Pesquisar este portal

06 janeiro, 2024

Paul Bradley: Tudo sobre o 9mm...


*Paul Bradley - 02/01/2024

O 9x19, o 9mm Luger, o 9mm Parabellum, todos nomes dados ao cartucho de pistola mais popular do mundo. Todos nós já usamos ou ouvimos falar dele, mas alguns podem não ter certeza do detalhe mais fino...

Você pode não estar ciente de que o 9mm tem 123 anos! Foi desenvolvido por Georg Luger em 1901 seguindo uma exigência alemã para um cartucho de pistola de calibre maior do que o 7.65x21mm que eles tinham disponível. O 7.65x21 era um projeto de gargalo e Luger removeu o gargalo para criar um cartucho cônico mais curto, que também permitiria melhorias no design da pistola. O 9mm pode parecer ser de paredes retas quando visto a olho, mas se você medi-lo, verá que ele se afunde em torno de 0,28mm de trás para frente. Isso garante uma extração consistente da câmara.

O cartucho foi revisado entre 1902 e 1904 pelo Comitê Britânico de Armas Pequenas e pelo Exército dos EUA. Foi colocado em serviço em 1904 pela Marinha Alemã e em 1908 pelo Exército Alemão. No final da Primeira Guerra Mundial, muitos países começaram a adotar o cartucho 9mm para uso em pistolas semiautomáticas e submetralhadoras, como a Sten. O 9mm agora representa cerca de 20% de todo o mercado global de cartuchos e é usado extensivamente por militares e policiais em toda a Europa e nos EUA.

Por que tão popular? Representa uma grande troca. Ele oferece mais potência terminal do que um .38, mas mantém o recuo gerenciável. Ele permite loadouts de capacidade mais altos do que um .45ACP. É barato, relativamente fácil de produzir e oferece alimentação, extração e ejeção confiáveis na maioria das plataformas automáticas semi/completas.

Sempre haverá o argumento balístico terminal - "Não vai parar uma ameaça como um .45"... A realidade é que com o projétil certo (uma rodada de expansão de alto desempenho) ele entrega energia e efeito terminal mais do que suficientes. Em FMJ (Full Metal Jacket), os calibres maiores oferecem mais energia no alvo, mas se um alvo não parar com 17 cartuchos de FMJ de 9mm, provavelmente também não vai parar com 8 cartuchos de .45. Como sempre, a seleção de projéteis é a chave para problemas balísticos terminais.

O 9mm pode ser eficaz para cerca de 150m. Embora ainda possua muita energia terminal além de 150m, a elevação necessária tornaria muito difícil para o atirador médio colocar tiros no alvo.

É provável que vejamos os 9mm desaparecerem tão cedo?
Não. Até agora, há pouco no mercado que possa tirar 9 mm de seu primeiro lugar. O auto de 10 mm e o 40 S&W oferecem benefícios de desempenho do terminal, mas quando revisados pelas agências (de Law Enforcement), eles foram considerados como um pouco demais para aqueles com força e tamanho de médios a abaixo da média. Se você é capaz de permanecer no alvo com esses calibres maiores, então pode ser bom para você como indivíduo, mas as agências devem olhar para o que pode ser efetivamente usado por todos os seus funcionários.


*Paul Bradley é Diretor de Vendas e Portfólio, Balístico e Atirador Profissional. Atualmente trabalha como Diretor Regional de Vendas e Portfólio da Hexagon Ammunition ZRT (empresa Beretta Holdings). Também está envolvido no desenvolvimento de produtos de munições para armas pequenas e muitas vezes pode ser encontrado no estande de tiro.  

Leia mais: 

- Calibre .38 TPC: a estratégia antifrágil da Taurus e da CBC

- Taurus: Saiba por que novo calibre da empresa é ‘quase um 9mm’ e pode ser um sucesso de vendas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque