Pesquisar este portal

14 maio, 2023

Embraer C-390 Millennium é o favorito na República Checa


*Aviacionline Defensa, por Gaston Dubois - 13/05/2023

A Força Aérea da República Tcheca quer aumentar sua capacidade de transporte com a aquisição de dois aviões de médio porte, para o quê o Embraer C-390 Millennium lidera o caminho.

O General de Brigada Petr Čepelka, chefe da Força Aérea da República Tcheca, concedeu uma entrevista ao jornal iROZHLAS na qual discorreu sobre o presente da Força e, em particular, sobre os projetos de aquisição atualmente em andamento ou planejados.

No que diz respeito à aviação de transporte, a Força Aérea Checa conta atualmente com seis Airbus C295, mas a intenção é reforçar essa capacidade com a aquisição de aeronaves de transporte médio. São três modelos concorrendo ao contrato futuro, são eles o Airbus A400M , o Lockheed Martin C-130J e o Embraer C-390 Millennium.

E no contexto da referida entrevista, o General de Brigada Petr Čepelka não teve escrúpulos em afirmar que o C-390 da Embraer é sua opção preferida.

Por que o C-390?
Entre as características do C-390 (ou KC-390, se a opção de reabastecimento em voo for escolhida) Čepelka destaca sua capacidade de realizar missões para ajudar a população civil e militar em todo o mundo dentro de um contexto de interoperabilidade sob a OTAN /Padrões da OTAN.

Comparado ao C295 atualmente em serviço, o C-390 pode voar mais rápido, mais longe e com muito mais carga útil. De fato, é de vital importância que as aeronaves brasileiras possam acomodar e transportar os blindados de combate 8×8 Pandur II, do Exército Tcheco. A incorporação de aeronaves de transporte médio permitiria otimizar os recursos disponíveis da Força Aérea Tcheca.

“Se realizarmos tarefas de transporte com esta aeronave maior, usaremos as aeronaves CASA (Airbus C295) de maneira otimizada e significativa para as tarefas para as quais foram compradas”, disse o chefe da Força Aérea Tcheca.

Outras características que parecem beneficiar o Millennium frente à concorrência, pelo menos segundo o entrevistado, é que o produto da Embraer seria mais barato de operar, e poderia ser acomodado com relativa facilidade à infraestrutura existente no país.

“Se avaliarmos todas as circunstâncias importantes que de alguma forma afetam a aquisição desse tipo de aeronave, provavelmente poderemos obter uma aeronave exatamente dessa categoria, como o Embraer C-390”, reconheceu Petr Čepelka.

Participação da Indústria Tcheca
Também é importante observar que em 2010 a República Tcheca assinou uma carta de intenções (LOI) para a possível compra de dois KC-390. Pelo acordo, a empresa aeroespacial tcheca AERO Vodochody tornou-se parceira estratégica da Embraer e fornecedora de peças para as aeronaves a serem entregues.

A Aero é totalmente responsável pelo desenvolvimento, industrialização, suporte à certificação e produção do Fixed Wing Leading Edge (FLE) e na industrialização e produção de todas as portas, rampa de carga e seção traseira da fuselagem II.

Embora o comandante da Força Aérea Tcheca afirme que o fato de as peças do avião serem fabricadas em seu país não influencie sua predileção pelo modelo brasileiro, é provável que para o Ministério da Defesa e para a indústria aeroespacial tcheca isso não influencie.

Status do programa
O General de Brigada Petr Čepelka informou que a Força Aérea estaria pronta para finalizar as especificações necessárias para a aquisição de aeronaves de médio transporte, e que nos próximos dias os referidos documentos serão enviados ao escritório de aquisições, para que possam continuar com o conjunto do concurso.

Se tudo correr bem, Čepelka espera ter pelo menos uma das aeronaves de transporte médio instaladas até 2024 ou 2025, o mais tardar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque