Pesquisar este portal

23 março, 2023

Sanções ocidentais podem beneficiar Embraer na disputa com a Sukhoi na Índia

Com até 90 assentos, o E175-E2 seria uma excelente opção para a Índia

*LRCA Defense Consulting - 23/03/2023

No começo de março, esta editoria publicou a matéria "Índia está em negociações com Embraer e Sukhoi para fabricar pequenos jatos localmente", onde foi escrito que a Embraer pode se tornar parceira do governo da Índia na fabricação de um avião de passageiros com até 100 assentos, a ser produzido em regime de joint venture no estado de Gujarat, no oeste do país, dentro do Programa Make in India.

A fabricante de aviões brasileira seria uma das empresas que está negociando com o governo de Narendra Modi e já teria concluído as discussões preliminares sobre o projeto, segundo fontes ouvidas pelo Blooomberg.

A Sukhoi, diz a emissora, também teria manifestado interesse em participar da parceria. A famosa empresa que projeta os principais caças russos faz parte do grupo United Aircraft Corporation (UAC) e desenvolveu o jato regional SSJ100.

No entanto, a situação na Rússia é conflituosa, em virtude da guerra com a Ucrânia e das sanções ocidentais impostas ao país. Embora a Índia mantenha boas relações com o governo de Vladimir Putin, o jato SSJ100 depende de componentes ocidentais para ser fabricado.

Uma hipotética variante indiana não poderia ter a UAC como parceira devido às sanções ocidentais, exceto se utilizasse peças russas, no caso o novo SSJ-New , em desenvolvimento nesse país.

Sem dúvida, tal fato parece se tornar uma vantagem para a Embraer em suas pretensões de estabelecer uma grande parceria com o governo da Índia e ingressar em um dos maiores e mais promissores mercados civis do mundo para o setor aéreo.

Lembrando ainda que a Embraer está costurando uma parceria com a gigante aeronáutica e aeroespacial indiana HAL para poder se habilitar a fornecer ao país 40 a 80 unidades da sua aeronave militar multitarefa KC-390 Millennium.

*Com informações do ADN - Air Data News

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque