Pesquisar este portal

09 abril, 2024

Embraer e Correios assinam MoU para estudos de otimização no transporte aéreo de cargas

O C-390 Millennium poderá também ser utilizado para o transporte de carga pelos Correios


*LRCA Defense Consulting - 09/04/2024

A Embraer e os Correios, empresa postal controlada pelo Estado brasileiro, assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) focado no transporte aéreo de carga. Ambas as empresas realizarão estudos conjuntos para avançar na otimização e expansão das redes aéreas brasileiras e internacionais de grandes cargas e mercadorias.

A parceria estratégica entre as empresas buscará aumentar a eficiência dos Correios no transporte aéreo e reduzir custos de operação em comparação com outros modais. Também avaliará desafios e oportunidades para novos modelos de negócios envolvidos nas plataformas da Embraer, como o E-190F, E-195F e C-390 Millennium.

“Com essa parceria poderemos trazer mais eficiência à nossa malha logística e assim beneficiar a população brasileira, que é a nossa maior missão como empresa pública e representante do governo federal; nenhuma outra empresa de logística tem metade das companhias aéreas e das cargas movimentadas pelos Correios", afirma Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios. O executivo destaca ainda que a remodelação da malha aérea da estatal faz parte do projeto de modernização da empresa, os Correios do Futuro.

“Temos muita satisfação em colaborar com os Correios no estudo de uma rede logística mais eficiente para o transporte de mercadorias, tanto no Brasil quanto internacionalmente. A Embraer possui um portfólio consolidado de aeronaves e as soluções a serem estudadas em conjunto permitirão aos Correios ampliar a oferta de serviços aos seus clientes com alta confiabilidade e eficiência”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Contratos para conversão de até 20 E-Jets em cargueiros

A Embraer está dentro do cronograma para concluir sua primeira conversão do E-Jet para uma versão cargueira da aeronave, já tendo concluído com sucesso o primeiro teste de voo. A Embraer possui atualmente dois contratos para conversão de até 20 E-Jets em cargueiros.

O C-390 Millennium poderá ser utilizado para o transporte de carga pelos Correios

Fato inusitado: "C-390 Correios". Novo nicho de mercado?
Esta Consultoria ressalta o fato de o documento ter sido firmado pelo Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança e, também de uma possível utilização da aeronave multimissão C-390 Millennium, o que é bastante inusitado, haja vista que o MoU é focado no transporte aéreo de carga civil realizado pelos Correios. No entanto, a própria imagem acima, divulgada pela Embraer, mostra um C-390 com as cores e o logo dos Correios, o que comprova a possibilidade.

Registra-se que o negócio de E-Freighter da Embraer não está nas atribuições de nehum dos diretores da empresa, pelo menos conforme a Estrutura Organizacional descrita na página do RI. Salvo se esteja também na alçada de Bosco da Costa Junior, é possível que a explicação possa ser encontrada na frase: "avaliará desafios e oportunidades para novos modelos de negócios envolvidos nas plataformas da Embraer, como o E-190F, E-195F e C-390 Millennium".

A utilização do C-390 pelos Correios poderia estar abrindo um novo nicho para esta aeronave, já que ela tem grande capacidade de carga (2,4 vezes a do E-190F e 2,11 vezes a do E-195F), boa velocidade (similar aos E-190/195F) e facilidade para pousar em pistas mais curtas (1.630 metros para logística) e não pavimentadas.

Para um país de dimensões continentais como o nosso e com um interior carente de pistas para aeronaves civis de maior porte, o "C-390 Correios" poderia estar presente em locais que hoje não estão ao alcance de tais aeronaves, ofertando uma grande capacidade de carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque