Pesquisar este portal

14 novembro, 2022

Como o setor privado pode ajudar a Índia a se tornar um exportador líquido de defesa?

A matéria abaixo, publicada por um dos mais conceituados órgãos da imprensa indiana, traz uma noção clara da enorme importância que a Índia está dando para o seu setor de Defesa, dentro do Programa Make in India, visando produzir armas para o país e obter grandes divisas com exportações.


*Indian Defense News - 14/11/2022

Na recente DefExpo-2022, o primeiro-ministro Narendra Modi disse que a Índia deve se tornar um grande fabricante de equipamentos de defesa, apesar do monopólio global de algumas empresas. Ele estava insinuando o objetivo da Índia de se tornar um exportador líquido de tecnologia e equipamentos de defesa. Na abertura do evento, o ministro da Defesa, Rajnath Singh, estabeleceu a meta de exportação para 2025 em Rs 35.000 crore [US$ 4,3 bilhões]. Ambos os principais líderes mencionaram que o setor privado tem um papel importante a desempenhar na consecução dessas metas.

No entanto, antes de investigar as maneiras pelas quais as empresas privadas de defesa podem contribuir, é importante avaliar a situação geral das compras de defesa da Índia e sua posição em comparação com a nação líder em exportação de armas do mundo.

Onde está a aquisição de defesa da Índia
Apesar de ter a segunda maior força militar do mundo, uma das principais preocupações do setor de defesa na Índia tem sido sua dependência de importações. De acordo com um relatório publicado pelo Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), a Índia emergiu como o segundo maior importador de defesa durante o período de 2012-16. No período subsequente de 2017 a 2021, a Índia passou a se tornar o maior importador. Este é certamente um problema para a nação que busca alcançar 'Aatmanirbharta' (autoconfiança) em termos de defesa.

Globalmente, os EUA desfrutam de uma primeira posição muito confortável quando se trata de exportações de defesa. Está muito à frente de sua concorrência, graças ao fato de que os principais fabricantes de armas privadas do mundo – Lockheed Martin, Boeing, Northrop Grumman e Raytheon Technologies – estão sediados nos EUA. Por outro lado, a Índia é colocada na 23ª posição no relatório de transferência de armas do SIPRI 2022.


Ultimamente, a Índia parece estar aprendendo com o modelo de manufatura e exportação liderado pela iniciativa privada nos EUA. Foi somente em 2001 que o setor de defesa da Índia foi totalmente aberto para players privados. Até agora, mais de 300 empresas privadas receberam licenças industriais e mais de 100 delas também iniciaram a produção em larga escala.

O setor também permite 100% de investimento estrangeiro direto (IDE) por meio da rota do governo, enquanto o IDE é limitado a 74% para empresas que buscam novas licenças pela rota automática. Nos últimos anos, houve várias iniciativas do governo indiano para incentivar o aumento da fabricação do setor privado.

Incentivando a Indigenização
Uma importante iniciativa do governo é a lista de indigenização positiva – uma lista de requisitos de defesa que serão adquiridos exclusivamente de fontes indígenas. “A promulgação da 'lista positiva' é uma medida política importante que realmente mostra a intenção do governo”, diz Sunil Misra, Diretor Geral da Sociedade de Fabricantes de Defesa Indianos. Ele acrescenta: “A combinação de ativos cerebrais da Índia, ambiente político propício, capacidade de assumir riscos de empreendedores e setor manufatureiro capaz anunciará um cenário em que o setor privado no espaço de defesa desempenhará um papel importante”.

Cerca de 68 por cento do orçamento de despesas de capital para o setor de defesa também foi reservado para compras domésticas. Com uma demanda tão segura das forças armadas do país, as empresas privadas na Índia podem fabricar seus produtos em um mercado saudável e competitivo.

No entanto, a fabricação de defesa nativa requer a implantação de tecnologia altamente sofisticada, o que, por sua vez, exige investimentos pesados ​​em processos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Até agora, a iniciativa do setor privado no domínio de P&D foi considerada insuficiente. Tendo isso em mente, cerca de 25% das despesas de P&D foram reservadas para o setor privado, conforme anunciado no Orçamento da União de 2022-23.

Mesmo assim, esse financiamento é suficiente? A Índia gasta 6% de seu orçamento de defesa em P&D, enquanto os principais fabricantes, como EUA e China, gastam aproximadamente 12% e 20%, respectivamente. Isso implica que a Índia pode fazer melhor alocando mais recursos em P&D, se levar a sério os planos de indigenização.

Estratégia de baixo para cima
A dependência excessiva de fabricantes de equipamentos originais estrangeiros (OEM) para sua tecnologia tem sido motivo de preocupação para fabricantes privados até agora. No entanto, SP Shukla, presidente da Mahindra Defense & Mahindra Aerospace está otimista sobre como isso pode mudar. Ele diz: “À medida que o funil de transferência de tecnologia cresce com o aumento do envolvimento de players do setor privado, teremos maior grau de independência, mesmo no domínio de tecnologias críticas”.

Antes que as empresas privadas tivessem mais liberdade no setor de defesa, a Índia seguiu uma abordagem de pirâmide invertida para construir o ecossistema para a fabricação de defesa, de acordo com Sachin Agarwal, diretor administrativo da PTC Industries, fabricante aeroespacial e de defesa. Ele sugere uma estratégia de baixo para cima. “Se mantivermos nossa visão apenas nos produtos finais em nível de sistema, como tanques, aeronaves, submarinos, etc., permaneceremos dependentes de players estrangeiros e de sua colaboração. E isso vai limitar o potencial dos fabricantes nacionais”, afirma.

Agarwal recomenda ainda políticas direcionadas para o desenvolvimento de ecossistemas baseados na cadeia de suprimentos. Ele cita a política de semicondutores como um exemplo de abordagem direcionada e pede tais políticas nas principais tecnologias de fabricação, com aplicativos multiplataforma no setor de defesa. Essas mudanças em nível de política só podem ser implementadas com sucesso com a colaboração dos setores público e privado.

Crescimento Colaborativo
Quando o setor estava totalmente sob o domínio público, a infraestrutura necessária para construir tudo de baixo para cima não estava estabelecida. Foi assim que surgiu a dependência de importação. Agora que o setor privado está participando ativamente, várias insuficiências da cadeia de suprimentos tornaram-se evidentes. As parcerias público-privadas podem ser muito eficientes para preencher essas lacunas.

Neeraj Gupta, diretor administrativo da MKU, uma empresa líder de defesa da Índia, diz: “Ainda dependemos da aquisição de materiais estratégicos de fontes estrangeiras que formam uma boa parte da cadeia de valor. A necessidade do momento é que a DRDO (Defence Research and Development Organisation), ISRO (Indian Space Research Organisations) e BARC (Bhabha Atomic Research Centre) se envolvam no desenvolvimento de centros de excelência para produção de materiais estratégicos no país e envolvam a setor privado para o co-desenvolvimento em ritmo acelerado.”

A Samtel Avionics é uma empresa aeroespacial privada com sede em Delhi que já fez parceria com a DRDO e a BEL (Bharat Electronics Limited) para desenvolver vários componentes-chave do caça Su-30 MKI usado pela Força Aérea Indiana. Puneet Kaura, diretor administrativo e CEO da Samtel, considera a competitividade de custos um fator importante para alcançar a liderança global em manufatura.

Ele diz: “O crescimento dos negócios depende da competitividade de custos, que só pode ser alcançada se a massa crítica for alcançada por meio de mais pedidos. Além disso, a indústria indiana precisa acompanhar o uso cada vez mais alto da tecnologia em todo o ciclo de vida do projeto.” Especialistas do setor, que testemunharam parcerias público-privadas ao longo dos últimos anos, parecem estar em consenso de que, embora estejamos no caminho certo, ainda há um longo caminho a percorrer.

Pequenos passos na direção certa [joint venture da Taurus Armas]
Apesar do período relativamente curto em que os fabricantes privados de defesa indianos existem, eles parecem já ter feito algumas contribuições importantes. No início deste ano, um alto funcionário do MoD disse que a Índia exportou itens de defesa e tecnologia no valor recorde de Rs 13.000 crore. Isso marcou um aumento de 54,1% em relação ao ano anterior. Alegadamente, 70 por cento das exportações vieram do setor privado.

Os fabricantes privados também foram notícia por algumas ações colaborativas de alto nível. Tata Advanced Systems Limited (TASL) está fabricando aeronaves de transporte militar C-295 em conjunto com a Airbus Defence, o grupo Kalyani, com sede em Pune, está produzindo veículos blindados M4 em colaboração com o grupo Paramount da África do Sul, e a Jindal Defense está em negociações para fabricar armas pequenas em parceria com a empresa de defesa brasileira Taurus Armas SA.

Não há como questionar a importância ou o potencial do setor de defesa privado da Índia. No entanto, para se tornar um exportador líquido em defesa, a Índia precisa investir mais em P&D, seguir uma abordagem de baixo para cima para diminuir a dependência de peças estrangeiras e fornecer mais incentivos às empresas privadas nos próximos anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque