Pesquisar este portal

21 abril, 2023

Grupo EDGE, dos Emirados, avança em todas as frentes de exportação, inclusive no Brasil

- O Grupo Edge contratou Marcos Degaut, destacado ex-Secretário de Produtos de Defesa, para ser o novo executivo para os mercados latino-americanos, e abriu escritório em Brasília.


*Defense-Aerospace, por Tim Maxwell - 18/04/2023

Tornou-se lugar-comum dizer que os players ocidentais de defesa estão enfrentando uma concorrência cada vez mais acirrada dos recém-chegados ao mercado. Depois de décadas como um grande importador de armas, os Emirados Árabes Unidos parecem emergir como um desses novos concorrentes importantes, com sucessos notáveis ​​alcançados por seu recém-criado conglomerado de defesa EDGE (estatal). Quais mercados Abu Dhabi está conseguindo atender e como a pequena federação está fazendo isso?

A cada feira de defesa que passa, um novo player está deixando uma marca na indústria. O EDGE Group, o conglomerado industrial de defesa dos Emirados estabelecido em 2019, conseguiu capturar os holofotes em todos os eventos, seja pela apresentação de produtos às vezes com aparência futurista, seja pelo anúncio de novos contratos com clientes inesperados ou parcerias com empresas estabelecidas.

Este ambicioso concorrente está agora afirmando suas ambições de exportação, tendo feito grandes esforços para se transformar, de fornecedor nacional de equipamentos para as forças dos Emirados Árabes Unidos, em sério concorrente global. Em 2022, a empresa registrou US$ 1,5 bilhão em exportações (na época, um aumento de 500% em relação ao ano anterior), representando 30% do total de pedidos recebidos. Nesse mesmo ano, a empresa reorganizou sua estrutura para melhor atuar nos mercados de exportação, conforme relatado pela publicação confidencial francesa Intelligence Online, por meio da criação de um novo departamento dedicado.

Até agora, o EDGE tendia a se concentrar em projetos de baixo custo de entrada, como enxame de drones, conforme observado pelo membro sênior do Instituto do Oriente Médio, Bilal Saab, na Shephard Media. No entanto, o grupo está presente em uma impressionante variedade de segmentos: de pequenas armas à construção naval, a mísseis e sistemas de defesa antimísseis, UAVs e sistemas anti-UAV, veículos blindados, guerra eletrônica e soluções cibernéticas…

A jornada dos Emirados rumo ao estabelecimento de uma indústria nacional de defesa provou ser bastante eficaz. Conforme expresso pelo diretor de negócios internacionais do EDGE, Miles Chambers, em entrevista ao Flight Global, “passamos dos Emirados Árabes Unidos como destinatários da transferência de tecnologia para os Emirados Árabes Unidos como aquele que transfere a tecnologia”.

Vamos mergulhar em alguns desses sucessos e delinear as razões pelas quais alguns players ocidentais devem realmente se preocupar com seus mercados tradicionais.

Vários sucessos de exportação já reservados
O exemplo mais impressionante de sucesso de exportação ocorreu em fevereiro passado, quando a subsidiária naval da empresa Abu Dhabi Ship Building (ADSB) anunciou um acordo de US $ 1 bilhão - o maior contrato de exportação do EDGE - para a construção de quatro corvetas BR71 Mk II para a Marinha Angolana.

Afastando-se do negócio naval, mas ainda na África, o EDGE firmou uma parceria estratégica com os militares da Tanzânia, outro exemplo do potencial de mercado ainda a explorar para o conglomerado no continente.

Olhando para a Ásia, o EDGE esteve presente na Indo Defense 2022, com o CEO Mansour AlMulla falando sobre “a importância estratégica do mercado indonésio” para a empresa. A Índia é mais uma importante perspectiva de mercado para o conglomerado dos Emirados.

A subsidiária Al Tariq do EDGE, desenvolvida a partir de uma JV forjada entre o fundo soberano Tawazun e a sul-africana Denel Dynamics, assinou dois MoUs com parceiros indianos em 2023: um com a Bharat Dynamics para a produção conjunta de munições Al Tariq na Índia, e outro com a HAL para a integração das munições nas plataformas de asa fixa desta última (nomeadamente Tejas).

Fontes também indicaram que Al Tariq ajudaria a HAL a comercializar seu LCA para os países do MENA, abrindo mais possibilidades de exportação para suas munições guiadas de precisão na região. A região MENA, e o Golfo em particular, é um mercado natural para o EDGE, que participou do Riyadh World Defense Show inaugural em 2022, com seu presidente executivo Faisal Al Bannai dizendo que “a Arábia Saudita é um mercado estratégico fundamental para a empresa.”

O EDGE fez parceria com a Saudi Arabian Military Industries (SAMI) no passado: em 2021, sua subsidiária NIMR assinou um acordo com a SAMI para a produção de veículos militares na Arábia Saudita.

Rio de Janeiro como futura potência da América Latina
O EDGE também acaba de participar do LAAD Defence & Security 2023 no Rio de Janeiro, onde vários anúncios foram feitos sobre a futura cooperação com entidades brasileiras. A reaproximação foi originalmente iniciada em um nível muito político no governo Bolsonaro, notadamente através do filho do ex-presidente Eduardo Bolsonaro e Marcos Degaut, ex-secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa do Brasil, que então se tornou chefe do EDGE Brasil.

Questionado sobre como uma presença mais forte do EDGE no Brasil beneficiaria o país, Degaut disse que enquanto “empresas de vários países” têm um “viés predatório”, citando EUA, Itália ou Egito, os Emirados Árabes Unidos não. As últimas notícias do Brasil mostram que a chegada de Lula no lugar de Bolsonaro não acabou com essas boas perspectivas, como demonstra a visita do atual ministro da Defesa do Brasil, José Lúcio, ao estande do EDGE na feira LAAD em 11 de abril.

Além de propor soluções convincentes do ponto de vista tecnológico a preços mais baixos (pelo menos, assim diz a propaganda do EDGE), o player dos Emirados se beneficia de seu posicionamento político, abertura para transferência de tecnologia e apoio ao surgimento de players industriais de defesa em suas exportações mercados.

Esse sucesso não vem sem desafios, no entanto: o EDGE agora precisa aumentar sua capacidade de produção, que ainda não está adaptada para produção em larga escala, e fortalecer sua cadeia de suprimentos, contando com a integração de fornecedores estrangeiros. Tudo isto, mantendo a PI recém-adquirida… e continuando a apostar no desenvolvimento de novas competências e conhecimentos tecnológicos.

Em suma, ainda há um longo caminho a percorrer para que o EDGE se torne o principal player de defesa que deseja ser; ainda assim, as empresas ocidentais tradicionais devem ficar de olho nesse novo concorrente, especialmente em países emergentes. Os mercados há muito considerados seguros podem acabar sucumbindo aos encantos dos Emirados…
===xxx===

Acordos, parcerias e MoU firmados pelo Grupo EDGE durante a LAAD 2023


*LRCA Defense Consulting - 21/04/2023

- com a Marinha do Brasil: acordo de desenvolvimento conjunto para cooperar no desenvolvimento de mísseis anti-navio de longo alcance e mísseis hipersônicos;

- com a Akaer: parceria estratégica para a área de Defesa e Aeroespacial. As duas companhias assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de desenvolver e produzir sistemas e equipamentos de altíssima tecnologia no setor de aeroespaço e defesa em ambos os países;

- com a Kryptus: parceria para colaborar para aprimorar os recursos de comunicações cibernéticas e seguras e buscar oportunidades estratégicas nos mercados de tecnologia avançada e defesa;

- com a SIATT: MoU para cooperar no domínio de armas inteligentes;

- com a Condor, especialista em tecnologias não letais do Brasil, para combinar as capacidades das empresas e buscar conjuntamente oportunidades de negócios nos mercados dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil. O MoU com a Condor já foi assinado por Marcos Degaut.

Sobre a participação do Grupo EDGE na LAAD 2023, Mansour AlMulla, diretor administrativo e CEO disse: “A participação do EDGE na LAAD 2023 nos permite mostrar nossas capacidades avançadas nos domínios aéreo, terrestre, marítimo e cibernético, e é uma indicação clara da grande importância que a EDGE atribui ao mercado brasileiro. mercado, e outros grandes mercados na América Latina. Nosso objetivo é aproveitar as valiosas parcerias que mantemos com alguns dos principais players da região e forjar novas colaborações para expandir nossa presença por meio de exportações, aumentando as cadeias de suprimentos locais e auxiliando no desenvolvimento de capacidades de defesa nacional em todo o continente.”

Abertura de escritório em Brasília para gerenciar negócios na América Latina

O Grupo EDGE anunciou, em 11 de abril, que abrirá um novo escritório regional na capital federal do Brasil, Brasília. O novo escritório, que será administrado por uma equipe dedicada e experiente de profissionais da indústria de defesa e dos ecossistemas de negócios locais, está programado para ser inaugurado em breve. O anúncio foi feito no estande do EDGE na LAAD Defence & Security 2023.

A mudança sinaliza a confiança do EDGE nos mercados latino-americanos à medida que expande sua presença global nas áreas de tecnologia avançada e defesa.

Mansour AlMulla, diretor administrativo e CEO do EDGE, disse: “Este é um momento de enorme orgulho para o EDGE como uma empresa relativamente jovem de pouco mais de três anos. O anúncio de hoje de nosso novo escritório regional LATAM em Brasília é um sinal claro de nossa confiança nos mercados de todo o continente e nas valiosas oportunidades que eles apresentam para o desenvolvimento de negócios internacionais, compartilhamento de conhecimento e maior prosperidade.

“À medida que expandimos nossa presença global, agora estamos tendo um grande interesse comercial nesses mercados com o objetivo de apresentar nossa tecnologia avançada líder do setor e soluções de defesa, forjando novas parcerias e auxiliando no desenvolvimento de capacidades de defesa nacional, no espírito de colaboração internacional e para realizar objetivos mútuos e apoiar o crescimento econômico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque