Pesquisar este portal

06 maio, 2023

Por que as companhias aéreas estão recorrendo ao Embraer E2 para atingir metas de eficiência


*Simple Flying, por Sumit Singh - 05/05/2023

Já se passaram cinco anos desde que a série Embraer E2 entrou em serviço. A transportadora norueguesa Widerøe apresentou o E190-E2, em 24 de abril de 2018, e a família se tornou uma estrela em ascensão em todo o setor.

Perspectivas regionais
O E175-E2 , E190-E2 e E195-E2 têm a missão de combinar e fornecer maior eficiência para operações regionais em todo o mundo. Nove companhias aéreas operam atualmente a série:
- Air Astana
- Air Kiribati
- Air Peace
- Azul
- Binter Canarias
- Helvetic Airways
- KLM Cityhopper
- Porter Airlines
- Widerøe

No entanto, os operadores estão cada vez mais voltando sua atenção para o narrowbody. Por exemplo, em outubro, a TUI confirmou que havia escolhido o E195-E2 devido ao seu silêncio e papel como "a aeronave mais eficiente com menos de 150 assentos. Além disso, em fevereiro, a Scoot de Cingapura revelou que receberá nove E190-E2, tornando-se a primeira companhia aérea em seu país a operar a aeronave. A companhia aérea está animada para transportar 112 passageiros em uma configuração de classe única em voos de até cinco horas.

Com esse impulso, a Simple Flying conversou com Daniel Galhardo, diretor de estratégia da Embraer , para saber mais sobre os benefícios das aeronaves da empresa. Falamos na cúpula Sustainable Skies em Farnborough International no mês passado. Assim, era o momento perfeito para mergulhar nos benefícios ambientais do E2.

Unidade de eficiência
A Embraer notou inicialmente que o E2 tinha um consumo de combustível 1,3% melhor do que o esperado. Com a ajuda dos turbofans Pratt & Whitney PurePower Geared que substituíram os motores General Electric, o progresso é de 17,3% em relação ao original.

O fabricante observou que o programa PW1000G afirma ser “16% mais eficiente do que os motores comparáveis ​​atualmente em uso em aviões regionais e jatos crossover de fuselagem estreita” e, ao substituir aeronaves maiores e menos eficientes pelo E2 menor, mas de tamanho correto, “as companhias aéreas podem reduzir o carbono emissões em até 30%.”

Os benefícios de sustentabilidade da aeronave só devem continuar com o advento do combustível de aviação sustentável. Por exemplo, o Embraer E195-E2 completou seu primeiro voo 100% SAF no verão passado.

Na ocasião, a Embraer declarou: “O E2 já é a aeronave de corredor único mais eficiente voando atualmente, economizando até 25% de emissões de CO2 em comparação com aeronaves da geração anterior. Esta redução nas emissões pode ser aumentada até uns impressionantes 85% com 100% SAF".

Desde então, a Embraer destacou que empresas como a KLM assumiram o E2 após experiências com o E1, principalmente devido às perspectivas de sustentabilidade. A transportadora holandesa comemorou recentemente dois anos de operações do E195-E2 e expressou que adotou o modelo para ajudar a reduzir seu impacto ambiental e aumentar a capacidade em rotas de alta densidade, aliviando o fardo do sempre movimentado Aeroporto de Schiphol. A frota da companhia aérea é composta por 17 E170, 30 E190 e 15 E195-E2.

Enquanto estava a bordo do E195-E2 durante seu primeiro voo para o aeroporto London City no verão passado, notei o espaço generoso disponível nos assentos confortáveis. Portanto, embora haja benefícios de eficiência, a experiência do passageiro não é perdida.

Esta viagem para a cidade de Londres significa outra razão pela qual a série é popular entre certas companhias aéreas. Ele pode operar em aeroportos com limitações graças às suas habilidades únicas. Com um botão exclusivamente dedicado a aproximações íngremes, é um mestre em operar em condições apertadas.

Além disso, lugares como London City têm restrições de ruído. Nesse fator, o rival do E2, o Airbus A220-300, é 11% mais ruidoso quando medido em EMPdB. A percepção de ruído do E2 também é 28% menor que a do A321neo.

Olhando para frente
A região da Ásia-Pacífico é uma área com grande potencial para a Embraer. Galhardo observou que, embora existam boas perspectivas globalmente, há boas perspectivas de crescimento na Ásia, especialmente neste período de recuperação. Ainda nesta semana, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, acrescentou que "boas notícias" são esperadas em breve da China.

A Embraer divulgou que o E2 é o ajuste perfeito para o setor chinês. A empresa também está empenhada em atender a um aumento na demanda de viagens aéreas indianas. A indústria nacional do país está passando por uma transformação considerável, e a capacidade, conforto e eficiência do E2 se encaixariam naturalmente nos mercados médios.

Assim, podemos esperar que a ascensão do E2 continue ao longo da década. Com a sustentabilidade no topo da agenda da indústria da aviação, o E2 combinará bem com outras iniciativas ambientais para inaugurar um novo capítulo para o mercado.

Fonte: Air Data News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque