Pesquisar este portal

12 abril, 2023

Taurus lança linha inédita de supressores (silenciadores) nacionais

Fuzil Taurus com supressor em exibição na LAAD

*LRCA Defense Consulting - 12/04/2023 (atualizado em 16/04, às 17h55)

A Taurus Armas S.A., maior vendedora de armas leves do mundo, entrou em um novo segmento de negócio: a produção de supressores de ruído (silenciadores), que estão sendo fabricados na sede brasileira da empresa, em São Leopoldo (RS), passando a ser a única empresa nacional a produzir esse equipamento. 

Na LAAD Defence & Security 2023, que está acontecendo no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, a Taurus apresenta estrategicamente, para os mercados nacional e internacional, as primeiras versões de sua linha de supressores de alto desempenho e multicalibre, voltada para a melhor performance dos profissionais de operações táticas e especiais.

Todos os supressores da Taurus excedem em 15% os requisitos exigidos pela norma internacional, o que possibilita à empresa ter uma vantagem competitiva.

Leves, versáteis e com alto padrão de qualidade, os supressores Taurus são os primeiros do mundo a serem produzidos com core único, em Titanium, com cobertura exclusiva em CerakoteⓇ Graphene, e possuem inovador sistemas de anéis. Além disso, reduzem em até 25dB o ruído dos disparos, garantem estabilidade nas armas com menor recuo e permitem um engate rápido.

Passo estratégico
O lançamento de uma linha de supressores de ruído é um passo estratégico importante para a Taurus, já que, além de melhor equipar as armas que produz, passará também a atuar no mercado mundial de supressores, atualmente estimado em US$ 400 milhões anuais, conforme fonte da Associação Americana de Supressores, e que apresenta forte potencial de crescimento, haja vista que a crescente demanda mundial pelo equipamento proporcionou um enorme impulso ao mercado global do produto. Espera-se que o mercado continue subindo em uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) alta e atinja valores significativamente mais expressivos no decorrer dos próximos cinco anos.

Com o equipamento, a fabricante brasileira poderá oferecer uma solução completa aos seus consumidores. Este quesito, além de beneficiar os atiradores esportivos e caçadores, é particularmente importante em licitações internacionais, onde a Taurus se apresentará como a fabricante da arma, dos carregadores e do supressor de ruído.

Por meio de uma robusta equipe de inteligência, a Taurus trabalha continuamente para identificar as tendências e aproveitar as oportunidades do mercado, possuindo a necessária flexibilidade operacional para se adequar às mudanças e às necessidades do segmento. Com isso, a empresa está conseguindo crescer ainda mais nos EUA, no Brasil e no mundo.

Fuzil Taurus com supressor em exibição na LAAD

Pistola Taurus TS9 Graphene com supressor em exibição na LAAD


Supressores Taurus
O supressor Taurus ST M183 tem como diferenciais o uso específico em calibres 9mm, a possibilidade de uso com pistolas e fuzis, e o acabamento em pintura anodizada preta. Possui o sistema de anéis e a montagem por rosca direta, que facilitam o manuseio, a conservação e a limpeza do equipamento.

O Supressor Taurus ST M177 é ideal para quem busca uma opção de equipamento multi calibre de alto desempenho para operações táticas especiais. Contando com sistema de conexão por rosca direta, pode ser utilizado nos calibres 5,56, 7,62 ou 9mm, reduzindo em até 25 dB o ruído dos disparos. Produzido em Titânio com acabamento exclusivo em Cerakote® Graphene preto ou em outras cores (sob consulta).

Supressor Taurus em exposição na LAAD

O Supressor Taurus ST M210 conta com exclusivo acabamento em Cerakote Graphene, em preto e em outras cores (sob consulta), e reduz em até 25dB o ruído dos disparos. Podendo ser usado nos calibres 7,62mm, .308 ou .30-06, o ST M210, pesa apenas 360 gramas e é produzido em Titânio em corpo único, contando com montagem de rosca fixa e rosca direta com sistema de anéis.

Supressor Taurus em exposição na LAAD

O Supressor Taurus ST 22 é o menor e mais leve lançamento da linha, pesando apenas 125g. É mais uma opção para uso em calibre específico, e tem montagem por rosca direta. A redução do ruído dos disparos pode chegar a até 25 dB, o que garante o seu desempenho, principalmente em operações táticas especiais.

Redução de ruído
Os supressores da Taurus reduzem o estrondo do disparo em até 25dB. Pode não parecer muito, já que representa uma redução de 150dB/160dB para a casa dos 125dB/135dB. Entretanto, essa escala de medição de som é logarítmica, o que significa uma redução significativa no potencial lesivo do ruído. Basicamente, é uma diferença similar a que é fornecida também por um bom abafador auricular.

É importante ressaltar que, dependendo do calibre (e da munição), o estampido do tiro, mesmo com supressor e munição subsônica, é bem pronunciado e não seria difícil de distingui-lo em um ambiente normal.

Vantagens e aplicações
Ao contrário do que os filmes de ação fazem pressupor, a maior vantagem do uso de supressores é trazer o ruído do disparo a um nível que prejudique menos os ouvidos do atirador, especialmente em situação de incontáveis treinamentos. Os ouvidos são sensíveis a ruídos altos e sofrem lesões a cada disparo, por isso também a importância da utilização de abafadores auriculares ao se utilizar uma arma de fogo, sempre que possível.

Quando se usa o supressor aliado ao abafador, as chances de se provocar uma lesão mais grave nos ouvidos se reduz drasticamente. Atiradores profissionais chegam a perder cerca de 50% da audição depois de anos de competição, sendo que o uso de supressores aliado ao de abafadores poderia reduzir significativamente esse tipo de dano.

Além de diminuir a intensidade dos ruídos, o silenciador acaba sendo também útil em outras funções importantes, como praticamente suprimir o clarão no ato de disparo e reduzir o recuo da arma.

A combinação dessas vantagens faz o equipamento ser indispensável para algumas ações táticas, como a operação de forças especiais militares ou de segurança, por exemplo, onde não é desejável que o atirador seja facilmente identificado pelo ruído do tiro ou pelo clarão da arma. É útil também em algumas situações de caça esportiva, quando não haja desejo de se assustar os animais caçados ou outros animais com um forte estampido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque