Pesquisar este portal

07 junho, 2022

Embraer oferece o C-390 Millennium à Força Aérea Indiana para carga e reabastecimento aéreo


*Financial Express Online, por Huma Siddiqui - 06/06/2022

Em um potencial aumento das capacidades de transporte da Força Aérea Indiana (IAF), a fabricante brasileira de aeronaves Embraer revelou que está “em negociações” com as autoridades indianas com sua oferta do C-390 Millennium.

Esta é uma aeronave de transporte militar a jato de tamanho médio, bimotor, que, se introduzida, dará à IAF capacidades significativas de transporte de carga pesada.

O Financial Express Online revela exclusivamente o que a empresa tem a oferecer junto com outras verticais com que procura colaborar com a Índia. Ambas as nações mantêm relações bilaterais cordiais, e a oferta do C390, se garantida, consolidará ainda mais esses laços no domínio da defesa.

Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança disse ao Financial Express Online: “No C390 temos certeza absoluta de que é o produto certo para a Índia. Na Índia, para ser franco, estamos no início do processo com as autoridades indianas. E acreditamos que com o parceiro indiano certo e a abordagem certa, seremos capazes de entregar para a Índia a melhor solução, mesmo integrando no avião produtos indianos, capacidades e capacidades para o avião".

“Estamos absolutamente abertos para integrar no avião soluções indianas, não apenas para a Índia, mas também para outros países”, acrescentou Jackson Schneider Presidente e CEO.

A gigante aeroespacial do Brasil colaborou com a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) para produzir três AEW&C 'Netra' na plataforma Embraer ERJ145, operada pela Força Aérea Indiana (IAF).

Além disso, os jatos Legacy 600 da Embraer estão sendo operados pela IAF e pela Força de Segurança de Fronteiras (BSF) para o transporte de funcionários do governo e VIPs.

Possibilidade de vender C-390 e outras plataformas para a Índia e BRICS

Em resposta a outra pergunta sobre a empresa olhando para a Índia, de acordo com Jackson Schneider President & CEO, “A Índia é um grande mercado, é um dos países que estamos próximos geopoliticamente. Eu estava representando o Brasil no capítulo BRICS e me engajei em muitas conversas com a Índia. A Índia tem na defesa uma indústria muito complementar. Estamos muito abertos a discutir e fazer mais coisas juntos. Como fizemos no passado, estamos abertos a ver os dois países desenvolvendo coisas juntos e desenvolvendo soluções juntos".

Campanha
“Há campanhas que não terminam em 2-3 meses, exigem tempo, mas estamos muito otimistas”, explicou um executivo da empresa.

Quais outras Forças Aéreas fizeram pedidos para essas aeronaves?
De acordo com Jackson Schneider President & CEO, “A Força de Defesa Húngara e as Forças Armadas Portuguesas assinaram contratos para a aeronave multimissão do C-390 Millennium”. As entregas estão previstas para começar em 2023.

Esses dois países se inscreveram para aeronaves com configuração de reabastecimento ar-ar (AAR). Essas aeronaves, totalmente compatíveis com a OTAN, podem ser usadas para reabastecer o JAS 39 Gripen que a Força Aérea Húngara está operando.

Portugal encomendou cinco Embraer C-390 Millennium e a primeira aeronave será entregue no próximo ano e servirá de apoio às operações realizadas pelas Forças Armadas daquele país, bem como aumentará a prontidão em missões de interesse nacional.

É adequado para IAF?
Sim. O avião tem capacidade para realizar missões em diferentes terrenos e ambientes extremos do país. Pode fazer parte de equipe de resposta rápida e, quando necessário, realizar outras missões também.

Reabastecedor aéreo
Esta aeronave tem a capacidade de ser usada como reabastecedor aéreo e pode ser de grande ajuda para a IAF. No ano passado, as negociações estavam em andamento com a Airbus para o arrendamento de um 330 multi-role tanker transport (MRTT) para atender à necessidade urgente de reabastecimento de aeronaves no ar.

E em uma interação exclusiva com o Financial Express Online, um alto executivo da empresa aeroespacial norte-americana Boeing disse que a empresa está aberta à ideia de alugar o KC-46 tanker, que é um derivado do avião de passageiros Boeing 767 para a IAF.

Atualmente, existem seis aviões-tanque russos IL-78 que estão enfrentando grandes problemas de manutenção.

Enquanto isso, a estatal Hindustan Aeronautics Limited e a Israel Aerospace Industries assinaram um memorando de entendimento para trabalhar sob a iniciativa Make in India para converter uma aeronave civil em uma aeronave Multi Mission Tanker Transport (MMTT).

Mais sobre o C390
De acordo com a apresentação da empresa, o Embraer C-390 Millennium é uma aeronave de transporte aéreo médio multimissão. A Força Aérea Brasileira (FAB) possui cinco C-390 em sua frota de transporte. As aeronaves produzidas na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo, são capazes de transportar tropas e cargas, podendo ser utilizadas para reabastecimento aéreo, combate a incêndio, evacuação médica, busca e salvamento e ampla gama de missões.

A FAB operou essas aeronaves em várias missões humanitárias domésticas e internacionais – transportando suprimentos médicos e essenciais durante a pandemia global do COVID-19; foi em missão à República do Líbano em 2020.

Em 2021 participou da Operação Culminante, nos Estados Unidos – exercício conjunto operacional que inclui a Força Aérea e o Exército Brasileiro e a USAF e o Exército dos EUA.

(A viagem para a reportagem foi patrocinada pela Embraer, Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque