Pesquisar este portal

15 julho, 2021

Taurus apoia a comunidade de São Leopoldo em seu maior momento cultural

Casinhas enxaimel já estão na Rua Independência para a São Leopoldo Fest -  Região - VS
Créditos: Jornal VS 2019

*LRCA Defense Consulting - 15/07/2021

A partir do dia 16, as casinhas em estilo enxaimel - verdadeiros símbolos da imigração alemã usadas para comercialização de produtos alimentícios tradicionais originários do país europeu - começarão a ser instaladas na Rua Independência, no Centro de São Leopoldo, onde funcionarão pelo período de 30 dias, sendo parte importante das comemorações da São Leopoldo Fest 2021, que celebrará os 197 da chegada dos primeiros colonos alemães ao Brasil.

Em mais uma participação de apoio à comunidade, desta vez para o momento festivo de maior significado cultural para o município de São Leopoldo e para o Vale do Sinos, todo o material usado para o restauro das casinhas foi doado pela empresa Taurus. Os trabalhos de restauração foram realizados por funcionários da Prefeitura.

Casinhas enxaimel já estão na Rua Independência para a São Leopoldo Fest -  Região - VS
Créditos: Jornal VS 2019

São Leopoldo Fest
A São Leopoldo Fest é uma festa já tradicional da cidade, considerada a maior festa do gênero na região do Vale do Rio dos Sinos. Sua origem remonta às comemorações realizadas pelos imigrantes alemães em clubes sociais, com danças, comidas e bandas típicas. Acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da cidade, em 1990 consolidou-se como uma grande festa, envolvendo a comunidade e expandindo-se a muitos municípios da região.

O evento oferece a oportunidade para o resgate da cultura alemã e a sua tradição, através do encontro dos imigrantes, danças, teatro, artesanato, música, com apresentação de bandas típicas, visitação aos museus, gastronomia (restaurantes tipicamente alemães). A São Leopoldo Fest acontece sempre no mês de julho, contemplando a data 25 de julho, com a duração de 10 dias. Com uma programação cultural diversificada, durante os dias de evento a média de público é de 300 mil visitantes.

Festejar São Leopoldo como berço da colonização alemã no Brasil transforma a cidade, nesses dias de julho, no centro cultural e turístico da região e do Estado. Neste contexto, a festa vai se estender para todas as regiões do município, com atividades descentralizadas, culturais e de intercâmbio de idéias e histórias.

São Leopoldo foi a primeira cidade do Estado fundada pelos imigrantes alemães, carregando, por isto, o título de “berço da imigração alemã”.

Os primeiros imigrantes alemães chegaram as margens do Rio dos Sinos em 25 de julho de 1824. Com as sucessivas levas de imigrantes, cresceu rapidamente a colônia de São Leopoldo, atingindo no final de 1826, uma população superior a 2.000 habitantes. Em 10 de abril 1846, atendendo a pedidos da população, São Leopoldo foi levada a categoria de vila e desmembrada de Porto Alegre.

A intensificação da agricultura, e mais tarde com o início da industrialização, os imigrantes inauguraram em São Leopoldo uma nova era no território gaúcho.
Hoje, São Leopoldo possui cerca de ‎229,678 hab. mil habitantes, tem 103,91 km2 de extensão e distante 34 km de Porto Alegre. É portal da rota romântica, que é formada por 13 municípios, entre eles Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque