Feito na Índia / Índia Autossuficiente). Só assim obterão excelência operacional e logística, com grande economia de tempo e recursos. 

Além disso, a população civil da Índia possui "apenas" 71 milhões de armas, uma quantidade pequena quando comparada ao total de 1,38 bilhão de pessoas que habitam no país. Mesmo assim, a grande maioria dessas armas é muito antiga e/ou obsoleta. Portanto, o mercado civil indiano também é muito promissor.

Frente a tais fatos, a JV JHind Taurus India Defence Systems Private Ltd. tem um gigantesco mercado potencial, civil e militar, sem parâmetros no mundo capitalista e que poderá mudar completamente a perspectiva da empresa a partir do ano que vem.

Por fim, esta Consultoria lembra que a Taurus está levando a cabo uma grande ampliação na unidade de São Leopoldo (RS). Além de aumentar a produção normal de armas, principalmente para a exportação, a iniciativa visa, na prática, tornar a empresa independente das eventuais mudanças nas normas legais brasileiras, haja vista que seu planejamento estratégico prevê que ali seja estabelecido um grande hub de produção de peças e componentes (kits), que serão enviados às unidades fabris dos EUA e da Índia, onde serão utilizados para a montagem das armas que receberão o Made in USA ou Made in India, conforme o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque