Pesquisar este portal

12 abril, 2023

Embraer C-390 como aeronave de alerta aéreo antecipado AEW&C para a Índia?

Imagem meramente ilustrativa (idrw.org)

*LRCA Defense Consulting com idrw - 12/04/2023

Em matéria com data de 11 do corrente, o portal indiano idrw.org  publicou que a Força Aérea Indiana (IAF) está procurando adquirir de 60 a 80 aeronaves de transporte multifuncionais (MTA) para serem usadas como transportadores de médio curso, para as quais já solicitou propostas de empresas aeroespaciais internacionais que possam concordar em fabricá-las em conjunto no país sob Transferência de Tecnologia (ToT).

O idrw.org informou saber que a aeronave que for selecionada será usada como uma plataforma para o desenvolvimento de aeronaves de reabastecimento em voo (FRA) e, também, de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C), pois a IAF planeja ter mais plataformas locais para reforçar seus requisitos enquanto a Força Aérea Chinesa (PLAAF) expande sua frota de multiplicadores de força (como são conhecidas as aeronaves AEW&C).

Segundo o portal, a IAF adquirirá seis plataformas AEW&C Netra MkII de próxima geração montadas em aeronaves Ex-Air India Airbus A321, cuja introdução se dará nos próximos 4-5 anos, já que a frota atual é de seis (3 IL-78 Phalcon, 3 Netra MkI Embraer EMB-145) contra uma exigência de quase 18-24 unidades em ambas as frentes. A IAF planejava comprar seis AWACS de cobertura de 360 graus com base na plataforma Airbus A330, mas é provável que isso seja rejeitado devido ao custo, como já foi visto no passado.

De acordo com a mesma fonte, a IAF opera seis aeronaves de reabastecimento em voo (FRA) baseadas em IL-78, mas devido à baixa taxa de disponibilidade da frota, geralmente essas são reservadas para operações especiais ou em situação de alerta elevado. A IAF pretende arrendar um FRA da França baseado na aeronave Airbus A330 da Força Aérea Francesa e está procurando converter MTA em aeronaves Mini FRA para uso a longo prazo em caso de guerra, enquanto também considera a proposta da HAL de adquirir seis aeronaves civis Boeing 767 convertidas  em reabastecedores aéreos.

Por fim, o idrw.org afirma que a IAF pretende ter 12-13 FRA em tempo integral e 12-20 Mini-Multi Mission Tanker Transport Aircraft baseado na plataforma MTA. A visão de longo prazo da IAF para o Force Multiplier é ter recursos de backup suficientes para usar em caso de guerra e, ao mesmo tempo, construir uma frota completa nos próximos dez anos.
===xxx===

Embraer C-390 como AEW&C?
Aviões equipados com poderosos radares são uma peça essencial no arsenal de uma força aérea moderna. Para a defesa de um país, é um instrumento militar que evita surpresas e encontra os problemas à distância, permitindo um maior tempo de reação contra uma ameaça. Devido a estas vantagens, são conhecidos como  Force Multiplier  (multiplicadores de forças).

Poucas nações possuem aeronaves AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) em suas frotas e um grupo menor ainda de países detém o conhecimento e estruturas para projetar esse tipo de equipamento. São aeronaves caras que exigem profissionais com grande conhecimento técnico para operá-las. Na América do Sul, somente as forças aéreas do Brasil (dois Embraer E-99 e três E-99M) e do Chile (um Boeing EB-707 Condor e três Boeing E-3D Sentinel) operam vetores com essa capacidade.

O Embraer C-390 é uma aeronave de transporte militar tático multimissão que foi projetada principalmente para transportar cargas e tropas, sendo facilmente transformada para a versão de reabastecimento aéreo, a KC-390. Embora não seja uma aeronave dedicada a AEW&C, é possível fazer modificações no projeto original para adaptar a plataforma para essa finalidade.

A transformação do C-390 em uma aeronave de alerta antecipado exigiria a instalação de sistemas de radar e de comunicação especializados, além de outras modificações estruturais e eletrônicas. Essas modificações permitiriam que a aeronave detectasse e monitorasse alvos aéreos, navais e terrestres em uma área ampla e fornecesse informações valiosas para o comando e controle em tempo real.

Segundo declarações atribuídas à Embraer, o C-390 Millennium pode ser modificado, interna e externamente, para se adequar às exigências operacionais do usuário.

Expertise em AEW&C não falta à Embraer, especialmente em parceria com a Índia

EMB 145 AEW&C
O EMB 145 AEW&C é um dos integrantes da família de aeronaves e sistemas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance - ISR) da Embraer. O jato é derivado do ERJ 145, um dos mais bem-sucedidos jatos regionais no mundo, com mais de 1.100 aeronaves entregues e mais de 19 milhões de horas de voo acumuladas.

Sua principal missão é detectar, rastrear e identificar alvos dentro da sua área de patrulhamento e transmitir essas informações para forças amigas, de modo a fornecer-lhes uma precisa e ampla visão do teatro de operações. O EMB 145 AEW&C também tem capacidade para monitorar o espaço aéreo, controlar o posicionamento de caças em missões de interceptação, inteligência de sinais e vigilância marítima, de fronteira e de Zonas Econômicas Exclusivas.

Embraer E-99M da FAB

EMB 145 AEW&C da Força Aérea Mexicana

Dez aeronaves EMB 145 AEW&C já foram entregues a três forças aéreas no mundo.

Desde 2002, Força Aérea Brasileira (FAB) opera cinco delas no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), sendo duas sob a designação de E-99 e três sob a de E-99M (modernizado). A primeira versão do E-99 detecta alvos aéreos e navais. Com a modernização (M), ele incorporou a capacidade de observar objetos em terra. O equipamento também ficou mais preciso e pode acompanhar veículos menores, como motos aquáticas, botes e helicópteros em voo pairado.

Uma outra aeronave está em serviço no México, com a Secretaría de la Defensa Nacional (SEDENA), enquanto que a Força Aérea da Grécia (Hellenic Air Force) tem quatro jatos operando junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Na Índia, onde a primeira aeronave chegou em 2011, as três plataformas EMB 145 AEW&C - chamados de Netra Mark-1 ou Netra AEW&C nesse país - juntaram-se à bem-sucedida família de aeronaves de vigilância da Embraer, sendo produto da colaboração entre a Embraer e a estatal indiana Organização de Desenvolvimento e Pesquisa de Defesa (DRDO). É equipada com um conjunto completo de sistemas de missão, composto por um potente radar de vigilância aérea e sistema de comando e controle, além de um conjunto completo de sistemas de apoio à missão, tais como avançados sistemas de comunicação e apoio eletrônico, link de dados, e dispositivos de autoproteção.

Os sistemas de missão foram desenvolvidos pelo Centre for Airborne Systems (CABS) do Departamento de Defesa da Índia e pela DRDO, e foram integrados com a plataforma do EMB 145, sob a coordenação do CABS. A Embraer também instalou, de acordo com os requisitos da DRDO, um sistema de reabastecimento ar-ar, uma fonte adicional de energia elétrica e uma unidade extra de refrigeração sobre a plataforma anterior do EMB 145 AEW&C.

Em 27 de fevereiro de 2019, um avião de vigilância Netra MkI atuou como posto de controle aéreo avançado e orientou caças indianos na interceptação de aviões de ataque do Paquistão na conflituosa região da Caxemira. O encontro resultou num feroz embate aéreo, resultando na queda de um F-16 paquistanês e um MiG-21 indiano.

Praetor 600 AEW&C
Em termos de vigilância, controle e alerta aéreo antecipado - e indo além do EMB 145 AEW&C - a Embraer está disponibilizando agora uma de suas "joias da coroa". Em desenvolvimento conjunto com a israelense IAI / ELTA Systems, a gigante aeroespacial brasileira transformou o jato executivo Praetor 600 na moderníssima aeronave Praetor 600 AEW&C, equipada com um radar de última geração Dorsal Mounted, usando tecnologia GaN AESA e um Sistema de Missão AEW avançado e altamente automatizado para uma gama de missões de defesa e segurança.

O sistema P600 AEW&C é um multiplicador de força e ativos estratégicos. Ele é equipado com um conjunto único e abrangente de sistemas e recursos projetados especificamente para manter a integridade soberana de uma nação. Promove dissuasão contra ameaças internas e externas, reforçada pela coordenação eficaz e resposta rápida de meios aéreos, marítimos e terrestres, oferecendo solução avançada para cenários operacionais modernos, como segurança nacional, alerta aéreo antecipado, garantia da lei e da ordem, comando e controle, vigilância marítima, defesa e vigilância aérea e inteligência eletrônica.

Com o desempenho superior da aeronave e um conjunto de sensores de última geração, o Praetor 600 AEW está pronto para missões de vigilância, defesa, segurança e alerta aéreo antecipado contra todas as ameaças aéreas e marítimas por uma fração do custo dos sistemas AEW atuais. Esta combinação proporciona soberania e controle de um sistema AEW líder de sua classe.

Saiba mais sobre a aeronave: Índia tem interesse no Praetor 600 AEW&C, a "joia da coroa" da Embraer em vigilância e alerta antecipado

Um novo e promissor mercado
Assim, caso a Índia escolha o Embraer C-390 como sua próxima aeronave de transporte tático e de reabastecimento aéreo, a ser produzida localmente em joint venture com a HAL (Hindustan Aeronautics Limited - principal indústria dos poderosos setores aeronáutico e aeroespacial da Índia) dentro do Programa Make in India, a opção de usar a plataforma para transformá-la em uma aeronave AEW&C é bastante razoável, haja vista que a Embraer, além de toda a tecnologia própria que possui, ainda detém vasta expertise no assunto em parceria com a estatal indiana DRDO.

Caso se concretize tal cenário, um novo e promissor mercado estaria se abrindo para a Embraer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque