Pesquisar este portal

22 abril, 2023

Lançado agora no Brasil, o poderoso revólver Taurus Raging Hunter .460 com cano de 10" é analisado nos EUA


*The Firearm Blog, por Rusty F. - 19/04/2023

O novo Taurus Raging Hunter 10 in para 2023, também conhecido como Raging Hunter 10.5" (seu comprimento real de cano), é um enorme revólver de câmara de 5 tiros para o calibre .460 S&W Magnum que pesa quase 4,5 lbs. Como a maioria dos outros revólveres de calibre .460 S&W Magnum, ele também pode lidar com o .45 Colt e o .454 Casull. No entanto, diferentemente de outros revólveres .460, o novo Taurus é realmente confortável de atirar repetidamente em qualquer calibre. Eu diria que é o revólver .460 de fábrica mais impressionante que já atirei nesse sentido.

Especificações, segundo a Taurus:
Item: 2-460105RH
UPC: 7-25327-61908-6
Preço Sugerido: $1269
Ação: DA/SA
Cilindro com Trava Dupla
Trilho Picatinny Inferior Removível
Suporte para Miras
Comprimento Total: 16,22"
Altura: 6,4"
Largura: 1,8"
Peso Descarregado: 71,26oz
Cano: 1:20 - Rotação RH de polegadas, 5 ranhuras
Material do Quadro: Aço Inoxidável
Acabamento do Quadro: Aço Inoxidável Fosco
Material do Cilindro: Aço Liga
Acabamento do Cilindro: Óxido Preto Fosco
Material do Cano: Aço Liga
Acabamento do Cano: Escudo Fosco Preto; Cano em Aço Inoxidável Fosco
Segurança da Barra de Transferência

Resumindo, há alguma confusão quanto ao comprimento real do cano da arma em si. Embora o nome principal usado na cópia da Taurus seja "10 in", o comprimento real do cano é de 10,5". Anexado na extremidade do cano através de um sistema de retenção dupla proprietário, há um enorme freio de boca alargado que adiciona cerca de mais 1,5 polegadas ao comprimento do revólver.

No entanto, o que o freio de boca subtrai é ainda mais importante. Os quatro portos laterais e seis portos superiores combinados tornam este Raging Hunter controlável. Os projéteis leves do .45 Colt parecem projéteis de baixa carga. As cargas mais picantes do .45 Colt parecem um .38 Special, as cargas de caça do .454 parecem um .45ACP e as cargas do .460 Magnum não são mais fortes do que as do .44 Magnum em um revolver de tamanho normal. Eu não consigo imaginar nenhum outro .460, muito menos um .454, que eu possa atirar facilmente em uma caixa inteira de munição de energia total como pude com o novo Raging Hunter 10 in.

O freio é tão eficaz que praticamente anula a necessidade de muitas das técnicas de tiro com revolver de grande calibre que atiradores experientes de revolver desenvolvem ao longo do tempo para "domar o recuo" a fim de lidar com os grandes Magnum. Embora as cargas de .460 sejam tão altas quanto um canhão da Guerra Civil e exijam um pouco de reaquisição de alvo, é possível ficar na mira com um cilindro de .454. É tão eficaz assim.


O Raging Hunter pode caçar?
Em nossos testes anteriores com o Raging Hunter, levamos o revólver para 50 jardas com as miras de fibra óptica totalmente ajustáveis e tivemos ótimos resultados. Em prol de testar ainda mais a viabilidade deste revólver como uma arma de caça, equipamos o mesmo com uma mira telescópica 2x de pistola e depois um ponto vermelho e o levamos para distâncias de até 250 jardas.

Resultados de precisão
A precisão foi testada apoiada em um bipé com suporte de travesseiro traseiro. As cargas .45 Colt com melhor desempenho foram testadas a 50 jardas. O FTX de 225gr da Hornady alcançou 2,10 polegadas, enquanto o Extreme Penetrator de 250gr da Lehigh Defense apresentou grupos de 5 tiros de 2,71 polegadas. As cargas .454 e .460 com melhor desempenho foram então testadas a 100 jardas com a mira 2x acoplada.

Embora os grupos a 100 tenham sido limitados a 3 tiros devido ao suprimento limitado e ao custo das munições, fiquei surpreso ao ver o potencial de precisão deste exemplar a 100 jardas. O cano de torção de 1:20 do Raging Hunter teve uma forte preferência por munições sem chumbo. O Barnes Expander de 250gr da Federal .454 apresentou o melhor grupo de todos, 1,65 polegadas, enquanto a carga Barnes Expander de 275gr da Federal .460 apresentou um grupo de 1,75 polegadas. Os Federal Swift A-Frames também foram precisos o suficiente para permanecer nas áreas vitais de um animal de caça a 3 polegadas. As cargas LFN .454 e 4,60 da Buffalo Bore não se saíram bem no departamento de precisão com este revólver.

Em seguida, apontei para alvos do tamanho de grandes animais a 200-250 jardas e consegui acertar com as cargas .454 e .460 usando o bipé. Este revólver tem um potencial sério como uma arma de caça viável que não só pode atingir alvos a uma distância moderada, mas também tem o poder de ancorar firmemente o animal de caça quando o faz.


Viabilidade de transporte
O tamanho enorme do Raging Hunter torna-o uma arma desajeitada para carregar. Não há realmente uma espécie de coldre específico para um revólver com mira telescópica e com um cano tão longo. Se eu tivesse que carregá-lo para caçar, há algumas bolsas com fecho dobrável que poderiam funcionar para esse trabalho, mas o método mais prático seria utilizar algumas bolsas modulares que se acoplam à minha mochila de caça Mystery Ranch ou uma caixa totalmente fechada com uma alça confortável para transportar essa fera. Essa seria também a forma preferida de transportar um revólver de caça em condições meteorológicas adversas.

Outra opção seria usar o suporte de bipé com alça ou acoplar uma eslinga QD (Quick Detach sling mounts) ou laço de alça ao trilho Picatinny. Então um laço de alça pode ser adaptado à parte inferior do cabo, resultando em um sistema de alça utilizável. O seu tamanho e método de transporte serão um pouco incômodos. Eu diria que, em vez de ser uma pistola para defesa pessoal contra grandes animais e caça, este revólver é mais adequado para as atividades de caça em emboscada ou caça parada.



Red Dot vs Miras Telescópicas
Concedido, este foi um teste um pouco injusto porque existem muitas boas escolhas para um Red Dot e não muitas escolhas para uma mira telescópica para revólver. Para o Red Dot, escolhi a unidade mais robusta, um Aimpoint ACRO P2 que encomendei há muito tempo e que acabou por chegar até mim durante o curso desta revisão. Para a mira telescópica para revólver, usei...uma Burris 2x que não é tão boa em um suporte aero, mas que encontrei por um preço muito baixo.

Se eu fosse usá-la para caçar, sem dúvida eu escolheria o Red Dot. Eu consegui ser tão preciso quanto com a mira telescópica, com uma imagem de visão muito mais fácil de obter e manter. As "simulações de urso atacando" com esta configuração foram fáceis de manter em um prato de 50 jardas, especialmente com o calibre .454 Casull.

O suporte elevado Scalarworks que eu tinha para o ACRO pode parecer errado em comparação com um suporte plano, mas tive a vantagem de poder ter dois zeros, um com as miras que eu podia ver através do suporte e outro com o ponto vermelho. Isso proporcionou muita diversão quando eu atirava rapidamente a diferentes distâncias ou com cargas diferentes, dependendo de como eu queria zerar as miras.

Tempo de disparo
Como prometido em nossa revisão inicial, eu medi o gatilho após 32 disparos. O gatilho de dupla ação foi muito pesado para a escala de gatilho e teve uma etapa de empilhamento significativa cerca de 1/2 do caminho. Este não é um revólver de grande calibre que você acidentalmente irá disparar duas vezes. O gatilho de ação simples era nítido e previsível e quebrou limpo com 6 libras e 4 onças.

Dito isso, preferi fazer meus disparos de longo alcance e a maioria dos disparos fora de mão, puxando o gatilho de dupla ação de maneira limpa. Esse método promoveu melhor acompanhamento e ajudou a prevenir o tremor com as cargas mais robustas do .460 também.


Impressões gerais
Objetivamente, o Taurus Raging Hunter teve um desempenho impecável durante os testes com 200 tiros de .45 Colt, 60 tiros de .454 Casull e 60 tiros de .460 S&W. A precisão também foi excelente, uma das melhores que já vi em um revólver de fábrica e certamente a melhor que já vi em um .454 ou .460.

Subjetivamente, o Taurus Raging Hunter foi surpreendentemente controlável em todos os aspectos. Concluí meu teste acertando uma silhueta com um cilindro cheio de munição .460 de 300gr fora de mão a 100 jardas, terminando com um sorriso no rosto e sem dor na minha mão. Isso resume praticamente o Taurus Raging Hunter de 10 polegadas. Se você está procurando um repetidor que seja legal para caçadas com arma de "curto alcance", mas que ainda possa chegar a 250 jardas, este é provavelmente um bom revolver para se olhar.

Embora eu relute em adicionar um .460 à minha coleção, já que investi um pouco no .500 S&W, estou considerando fortemente a aquisição de um Taurus Raging Hunter de 10 polegadas em .460 depois de colocar este à prova.

Contras:

Desajeitado para carregar
Munição de potência total cara

Prós:

Provavelmente, o revólver .460 S&W mais controlável
Ótima opção para caçadas com arma de curto alcance ou específicas para revólver
Freio extremamente eficaz
Empunhadura confortável
Muito preciso
Boas miras
Trilhos para acessórios
===xxx===

Lançamento no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque