Pesquisar este portal

20 março, 2023

Por que o E-Jet da Embraer é a aeronave certa para a Ásia


*Simple Flying, por Michaell Doran - 18/03/2023

Nos próximos 20 anos, a Airbus prevê que o mundo precisará de cerca de 39.500 novos aviões, sendo 80% de fuselagem estreita de corredor único. O OEM acrescenta que 46% desses 31.600 narrowbodies são direcionados para as companhias aéreas da Ásia-Pacífico e da China, impulsionados principalmente pela necessidade de maior conectividade na região.

Na América do Norte e na Europa, os jatos regionais desempenham um papel significativo, mas na APAC, seu uso não se desenvolveu da mesma forma, com a maior parte dessa conectividade operada por jatos maiores ou turboélices menores. Para descobrir por que isso acontece e por que é hora de mudar, a Simple Flying conversou com o vice-presidente da Embraer Aviação Comercial APAC, Raul Villaron, no Avalon Airshow da Austrália, em Melbourne.


Por que a Ásia é diferente?
Quando perguntado por que a Ásia difere de outras partes do mundo, ele apontou que grande parte do crescimento na região veio de operadoras de baixo custo. Villaron disse que as transportadoras de baixo custo (LCCs) normalmente se concentram em um único tipo de frota com a maior aeronave que podem preencher em sua busca pelo menor custo por assento.

Isso contrasta com o modelo da Embraer de fornecer uma aeronave com o menor custo de viagem sob pena de ter um custo de assento mais alto, embora os jatos E2 de nova geração estejam mudando essa proposta.

A Embraer projetou o E2 como um verdadeiro divisor de águas, incorporando uma nova asa, sistema fly-by-wire, fuselagem atualizada, novo trem de pouso e um novo motor. Essa combinação de novas tecnologias gerou eficiências além dos motores, o que Villaron diz resultar em um ganho de 30% nos custos de viagem com apenas 1% de diferença no custo do assento.

Apontando para o recente pedido da Scoot, subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines, para nove E190-E2s, ele diz que isso torna o E2 uma aeronave mais atraente para a região.

"Isso abre as portas, não só com a Scoot, mas com todas as companhias aéreas do Sudeste Asiático, que com o Sul da Ásia foi o mercado mais difícil de penetrarmos. Japão e Austrália continuam sendo mercados importantes para a Embraer, mas agora estamos abrindo no Sudeste e no sul da Ásia também."

A Scoot espera que seu primeiro E190-E2 chegue em 2024, com o equilíbrio apresentado até o final de 2025. A companhia aérea disse que seria configurado em classe única, acomodando 112 passageiros e operando voos de curta e média distância de até cinco horas. Com um alcance de 2.850 milhas náuticas (5.278 quilômetros), servirá rotas mais finas para destinos não metropolitanos de Cingapura.

Enorme potencial no Vietnã
A Embraer também vê um enorme potencial no Vietnã, principalmente em aeroportos tradicionalmente atendidos apenas por turboélices, muitas vezes devido às limitações das pistas. Villaron conta ao Simple Flying sobre um exemplo em Côn Ðao, um popular destino de férias no sul do Vietnã, onde a Bamboo Airways usa um E190.


"A razão pela qual eles não podem receber aeronaves maiores é porque a resistência do pavimento deste aeroporto não é boa o suficiente para aviões mais pesados, o que não é um caso específico de Côn Ðao, pois vários aeroportos na Ásia são assim. Então, as pessoas que voam de Hanói precisavam ir para a cidade de Ho Chi Minh e conectar com um turboélice, mas agora a Bamboo está voando direto para Côn Ðao usando E-Jets."

O outro fator que torna o Vietnã um mercado atraente para a Embraer é sua localização central no Sudeste Asiático, colocando-o dentro de duas a três horas de voo para muitos destinos internacionais populares. Como mostra o gráfico, o alcance dos E2s coloca a maior parte da Ásia ao alcance, estendendo-se até o sul de Perth, a oeste de Delhi, a leste das Filipinas e ao norte de Xangai.


A Índia é um mercado onde a conectividade regional, por meio do esquema UDAN, está na vanguarda das prioridades da aviação nacional. Em fevereiro, a companhia aérea regional Star Air, que se orgulha de Connecting Real India, recebeu seu primeiro jato E175LR, com mais três a seguir. A referência à Real India está de acordo com o foco da Star Air em melhorar a conectividade regional e a acessibilidade a viagens aéreas em áreas carentes, incluindo cidades de Nível 2 e Nível 3 em toda a Índia.


Além da resistência do pavimento, a conexão de aeroportos regionais muitas vezes pode trazer limitações de pistas mais curtas, muitas vezes deixando essas rotas acessíveis apenas por turboélices. Villaron destaca que o E2 "pode ​​levá-lo a lugares que nenhuma outra aeronave maior pode" por causa de seu desempenho superior. Um E195-E2 pode decolar usando 1.300 metros (4.281 pés) e é a maior aeronave que pode voar para o Aeroporto London City.

Mais perto de casa

Com as raízes da Embraer firmemente plantadas no Brasil, não surpreende que a Azul Linhas Aéreas seja um de seus melhores clientes, operando mais de 100 aeronaves Embraer em rotas domésticas e internacionais. Vindo do Brasil, Villaron conta que quando a Azul começou, ela evitou os mercados dominados pelas duas maiores operadoras, GOL e TAM, e começou a voar E-Jets para lugares onde ninguém mais ia. Ele diz que agora a Azul tem 30% do mercado e que em 85% de suas rotas é a única operadora.


A eficiência de combustível e as reduções de emissões certamente estão em primeiro plano nas decisões de compra de aeronaves, e este é outro elemento em que Villaron identifica os pontos fortes do E2.

"O E2 queima 17,3% menos combustível do que o E1. Quando você compara o E195-E2 com o E195-E1, é 24% menor porque é por assento, mas em uma comparação direta, o E2 tem uma queima de combustível 17,3% menor."

Em julho do ano passado, a Embraer e a fabricante de motores Pratt & Whitney testaram com sucesso um E195-E2 com combustível de aviação 100% sustentável (SAF). Enquanto o SAF combinado traz reduções de emissões de cerca de 25%, usando 100% de SAF aumenta esse ganho para 85%, um passo significativo no caminho de voo para a aviação de emissão zero até 2050.

Construindo uma pegada asiática
Grande parte da decisão de compra é sobre como o OEM apoiará o operador, o que a Embraer está ciente à medida que desenvolve seu mercado na APAC. Estabelecer uma nova marca contra concorrentes arraigados nunca é fácil, e Villaron diz que este é um dos maiores desafios que a Embraer enfrenta na região.


No entanto, ele acredita que a maré está mudando e que os sucessos recentes estão construindo o perfil da marca.

"Com esta nova onda de positividade para a Embraer, temos oportunidades de investir em nossa presença e aumentar nossa presença na região. Já temos a Singapore Airlines Engineering Filipinas como centro de serviço autorizado de E-Jets na Ásia, e temos um E -Simulador de jato na Austrália.

“Isso ajuda os clientes a se sentirem confortáveis ​​paEra embarcar na aeronave, pois sabem que o suporte e o treinamento estão aqui na região”.

A Ansett Aviation Training nasceu da extinta companhia aérea australiana Ansett Airways e é o maior centro independente de treinamento em simuladores do hemisfério sul. Possui treze simuladores full-flight em diversas localidades, incluindo o simulador Embraer E190 em Brisbane. Suas instalações são usadas por mais de 80 companhias aéreas e operadores de aeronaves para qualificações de piloto, treinamento recorrente e cursos de aviação associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque