Pesquisar este portal

15 maio, 2022

Após derrota na guerra contra o Azerbaijão, Armênia quer facilitar o armamento de seus cidadãos


*Eurasianet, por Arshaluis Mgdesyan - 12/05/2022

O partido no poder da Armênia está buscando afrouxar significativamente as regras para civis obterem armas, propondo uma nova legislação que, segundo eles, ajudará o país a se defender melhor após a derrota militar de 2020 para o Azerbaijão. Mas os opositores do projeto temem que isso possa levar a um aumento no crime relacionado a armas no país.

O projeto de lei, apresentado por membros do partido do primeiro-ministro Nikol Pashinyan em 18 de abril, reduziria os requisitos para compradores de fuzis pela primeira vez, eliminaria os limites de compra de munição e estenderia o prazo de validade das licenças de armas. Ele também adiciona alguns novos regulamentos, forçando novos licenciados a passar em um exame e aumentando a idade para posse legal de armas de 18 para 21.

“Isso é muito importante em termos de aumentar nossa capacidade de defesa como nação e estado, dadas as ameaças à nossa segurança”, disse Vigel Gabrielyan, um membro do Contrato Civil do parlamento e patrocinador do projeto de lei, à Eurasianet. “Precisamos dar às pessoas que desejam a oportunidade de dominar as habilidades de manuseio de armas, especialmente porque a demanda por isso na sociedade armênia só está crescendo após a guerra de 2020.”

A derrota militar da Armênia em 2020 e a perda de grande parte do território em torno de Nagorno-Karabakh que controlava desde a década de 1990 aumentou o medo dos armênios por sua segurança. As posições militares do Azerbaijão foram estabelecidas mais perto do território armênio do que antes, houve várias incursões transfronteiriças e a liderança do Azerbaijão continua a usar uma retórica ameaçadora contra os armênios.

Abet Madoyan, que ensina ciência de dados na Universidade Americana da Armênia em Yerevan, comprou sua primeira arma, uma espingarda Vepr VPO-213 fabricada na Rússia, após a guerra de 2020. Ele agora está trabalhando para melhorar suas habilidades, indo a um campo de tiro periodicamente. “Quero estar pronto para o combate”, disse ele.

Ele apóia a liberalização da lei de armas da Armênia.

“Dada a ameaça à segurança da Armênia, a população deve se armar muito rapidamente e dominar as habilidades de defesa civil”, disse ele à Eurasianet. “O Estado não está fazendo o suficiente para melhorar a capacidade de defesa do país e da sociedade como um todo. Nós provamos os frutos dessa política na guerra de 2020, nossa sociedade estava completamente despreparada para isso.”

Sob a lei atual, um armênio só pode adquirir uma licença para um fuzil depois de ter sido licenciado por cinco anos para possuir uma arma de cano liso como uma espingarda. A nova legislação exigiria que os novos licenciados passassem por um teste (incluindo elementos escritos e de tiro), mas permitiria a posse de um fuzil imediatamente, sem a espera de cinco anos. A lei também permitiria que os cidadãos possuíssem até 10 armas de fogo, um aumento em relação às cinco atuais.

Artsrun Hovhannisyan, ex-porta-voz do Ministério da Defesa que agora é especialista da equipe do comitê de defesa e segurança do parlamento, disse que a liberalização das leis está atrasada.

“Esta é uma lei muito importante do ponto de vista de aumentar nossa capacidade de combate”, disse ele à Eurasianet. “Só o fato de um cidadão armênio a partir de 21 anos poder comprar armas, participar de algum tipo de exercícios táticos, semelhantes aos que são realizados no exército, já seria uma grande vantagem.”

A legislação também obteve o apoio de comerciantes de armas. “Esperamos que as vendas cresçam após a remoção da barreira de cinco anos para a aquisição de armas raiadas, pois a demanda está crescendo agora”, disse Samvel Margaryan, diretor da Aspar Arms, o maior revendedor de armas da Armênia. “Muitas pessoas querem comprar um fuzil imediatamente sem ter que possuir uma espingarda de caça por cinco anos”, disse Margaryan à Eurasianet.

Mas a lei alarmou alguns, incluindo ativistas da paz, que temem que isso aumente o crime relacionado a armas no país.

Há uma forte “subcultura criminosa” na Armênia que pode exacerbar os problemas de tráfico de armas se as armas se tornarem mais fáceis de adquirir, disse Edgar Khachatryan, chefe da ONG Peace Dialogue. “Se não derrotamos essa subcultura criminosa, há um perigo na vida civil: o acesso mais fácil às armas levará a um aumento nos crimes”, disse Khachatryan à Eurasianet.

Mas Gabrielyan, o patrocinador do projeto, disse que essas preocupações são infundadas.

“Se colocarmos armas à disposição do cidadão comum, um criminoso em potencial pensará duas vezes antes de atacar alguém, já que uma pessoa armada pode se defender efetivamente”, disse.

Embora essa lógica tenha sido refutada nos Estados Unidos, onde estudos mostraram que níveis mais altos de posse de armas levam a uma maior violência armada, Gabrielyan disse que espera que os resultados sejam diferentes na Armênia.

“Na verdade, estudamos boas práticas globalmente, principalmente a experiência dos países bálticos, e isso indica o contrário: o número de crimes com armas adquiridas legalmente tende a zero. As pessoas cometem crimes com armas adquiridas ilegalmente”, disse.

Embora a nova legislação não tenha nenhuma disposição sobre a redução do comércio ilegal de armas, os redatores estão trabalhando nisso, disse Gabrielyan. Eles consultaram a polícia e monitorarão a situação após a adoção do projeto de lei, e podem alterar a lei ou introduzir regulamentos separados, disse ele.

A nova lei também legaliza o uso de uma arma se alguém for atacado em casa. No entanto, alguns duvidam da capacidade do sistema de justiça da Armênia de julgar de forma justa esses tipos de casos.

“Onde e quando as armas podem ser usadas, em quais casos será considerado legítima defesa e em quais não?” perguntou a defensora dos direitos humanos Nina Karapetyants em entrevista à Eurasianet. “Este é um mecanismo muito complexo e, conhecendo as falhas em nosso sistema de aplicação da lei e tribunais, duvido muito que esses mecanismos funcionem. Receio que uma pessoa possa ser colocada atrás das grades por usar armas e outra pessoa, que pode ser amiga [de agentes da lei], seja libertada”.

Gabrielyan reconheceu que a nova legislação pode precisar de refinamento nessas questões. “Concordamos que a regulamentação legislativa em caso de legítima defesa não é clara, precisa ser mais desenvolvida”, disse.

Outra disposição-chave do projeto de lei: “forneceria aos moradores de determinados assentamentos armas de combate” e que o governo determinaria a lista específica de assentamentos. Isso parece se aplicar a áreas ao longo da fronteira com o Azerbaijão, onde as preocupações de segurança são sentidas com mais intensidade .

Em abril, o governo rejeitou um projeto de lei da oposição que teria emitido armas para moradores de áreas fronteiriças, argumentando que não era necessário dada a existência de seu projeto de lei. “O projeto de lei que propusemos lida não apenas com assentamentos de fronteira, mas com todo o espectro”, disse Gabrielyan.

Dado o apoio do partido no poder, que detém grande maioria no parlamento e que pouco faz sem a iniciativa do governo, este projeto de lei tem muito mais chances de ser aprovado. A lei, formalmente chamada “Sobre a regulamentação da circulação de armas”, terá que ser debatida na comissão parlamentar de defesa e segurança nacional, além de receber aprovação do governo. Entraria em vigor três meses após a aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque