Pesquisar este portal

21 fevereiro, 2023

Na Índia, setor de aviação civil decola para um novo amanhecer

Com potencial inigualável, os setores regionais da Índia são um dos mercados de aviação que mais crescem no mundo.


*The Economic Times - 17/02/2023

A Air India, de propriedade do Tata Group, fez recentemente um pedido de 470 aeronaves da Boeing e da Airbus, com a opção de encomendar mais 370 aviões, o maior pedido de aeronaves de qualquer companhia aérea. O Ministro da Aviação Civil, Jyotiraditya Scindia, disse que este acordo anuncia um novo amanhecer para o setor de aviação civil da Índia.

Em uma interação com a ETNow, Scindia disse que este acordo fala do potencial de crescimento da aviação civil na Índia.

O maior pedido anterior foi um acordo de 460 aviões da American Airlines em 2011.

A Air India também assinou acordos de manutenção de motores de longo prazo com CFM International SA, Rolls-Royce Holdings Plc e GE Aerospace Inc. "Isso também é um bom presságio para todo o conceito de criação de um hub internacional na Índia. E acho que, uma vez que essas aeronaves de várias companhias aéreas cheguem, a capacidade de criar um hub internacional na Índia, em vez de nosso hub internacional estar com nossos vizinhos, será uma realidade", disse.

A coconcorrente doméstica da Air India, IndiGo, planejava fazer um pedido significativo de cerca de 300 aeronaves antes da Covid-19, que foi adiado devido à pandemia. É provável que isso continue e poderá ser ainda maior do que o previsto anteriormente, aumentando para cerca de 500 aeronaves agora.

A novata Akasa Air também pretende fazer um pedido "substancialmente" grande para novos jatos de fuselagem estreita este ano, já que a companhia aérea iniciante procura capitalizar a crescente demanda doméstica e iniciar voos internacionais.

A companhia aérea de 200 dias recebeu 17 aviões Boeing 737 MAX de um pedido total de 72 jatos a serem entregues até março de 2027.

Alta na aviação indiana
"Em suma, é uma afirmação muito positiva do potencial do setor de aviação civil, algo de que sempre falei, que passamos por uma taxa CAGR, que é de dois dígitos na Índia para a aviação civil, acima de 10-10,5%", acrescentou Scindia.

O Ministro da Aviação Civil, Jyotiraditya Scindia, disse que nos próximos quatro a cinco anos, a indústria deve chegar perto ou até ultrapassar a marca de 2.000.

Após o pedido histórico da Air India de 840 aviões para Airbus e Boeing, outras companhias aéreas indianas planejam encomendar cerca de 1.200 aeronaves em mais de 24 meses.

De acordo com o Center for Asia Pacific Aviation India (CAPA India), espera-se que as transportadoras indianas façam pedidos adicionais de 1.000 a 1.200 aeronaves, começando com outro grande pedido da IndiGo.

De acordo com um relatório da CAPA, espera-se que quase todas as transportadoras na Índia encomendem mais aeronaves nos próximos dois anos, tanto para substituição da frota quanto para crescimento, uma vez que a carteira de pedidos da maioria das transportadoras estabelecidas pode ser considerada conservadora em relação ao potencial de crescimento do mercado na próxima década e além.

---xxx---

Pedido de aeronaves da Air India aumenta expectativa do setor de aviação indiano

*Business Standard - 19/02/2023

Desde o aumento da conectividade aérea internacional direta até ser um exemplo de programa de desinvestimento e criação de empregos nos distantes EUA, o mega pedido de aeronaves 470 da Air India acendeu inúmeras expectativas sobre o mercado de aviação que mais cresce no mundo - a Índia.

Uma série de fatores - aumento da demanda de tráfego aéreo, aumento da população de classe média e renda disponível, dividendo demográfico, mais de 1.200 aviões encomendados por várias transportadoras indianas e melhoria da infraestrutura de aviação - estão alimentando o crescimento do mercado.

Do pedido firme de 470 aeronaves, 250 serão fornecidos pela Airbus e 220 pela Boeing, havendo ainda a opção de compra de outros 370 aviões das duas fabricantes. O pedido firme inclui 70 aeronaves de fuselagem larga.

Aeronaves e Tráfego Aéreo
As companhias aéreas indianas fizeram pedidos para mais de 1.100 aeronaves que serão entregues nos próximos anos. A maior companhia aérea do país, a IndiGo, receberá cerca de 500 aviões, a Go First receberá 72 aeronaves, a Akasa Air receberá 56 aviões e a Vistara receberá 17 aeronaves. Além disso, a SpiceJet tem aeronaves encomendadas. Todos eles são aviões de corpo estreito.

Juntamente com a Air India, as transportadoras domésticas têm pelo menos 1.115 aviões encomendados.

Cerca de 700 aeronaves comerciais estão voando na Índia e a maioria delas são aviões de fuselagem estreita. Cerca de 470 aeronaves da Airbus e cerca de 159 aviões da Boeing estão em serviço comercial.

Terceiro maior mercado de aviação do mundo e o que mais cresce
O chefe da GE Aerospace para o sul da Ásia e Indonésia, Vikram Rai, disse que a Índia tem potencial para crescer tanto no lado de fuselagem larga quanto na fuselagem estreita.

Fornecendo uma perspectiva, ele disse que na Índia, o tráfego pré-COVID era de cerca de 75 milhões de passageiros internacionais e, deles, 60-65% usavam transportadoras estrangeiras.

"Com a economia crescendo e a renda disponível crescendo, há uma grande oportunidade para os indianos viajarem para o exterior... Esses 75 milhões de passageiros provavelmente passarão para 120-125 milhões nos próximos 7 a 10 anos", disse ele.

A Índia é o terceiro maior mercado de aviação do mundo e o que mais cresce no mundo.

O setor de aviação civil do país está preparado para um crescimento fenomenal e saudável em termos de passageiros, aeronaves e aeroportos, com o número de passageiros aéreos projetado para chegar a 40 crore até 2027, disse o ministro da União Jyotiraditya Scindia ao PTI em 7 de agosto do ano passado, dia quando a Akasa Air iniciou as operações comerciais.

"Vamos adicionar 15 por cento de capacidade ou 100 a 110 aeronaves por ano. A Índia está olhando para cerca de 1.200 aeronaves até 2027", disse ele.

Aeroportos
Atualmente, a Índia tem pelo menos 147 aeroportos operacionais e o número de aeroportos saltou de 74 há quase nove anos, especialmente devido ao ambicioso esquema de conectividade aérea regional do governo, UDAN.

Ao falar sobre o pedido de aviões da Air India, V Thulasidas, que foi chefe da Air India de dezembro de 2003 a março de 2008, disse que agora o país tem aeroportos de classe mundial que podem atuar como hubs.

"Em termos de tamanho, a Índia não deveria ter apenas um hub, mas vários hubs como a UE. Os hubs podem ser Delhi, Mumbai, Bangalore, Hyderabad, Chennai, Kolkata, Kochi e outros", disse ele.

Especialistas em aviação
Uma conclusão importante quando a Air India começar a operar a nova aeronave é que as viagens internacionais dos indianos serão atendidas principalmente pela transportadora indiana.

"Cerca de 125 aviões dos 470 serão substituídos... eles garantiram seus planos de crescimento pelo menos nos próximos 10 anos", disse um especialista do setor de aviação, associado há muito tempo ao setor de companhias aéreas.

Segundo ele, a introdução de aviões de fuselagem larga ajudará na expansão da frota, bem como nas operações na costa leste e oeste." "

Eles (Air India) podem fornecer conectividade mais direta até 8-10 horas e 16 horas de voos diretos desde que sejam capazes de atender às expectativas dos clientes e a outros parâmetros nas operações. Será uma virada de jogo para eles.

"Também ajudará a recuperar o tráfego internacional da Índia de transportadoras estrangeiras. Eles (Air India) também podem criar centros de tráfego internacional em todo o país, o que não foi possível na ausência de um player forte", disse o especialista na condição de anonimato.

Ajay Sawhney, sócio do escritório de advocacia Cyril Amarchand Mangaldas, disse que o pedido da Air India reforçará a presença de parceiros da Star Alliance da Índia na Europa e nos Estados Unidos.

“Do ponto de vista da conectividade, os indianos têm confiado muito na Emirates, Etihad e Qatar desde os últimos anos, e o último pedido da Air India significa fortalecer a comunidade de alianças estelares, que por sua vez ofereceria mais opções para a Índia, bem como para o Sudeste Asiático, para a Europa e Estados Unidos, e provavelmente com preços melhores", disse ele.

Outro especialista da indústria da aviação disse que a venda da Air India para o Tata Group e agora o pedido de aeronaves mostram o sucesso do programa de desinvestimento do governo e que grandes transações politicamente sensíveis podem ser feitas.

Atualmente, cerca de 60% dos indianos que viajam em rotas internacionais são transportados por companhias aéreas estrangeiras. Isso significa que de 100 desses passageiros, apenas cerca de 40 são transportados por transportadoras indianas.

Essa situação mudará quando a Air India começar a introduzir a nova aeronave que também fornecerá mais conectividade aérea das capitais dos estados, bem como importantes centros comerciais e turísticos para os mercados globais, disse ele.

Segundo ele, a aviação tem um efeito econômico multiplicador e a operação de uma aeronave pode gerar cerca de 150 a 200 empregos, dependendo do porte da aeronave.

"Ao longo dos próximos anos, espera-se que a melhora do crescimento econômico na Índia, juntamente com fatores demográficos encorajadores, como maior renda disponível da classe média, resulte em maiores gastos com viagens, bem como no aumento do comércio", disse Sawhney.

O renascimento da Air India
"Centenas de iniciativas em 22 grandes fluxos de trabalho estão em andamento para transformar a companhia aérea em três fases: Táxi, Decolagem e Subida", disse o chefe da Air India, Campbell Wilson, em 27 de janeiro, dia em que o Tata Group completou o primeiro aniversário de aquisição da companhia aérea.

O Tata Group também está fundindo a Air India Express com a Air Asia e a Vistara com a Air India.

Com a introdução de novas aeronaves, a Air India também deve visar as rotas entre a Índia e os países do Golfo, onde sempre há uma grande demanda. O setor do Golfo também é lucrativo, disse o ex-ministro da Aviação Civil, Suresh Prabhu.

Como disse o presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Stan Deal, em 14 de fevereiro, "com a eficiência de combustível líder do setor do 737 MAX, 787 Dreamliner e 777X, a Air India está bem posicionada para alcançar seus planos de expansão e se tornar uma empresa global de classe mundial companhia aérea com um coração indiano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque