Pesquisar este portal

07 abril, 2023

Taurus lançará a pistola GX4 Graphene nos EUA e as TS9 e TS9c Graphene no Brasil


*LRCA Defense Consulting - 07/04/2023

Em breve, a Taurus Armas S.A. estará lançando também nos EUA a pistola GX4 Graphene, primeira arma do mundo que utiliza o grafeno, esperando repetir e até ampliar o sucesso que foi o lançamento da pistola GX4, em maio de 2021, no Brasil e nos Estados Unidos, simultaneamente.

Em julho de 2022, o lançamento da inovadora pistola Taurus GX4 Graphene no Brasil foi outro grande sucesso. Na maioria das lojas, em apenas dois dias, o modelo já havia esgotado os estoques disponíveis. 

Além da inédita inovação tecnológica proporcionada pelo grafeno, as expectativas da Taurus se justificam pela quantidade e qualidade dos prêmios que a pistola já ganhou nos EUA em apenas dois anos.

Em 2021, conquistou dois importantes prêmios do setor: Melhor Nova Arma de 2021 e Melhor Novo Produto Geral na 5ª edição do NASGW-POMA Caliber Awards (Prêmios de Qualidade/Excelência). 

No ano passado, a plataforma de pistolas Taurus GX4 ganhou o cobiçado prêmio Handgun of the Year 2022, da revista americana GUNS & AMMO.

Ainda em 2022, a Taurus também se destacou na quinta edição anual do prêmio Ballistic 's Best Guns Of The Year Awards, com a família de pistolas Taurus GX4 ganhando o prêmio Best Value Handgun, da revista Ballistic, nos Estados Unidos. A escolha dos editores para a premiação foi para a arma que oferece a melhor relação entre recursos proporcionados ao usuário e seu preço (melhor custo-benefício), e a plataforma GX4 foi a seleção lógica nestes critérios.

Em avaliação feita por Rob Reaser - autor e co-autor de vários livros sobre armas e também editor-chefe da Shoot On - principal fonte de notícias especializadas dos Estados Unidos - o conceituado especialista declarou que a GX4 é a micropistola mais precisa que a Shoot On já testou, e que a GX4 na versão T.O.R.O mantém o alto desempenho de sua versão standard.

GX4 Graphene: tecnologia brasileira para o mundo
A Taurus GX4 Graphene é a primeira arma do mundo com grafeno na composição de seus componentes injetados e no tratamento superficial das peças metálicas, e chegará para revolucionar o mercado americano e evidenciar o Brasil como pioneiro nesta inovação. A novidade marca o início da 3ª geração de pistolas nos Estados Unidos, que antes eram produzidas na versão metálica (1ª geração) e, a partir da década de 80, em polímero (2ª geração).

A nova pistola GX4 Graphene é mais uma grande estratégia da Taurus que alia inovação e tecnologia. O grafeno é considerado a molécula do futuro para inúmeras áreas, incluindo a indústria de armas. O Brasil possui a maior reserva do mundo. Ao realizar este lançamento, a Taurus não apenasintroduzirá a 3ª geração de pistolas nos EUA, como também levará uma tecnologia nacional para o mundo.

A pistola GX4 Graphene possui componentes injetados com grafeno e revestimento exclusivo em Cerakote® Graphene, tecnologia exclusiva da Taurus, que traz muito mais resistência e durabilidade para a arma. Entre os benefícios, o grafeno proporciona ao produto menor desgaste, maior proteção contra corrosão, dissipação de calor mais rápida (necessária por conta do disparo da munição), melhor hidrofocidade e propriedade anti-fingerprint, que reduz as impressões de manuseio.

Os diferenciais da pistola Taurus GX4 permanecem no modelo Graphene, como o sistema de disparo Striker Fire, o ferrolho com acabamento de nitretação a gás e cano revestido com uma finíssima camada de DLC (Diamond Like Carbono). Acompanha coldre, dois carregadores com capacidade de 11 munições, um carregador de 13 tiros, backstrap adicional para melhor ajuste de empunhadura, um chaveiro funcional que pode ser utilizado na desmontagem da arma e maleta de transporte exclusiva também produzida com grafeno.

Além disso, as pistolas da série GX4 são as únicas do segmento das microcompactas a oferecer empunhadura de tamanho variável. Fornecida com 2 backstraps intercambiáveis em diferentes tamanhos, o usuário tem a possibilidade de ajustar a melhor empunhadura ao seu tamanho de mão, de forma fácil e prática. A GX4 Graphene também conta com o inovador sistema T.O.R.O - Taurus Optic Ready Option, que permite a montagem de miras óticas direto de fábrica, sem modificações. 

TS9 Graphene e TS9c Graphene
O revolucionário material agora é também utilizado nas pistolas TS9 Graphene e TS9c Graphene, que serão lançadas no Brasil em abril, em conjunto com vários outros produtos inovadores, por ocasião da LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança, maior feira de defesa da América Latina.


3ª geração de pistolas
“A aplicação do grafeno é uma tecnologia revolucionária e extremamente disruptiva que confere propriedades únicas ao produto e permite que quando combinado a outros materiais (cerâmicos, poliméricos e metais, por exemplo) passe a emprestar suas propriedades para estes materiais, agregando muito valor ao produto. Entendemos que o grafeno é a molécula do futuro e imediatamente passamos a pesquisar a sua utilização no desenvolvimento de novos produtos da Taurus, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. Tecnologia e inovação fazem parte do nosso cotidiano na Taurus, em especial do nosso Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil - Estados Unidos (CITE). E essa parceria significa o comprometimento com a inovação, o desenvolvimento e o progresso do país. A introdução do grafeno na GX4 é um marco no segmento de armas no mundo inteiro. Este é um dos maiores lançamentos da história das armas e o início da 3ª geração de pistolas”, afirmou Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus quando do lançamento no Brasil.

Outras tecnologias de ponta: nióbio, DLC e polímero de fibras longas
A Taurus está com estudos avançados para a utilização de nanopartículas de nióbio nas partes metálicas (MIM). Além disso, essa arma conta também com a tecnologia DLC (material que dá ao aço a resistência do diamante - diamond like carbon) e, em breve, contará ainda com o polímero de fibras longas.

A empresa negociou um contrato inédito de nacionalização da tecnologia de aplicação de DLC, que já era utilizada no cano da linha de pistolas microcompactas GX4 na fábrica da Taurus USA, sendo que os primeiros 1.000 canos brasileiros já estão sendo produzidos no Condomínio de Fornecedores, onde ficará a nova fábrica. O DLC consiste em um filme fino de carbono com características físico-químicas próximas ao diamante. É aplicado em superfícies metálicas para garantir novas propriedades, como altíssima resistência ao atrito e à corrosão.

Além disso, está sendo montada também uma parceria inédita de transferência de tecnologia com uma empresa norte-americana para desenvolver polímeros com fibras longas, material que proporciona maior resistência e robustez ao produto, além de baratear o custo final. Os engenheiros da Taurus já estão desenvolvendo um protótipo no Brasil para aplicação em carregadores de armas táticas.

Em síntese, tais tecnologias visam proporcionar maior resistência, robustez, leveza e durabilidade à arma, tornando-a também praticamente imune ao "câncer dos metais" (corrosão), qualidades estas que são muito valorizadas pelos mercados policiais e militares americanos e que, conforme a empresa, poderão se constituir em um diferencial imbatível nos EUA e no mundo.

Law Enforcement: novos mercados estão chegando
Também em breve, a Taurus poderá anunciar uma parceria, joint venture ou gestão de operação com uma empresa americana que já tenha tradição em Law Enforcement. O objetivo é facilitar e agilizar o ingresso nesse enorme mercado, tanto nos EUA como no resto do mundo.

É bastante provável que esse ingresso se dê, principalmente, com a família de pistolas GX4, podendo ainda incluir ainda a TS9 e TS9c, todas já com a adição de grafeno e, possivelmente, com outras tecnologias de ponta, como nióbio, DLC (já presente no cano da GX4) e polímero de fibras longas. A propósito, em meados deste ano, a Taurus lançará a primeira arma com todas essas novas tecnologias.

O ingresso de suas armas no mercado de Law Enforcement permitirá à Taurus ser também ser uma opção premium para o consumidor civil americano que busca utilizar as armas de uso policial, o que representa outro mercado totalmente novo para a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque