Pesquisar este portal

21 abril, 2023

Embraer Super Tucano e KC-390 poderão ser fabricados em Portugal, já no padrão OTAN

Embraer terá linha de montagem do Super Tucano em Portugal

- O anúncio deve ocorrer durante a visita do presidente do Brasil ao país europeu, segundo a CNN.

*Air Data News (ADN), por Ricardo Meier - 21/04/2023

A Embraer teria decidido abrir uma linha de montagem do turboélice A-29 Super Tucano em Portugal , segundo apurou a sucursal local da CNN. A reportagem cita uma declaração do ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, em que prometeu um anúncio durante a visita do presidente Lula ao país europeu.

“A Embraer está fazendo um acordo para fabricar nossos Super Tucanos em uma subsidiária da Embraer com a indústria portuguesa”, teria dito Múcio – não foi possível verificar a autenticidade da afirmação.

E isso vai ser anunciado lá [em Portugal]. Estavam também a estudar fabricar o KC-390 em Portugal já dentro dos parâmetros da NATO”, concluiu o ministro, segundo a CNN.

Na sexta-feira, 21 de abril, o presidente brasileiro iniciou uma visita oficial de quatro dias a Portugal. A programação inclui um voo no KC-390 entre Porto e Lisboa, de onde Lula seguirá para a OGMA, subsidiária da Embraer no país, que fica em Alverca.

Segundo a RTP, Lula anunciará "investimentos importantes em Portugal" envolvendo a indústria aeronáutica na segunda-feira, 24.

Foco na OTAN
O possível anúncio de investimentos da Embraer em Portugal está em linha com os recentes movimentos da empresa para tornar a OGMA mais capaz de fornecer serviços para suas aeronaves.

A subsidiária tornou-se capaz de fornecer suporte técnico ao A-29 Super Tucano, a fim de atender potenciais clientes na Europa e outras regiões próximas.

O KC-390, que está prestes a entrar em serviço na Força Aérea Portuguesa, tem parte dos seus componentes produzidos no país europeu. Portugal também aprovou um valor para aquisição de aeronaves de apoio aéreo aproximado, categoria em que opera o A-29.

A Embraer quer buscar vendas tanto do Super Tucano quanto do KC-390 no continente, de olho no aumento dos gastos com defesa de diversas nações, principalmente as integrantes da Otan, aliança militar encabeçada pelos Estados Unidos.
===xxx===

Embraer produzirá Super Tucano em parceria com portuguesa Ogma
- Iniciativa ampliará a capacidade de fornecer aviões de defesa aos países membros da União Europeia e Otan

*Portal Terra, por Cristina Canas -21/04/2023

Em sua visita a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai oficializar um acordo que prevê a produção e manutenção da aeronave de defesa Super Tucano em parceria da Embraer com a portuguesa Ogma. Conforme o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro da Silva, confirmou com exclusividade ao Estadão/Broadcast ao chegar a Lisboa na manhã desta sexta-feira, 21, os aparelhos serão fabricados seguindo os padrões da Otan, o que não acontece no Brasil.

Com isso, a Embraer ampliará a capacidade de fornecer aviões de defesa aos países membros da União Europeia e Otan. Segundo informações não oficiais, vários países membros do Tratado do Atlântico Norte já demonstraram interesse em adquirir as aeronaves.

O Embraer EMB-314 "Super Tucano" é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado que foi desenvolvido no Brasil e atualmente é produzido em duas linhas de montagem, em solo brasileiro e nos Estados Unidos. Está certificado de acordo com os padrões militares mais atuais pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Atualmente, a Ogma já tem parceria com a Embraer na produção do KC-390, que é um avião militar destinado ao transporte e lançamento de cargas e tropas. Também é usado em operações de reabastecimentos aéreos, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

Lula permanece em Portugal até terça-feira feira, 25, depois segue para a Espanha na primeira visita à Europa em seu terceiro mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque