Brasil e Coreia do Sul unem forças para o primeiro lançamento comercial espacial brasileiro
*LRCA Defense Consulting - 10/11/2025
O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, será palco em 22 de novembro de 2025, às 15h, do primeiro lançamento comercial de foguete no Brasil, com a decolagem do Hanbit Nano, um foguete desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace. A ação faz parte da Operação Spaceward 2025, uma iniciativa da Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), que marca a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais.
Com 21,9 metros de comprimento e tecnologia híbrida de propulsão — combustível sólido e líquido — o Hanbit Nano transportará cinco satélites e três experimentos científicos de instituições brasileiras, sul-coreanas e indianas. Esses equipamentos coletarão dados relevantes sobre o clima, o meio ambiente e o espaço em condições de microgravidade.
Quase 400 profissionais da FAB, incluindo militares e civis, atuam na coordenação e execução do lançamento, que reforça a importância da base de Alcântara, reconhecida internacionalmente por sua localização próxima à linha do Equador. Mais do que um marco tecnológico, o lançamento simboliza a crescente independência espacial brasileira e o fortalecimento de parcerias internacionais no setor aeroespacial.
Além dos experimentos científicos, o lançamento levará ao espaço mensagens de estudantes de Alcântara, representando o sonho e a participação da comunidade local nesta nova era espacial do Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).