Pesquisar este portal

11 maio, 2022

Índia: com o fuzil T4, Taurus avança mais um passo em licitação de 94 mil armas


*LRCA Defense Consulting - 11/05/2022

Durante as lives de hoje, onde o CEO da Taurus Armas, Salesio Nuhs, e o CFO, Sérgio Sgrillo Filho, comentaram sobre os excelentes resultados do 1T22 e as perspectivas futuras para a empresa, uma informação divulgada é de suma importância: a Taurus já avançou mais um passo na licitação do governo indiano, onde este quer importar, em caráter emergencial, cerca de 94 mil fuzis CQB.

A empresa está concorrendo com o seu consagrado fuzil Taurus T4 calibre 5,56 x 45mm e, em fevereiro passado, a equipe que viajou para a Índia, juntamente com integrantes da Jindal Defence, estiveram  na Escola de Infantaria Mhow, na cidade de Indore, onde realizaram a demonstração do fuzil para as Forças Armadas Indianas, visando essa licitação e outra futura que poderá chegar a cerca de 350 mil fuzis em cinco anos.

Para essa importante atividade, a Taurus levou 15 fuzis T4 automáticos em diferentes variações, como modelos de 14,5”, 11,5” e 7,5” de cano, guarda-mãos de alumínio quad-rail e M-Lok, diferentes miras e carregadores metálicos e de polímero.

Após ter sido aprovado completamente nos testes iniciais, a novidade agora é o novo passo da licitação: o Exército Indiano já definiu as especificações do fuzil que quer. Assim, a Taurus aguarda agora a solicitação para que envie um novo lote de armas para os testes definitivos.

Tomando-se por base outras licitações internacionais já vencidas pela empresa com o fuzil T4, caso a seja a vencedora também nessa, o fato poderá significar o ingresso de cerca de 55 milhões de dólares em seu caixa.

A possibilidade de a escolha do fuzil T4 pelo Exército Indiano estar cada vez mais próxima, entusiasma a empresa brasileira e seus acionistas, haja vista que, além de os frutos financeiros serem totalmente da Taurus Brasil, poderá marcar a entrada, em grande estilo, no maior e mais inexplorado mercado capitalista de armas leves do mundo, abrindo também caminho, já com a joint venture Jindal Taurus, para a grande licitação de mais de 350 mil fuzis planejada pelo Exército Indiano, isso sem contar a possibilidade fornecimento de pistolas e submetralhadoras para substituir as obsoletas armas em uso pelas forças armadas desse país.

Os executivos da Taurus também afirmaram anteriormente que outras quatro licitações menores estão em curso no país, com boas chances de sucesso. Segundo informações já divulgadas, estas são:
- para a Guarda de Segurança Nacional: submetralhadora SMTP9;
- para a polícia de um estado, que poderá adquirir até 4.000 unidades do fuzil T4;
- para polícia da cidade de Aizawl, capital do estado de Mizoram: pistolas TS9 e TH9c;
- para uma outra força que não foi anteriormente divulgada: a empresa não especificou a(s) arma(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque