Pesquisar este portal

17 julho, 2023

Com mísseis de cruzeiro indianos, Argentina busca vantagem estratégica no Continente

Enquanto o Brasil ainda não sabe o que faz com a Avibras - única fabricante de mísseis de cruzeiro da América Latina - a Argentina vai à Índia para adquirir esse tipo de armamento, buscando uma vantagem estratégica na América do Sul.



*Financial Express, por Huma Siddiqui - 17/07/2023

A Argentina expressou grande interesse no sistema de mísseis lançados do ar BrahMos, marcando um passo significativo para melhorar suas capacidades de defesa. Com a chegada do ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, a Nova Delhi, as negociações estão marcadas para acontecer nas instalações de BrahMos, destacando a crescente cooperação entre as duas nações.

O míssil de cruzeiro supersônico BrahMos, um produto da joint venture indo-russa, atraiu a atenção de vários países da América do Sul, incluindo Argentina, Brasil e Chile. O Financial Express Online informou anteriormente que na recente exposição de defesa no Brasil 'LAAD', várias delegações da região visitaram o estande da BrahMos, demonstrando sua curiosidade sobre este míssil desenvolvido localmente.

Um míssil supersônico multiplataforma
A versatilidade do míssil BrahMos não pode ser subestimada. Ele pode ser lançado de uma ampla variedade de plataformas, incluindo caças, submarinos, navios e sistemas terrestres. Tendo sido introduzido nas Forças Armadas da Índia, a proeza operacional do míssil foi comprovada. Conforme relatado anteriormente, adicionalmente, os testes em andamento visam estender seu alcance além dos atuais 290 quilômetros, chegando até 450 quilômetros e até 600 quilômetros. O lançamento de teste bem-sucedido do destróier de mísseis stealth local, INS Visakhapatnam , é uma prova de sua eficácia.

Argentina busca vantagem estratégica
O interesse da Argentina em mísseis de cruzeiro decorre da necessidade de fortalecer suas capacidades de defesa. Em um cenário de segurança em constante evolução, possuir tecnologia de ponta torna-se crucial para proteger os interesses nacionais. Mísseis de cruzeiro oferecem uma vantagem estratégica, fornecendo capacidades de ataque de precisão de longo alcance, aumentando a dissuasão e permitindo uma resposta rápida em situações críticas. “Ao adquirir o sistema BrahMos, a Argentina poderia melhorar significativamente sua postura de defesa, garantindo a proteção de sua integridade territorial e segurança nacional”, explicou um oficial superior, que preferiu permanecer anônimo.

Filipinas foi o primeiro país a adquirir o BrahMos
A BrahMos Aerospace Pvt Ltd, já realizou exportações com sucesso. O recente contrato com as Filipinas, no valor de US$ 375 milhões, destaca a demanda global por esse notável sistema de armas. A Marinha das Filipinas adquiriu três baterias do míssil, com discussões em andamento para uma variante terrestre para fortalecer seu exército. Este sucesso abre caminho para potenciais exportações para outras nações, após o cumprimento de procedimentos intergovernamentais necessários.

Além disso, a joint venture indo-russa por trás da BrahMos é considerada uma “jóia preciosa” na cooperação de defesa entre a Índia e a Rússia. Esta colaboração significa a confiança e experiência compartilhada entre as duas nações, resultando no desenvolvimento de tecnologia militar avançada. Ao alavancar essa parceria, a Argentina pode aproveitar o conhecimento e a experiência acumulados, fortalecendo ainda mais suas capacidades de defesa.

O interesse da Argentina em adquirir mísseis de cruzeiro, especificamente o sistema BrahMos, reflete seu compromisso com a modernização de sua infraestrutura de defesa. À medida que a Argentina se envolve em negociações com autoridades indianas, o potencial de colaboração nesse domínio é promissor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque