*LRCA Defense Consulting - 17/10/2025
Em um importante passo em direção à visão de autossuficiência indiana, denominada “Atmanirbhar Bharat”, a Embraer Defesa & Segurança e o Grupo Mahindra assinaram um Acordo de Cooperação Estratégica para avançar com a proposta do C-390 Millennium como solução para o programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA), da Força Aérea Indiana (IAF). Este acordo foi firmado simultaneamente à inauguração do novo escritório da Embraer hoje, no Aerocity, em Nova Delhi.
O acordo se baseia no Memorando de Entendimento assinado em fevereiro de 2024 na Embaixada do Brasil no país, aprofundando o escopo da cooperação para incluir a comercialização conjunta, a industrialização e o desenvolvimento da Índia como um hub para o C-390 Millennium. Desde a assinatura, a aeronave C-390 Millennium ampliou ainda mais sua base de operadores globalmente.
A Embraer e o Grupo Mahindra trabalharão em estreita colaboração com as partes interessadas e se envolverão com o ecossistema militar e aeroespacial da Índia para identificar oportunidades de fabricação local, instalações de montagem, cadeia de suprimentos e atividades de manutenção, reparo e revisão (MRO). A objetivo de longo prazo é posicionar a Índia como um centro de fabricação e suporte para a aeronave C-390 Millennium, atendendo às necessidades do país e da região.
Esta parceria une a reconhecida inovação aeroespacial do Brasil com a capacidade de fabricação da Índia, contribui para o fortalecimento dos laços entre as duas nações e posiciona a Índia como um potencial centro para a aeronave C-390 Millennium na região.
“O acordo é um marco significativo em nosso relacionamento com o Grupo Mahindra. A indústria aeroespacial da Índia é dinâmica, de alto nível e buscamos entregar uma solução conjunta de transporte militar mais avançada e confiável para a Força Aérea Indiana”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta parceria é mais do que um acordo aeroespacial. Ela reflete nosso compromisso com o ‘Atmanirbhar Bharat’ e a crescente amizade entre o Brasil e a Índia.”
Vinod Sahay, Membro do Conselho Executivo do Grupo Mahindra, afirmou: “O C-390 Millennium é incomparável em capacidade, eficiência e versatilidade. Ao aprofundar nossa colaboração com a Embraer, garantiremos que o C-390 Millenium apresentado para a campanha MTA da IAF, não apenas contribua para a segurança e as aspirações da Índia, mas também apoie a filosofia ‘Make in India’ e aumente ainda mais a nossa autossuficiência.”
O C-390 Millennium é a aeronave de transporte militar mais moderna de sua classe, podendo transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de voar mais rápido (470 nós) e por distâncias maiores. Ele pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo transporte de carga e tropas, lançamentos aéreos, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias. Pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas. A aeronave também pode ser configurada para reabastecimento em voo, tanto como para abastecer ou ser reabastecido. A frota atual, em operação, demonstrou uma taxa de conclusão de missão superior a 99%, destacando uma produtividade excepcional em sua categoria.
Já selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coreia do Sul, República Tcheca, Suécia, Eslováquia, Lituânia e um cliente não divulgado, o C-390 Millennium tem a capacidade, a versatilidade e o desempenho para atender às necessidades estratégicas da Índia.
Embraer inaugura escritório na Índia em Nova Déli
A Embraer inaugurou hoje (17) o novo escritório na Índia de sua subsidiária integral indiana, no WorldMark 4, Aerocity, Nova Déli. O evento marcante contou com a presença do Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, do Ministro da Defesa do Brasil, José Mucio, do Ministro da Aviação Civil da Índia, Shri Kinjarapu Rammohan Naidu, e do Embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Felix Haczynski da Nóbrega. A inauguração do escritório marca um aprofundamento significativo do compromisso de longa data da Embraer com a Índia e prepara o cenário para uma atuação expandida em todas as suas unidades de negócios — aviação comercial, defesa, aviação executiva, serviços e suporte e mobilidade aérea urbana (UAM).
O novo escritório servirá como polo central para as operações da Embraer na Índia, à medida que desenvolve a capacidade de capitalizar oportunidades na indústria aeroespacial e de defesa em constante evolução do país. Isso inclui o crescimento de suas equipes em funções corporativas e unidades especializadas com foco em compras, cadeia de suprimentos e engenharia. O investimento estratégico da Embraer reflete sua visão de longo prazo de fortalecer sua presença na Índia e de colaborar estreitamente com a indústria local para apoiar a missão do país de um Atmanirbhar Bharat e suas iniciativas "Make in India".
A história da Embraer na Índia remonta a 20 anos, quando os primeiros E-Jets iniciaram suas operações em 2005, abrindo novas fronteiras na conectividade regional. A inauguração do novo escritório corporativo representa um compromisso renovado e ampliado com o país. Hoje, quase 50 aeronaves Embraer, de 11 tipos diferentes, operam na Índia, servindo à Força Aérea Indiana, outras agências governamentais, operadoras de jatos executivos e uma companhia aérea comercial – a Star Air.
Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, afirmou: “A inauguração do nosso escritório corporativo em Nova Délhi marca um novo e ousado capítulo para a Embraer na Índia – um mercado central para a nossa visão global. Este escritório abrange todas as nossas unidades de negócios e fortalecerá a colaboração com parceiros, clientes e fornecedores. Estamos comprometidos em trazer tecnologia e inovação de classe mundial para apoiar o crescimento aeroespacial da Índia, promover a autossuficiência e ajudar a concretizar sua ambição de se tornar um polo global de aviação.”
Em discurso no evento de inauguração do escritório, Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, disse: “A inauguração do nosso escritório aqui em Nova Délhi reflete nossa ambição de crescimento contínuo no país. Nossas aeronaves conquistaram reputação de desempenho e confiabilidade, e estamos confiantes de que nossa aeronave de transporte médio multimissão, o C-390 Millennium, é perfeitamente adequada para trazer capacidades adicionais à Força Aérea Indiana.”
A inauguração também destaca o fortalecimento das relações entre a Índia e o Brasil, com a expansão da Embraer na região refletindo um compromisso compartilhado com uma colaboração mais profunda e crescimento mútuo. A crescente presença da Embraer permitirá um maior engajamento com stakeholders, clientes e toda a cadeia de suprimentos aeroespacial da Índia.
As atividades da Embraer na Índia abrangem diversos setores. Na defesa, a plataforma ERJ145 forma a base da aeronave AEW&C "Netra" da Força Aérea Indiana, e a aeronave Legacy 600 é utilizada para o transporte de autoridades governamentais e VIPs pela Força Aérea Indiana (IAF) e pela Força de Segurança de Fronteira (BSF). Além disso, a Embraer está posicionando o C-390 Millennium como a melhor solução para o programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA) da Força Aérea Indiana.
Na aviação comercial, a família de E-Jets continua a desbloquear oportunidades de "oceano azul" em cidades de segundo e terceiro níveis, aprimorando a conectividade regional e apoiando as ambições da Índia de se tornar um hub líder global de aviação. A Star Air é uma operadora 100% Embraer das aeronaves E175 e ERJ 145 e está expandindo suas operações em toda a Índia.
A Eve Air Mobility, apoiada pela Embraer, está se expandindo ativamente para a Índia por meio de parcerias estratégicas que visam promover a mobilidade aérea urbana. Isso inclui a colaboração com a JetSetGo para explorar a implementação de seu software de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano, o Vector, que ajuda a lidar com congestionamentos e apoia viagens sustentáveis. Além disso, a Eve firmou parceria com a Hunch Mobility para estudar o lançamento de voos elétricos de passageiros em Bangalore, que estabeleceriam a cidade como o primeiro polo da região para mobilidade aérea urbana usando eVTOLs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).