Pesquisar este portal

11 fevereiro, 2022

Taurus envia equipe à Índia para demonstrar o fuzil T4 para as Forças Armadas


*LRCA Defense Consulting - 11/02/2022

No dia de hoje, 11 de fevereiro, embarcou a primeira equipe da Taurus com destino à cidade de Indore, estado de Madhya Pradesh na Índia, com o objetivo de realizar a demonstração técnica-comercial do fuzil Taurus T4 a autoridades das Forças Armadas indianas.

A equipe especializada viajou com a devida antecedência a fim de cumprir com os protocolos sanitários do país, que impõe a quarentena obrigatória de sete dias aos viajantes estrangeiros atualmente. 

A demonstração está agendada para próximos dias 21 e 22 de fevereiro, na Escola de Infantaria do Exército Indiano, localizada na cidade de Mhow, no estado de Madhya Pradesh, e envolve a apresentação das características e performance de tiro e resistência do Fuzil Taurus T4 em suas diferentes versões, arma que tem consistentemente ganhado mercados internacionais em aplicações policiais, militares e também no mercado civil.

Megalicitações de fuzis para o Exército indiano
O evento acontece em linha com a oportunidade de venda direta de 93.895 fuzis calibre 5,56x45, lançada pelo Ministério de Defesa indiano em 2021, por meio de um processo chamado Fast Track Procedure (FTP). 

Além dessa oportunidade específica, a Índia tem uma demanda de outros 365.000 fuzis no calibre 5,56x45 para os próximos 5 anos, a serem adquiridos através do Programa Make-in-India, o que a torna um dos mercados mais atrativos do mundo.

A demonstração dos dias 21 e 22 de fevereiro reforça o compromisso da Taurus perante o governo indiano com o seu projeto de investimento local por meio da joint-venture com a Jindal Defence e busca colocar a empresa numa posição de destaque para obtenção dos contratos com as Forças Armadas do país.

Escola de Infantaria do Exército Indiano
A Escola de Infantaria de Mhow é a alma mater da Infantaria do Exército Indiano, sendo o maior e mais antigo centro de treinamento militar dessa força armada. A instituição é responsável por desenvolver todo o espectro de exercícios táticos e conceitos relativos à infantaria operando em terrenos e ambientes variados, e os apresenta de tempos em tempos. 

Ministrando treinamento de táticas, armas e liderança para jovens oficiais, oficiais subalternos e suboficiais da Infantaria e os capacitando a liderar efetivamente uma subunidade (companhia) em qualquer operação no nível tático em um ambiente descentralizado, a competência e infraestrutura da Escola de Infantaria deram reconhecimento global à instituição.


Outras licitações
Como a empresa informou que esta é a primeira equipe a se deslocar para a Índia, é razoável supor que haverá pelo menos mais uma.

Nesse cenário, é possível que essa outra equipe seja a designada para apresentar e demonstrar quatro modelos de armas para a Guarda de Segurança Nacional (submetralhadora SMTP9), para a polícia de um estado, (que poderá adquirir até 4.000 unidades do fuzil T4) e para polícia da cidade de Aizawl, capital do estado de Mizoram, que irá avaliar as pistolas TS9 e TH9c.



Índia mudará
completamente a perspectiva da Taurus

Se a pandemia prejudicou por um lado, causando demora no processo, por outro ela também impediu que, por enquanto, a concorrência passasse a produzir no país, no âmbito do Programa Make in India.

Em termos do imenso mercado militar e de segurança indiano, é preciso considerar que esse país conta com forças armadas que têm mais de 1,3 milhão de integrantes e forças de segurança (policiais e paramilitares) que possuem um efetivo de mais de 1,4 milhão de pessoas, além de segurança privada com mais de 7 milhões de homens e mulheres. 

A obsolescência e a diversidade de origens de seu armamento leve faz com que a Índia esteja enfrentando graves problemas operacionais e também logísticos, haja vista a dificuldade para suprir, manutenir as armas e repor peças gastas ou defeituosas.

Como seu objetivo é se tornar uma das nações proeminentes no mundo dentro de alguns anos, suas forças armadas e de segurança necessitarão caminhar no sentido de padronizar o respectivo armamento leve, limitando-o a poucos modelos e passando a utilizar armas modernas e de alta qualidade fabricadas no próprio país (Make in India / Atmanirbhar Bharat - Feito na Índia / Índia Autossuficiente). Só assim obterão excelência operacional e logística, com grande economia de tempo e recursos.

Em síntese, a JV Jindal Taurus Defence Systems Private Ltd. tem um gigantesco mercado potencial, civil e militar, sem parâmetros no mundo capitalista, o que levou o CEO e o CFO da multinacional brasileira a afirmarem, por mais de uma vez, que, no momento em que a Taurus entrar lá, mudará completamente a perspectiva da empresa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque