Pesquisar este portal

06 março, 2023

Embraer C-390 Millennium: uma obra-prima de inovação e excelência


*ACE - Aerospace Central Europe - 23/02/2023

O Embraer C-390 Millennium é uma obra-prima de inovação e excelência; uma nova aeronave de transporte militar multimissão estabelecendo novos padrões na categoria. Projetada para atender a exigente especificação da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave traz um novo conceito ao mercado, oferecendo uma plataforma versátil e multimissão com baixíssimos custos operacionais e agilidade: uma combinação imbatível. O C-390 fornece às forças aéreas um desempenho de frota excepcional com uma combinação econômica de altos níveis de disponibilidade e produtividade.


Projetado e desenvolvido pela Embraer, empresa aeroespacial global com mais de 50 anos de história, o C-390 faz parte do portfólio de produtos modernos e inovadores oferecidos pela Embraer Defesa & Segurança. A Embraer construiu sua reputação de qualidade por meio da constante evolução de seu portfólio comercial, executivo e de defesa. Sua experiência no suporte a operações de aviação comercial criou um espírito de alta disponibilidade e manutenção; isso foi incorporado ao C-390, o mais moderno e sofisticado avião de transporte da Embraer.

Os sistemas de missão militar do C-390 Millennium são realmente impressionantes. É equipado com tecnologia de ponta para radar tático, autoproteção, aviônicos, aprimoramento de visão, manuseio de carga e lançamento aéreo. O conceito de 'uma aeronave com muitas capacidades' permite uma rápida reconfiguração para reabastecimento aéreo; assalto aéreo; reabastecimento ar-ar (a variante KC-390); combate aéreo a incêndios; Busca e Salvamento (SAR); ajuda humanitária; evacuação médica; e apoio às Operações Especiais. O C-390 também pode ser equipado com um pod EO/IR (Electro-Optical/Infra-Red) removível para aprimorar os recursos de SAR, Patrulha Marítima e Operações Especiais.

O C-390 é construído para resistir a qualquer desafio, sejam as áreas mais quentes, altas e secas do mundo ou as mais frias no gelo e na neve das regiões do Ártico e da Antártica. Ele foi projetado para operar em ambientes austeros com suporte mínimo de solo, incluindo operações em pistas não pavimentadas (superfície natural) ou danificadas.

“ As forças aéreas estão procurando uma aeronave que seja multimissão e que seja fácil de manter e operar. O C-390 oferece flexibilidade, tecnologia avançada e a capacidade de operar em ambientes austeros, o que o torna a combinação perfeita para qualquer missão. Seu projeto multimissão rapidamente reconfigurável e seus recursos de manutenção o tornam uma escolha econômica e eficiente ”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, o C-390 Millennium é uma potência. Ele voa mais rápido (470 KCAS), carrega mais (carga útil máxima de 26 toneladas) e vai mais longe (1470 milhas náuticas para 23 toneladas). Em termos de alcance, velocidade e carga útil, é 40% mais eficaz do que um turboélice de elevação média.

“O C-390 está estabelecendo uma posição para si mesmo no mercado como a próxima geração de aeronaves de transporte multimissão. Seu desempenho impressionante, demonstrado em operações com a Força Aérea Brasileira e por meio da participação em exercícios conjuntos com outras Forças Aéreas, vem ganhando a atenção de governos e Forças Aéreas do mundo todo”, complementa Bosco da Costa Junior

Destaques:
Com o Embraer C-390 Millennium, a Embraer demonstrou uma nova geração de pensamento e criou uma nova geração de aeronaves.

Projetado com flexibilidade em seu núcleo, oferece mobilidade aérea e capacidade de carga incomparáveis ​​na categoria de aeronaves de transporte tático militar.

Totalmente compatível com os requisitos futuros de CNS/ATM e equipado com sistemas de missão militar de última geração.

Projetado para operar em ambientes austeros, desde as áreas desérticas mais secas até as condições geladas do Ártico e da Antártica.

 Um design multimissão rapidamente reconfigurável e capacidade de manutenção que o torna uma escolha ideal para o desempenho da frota.

A aeronave foi adquirida por Portugal e Hungria, com entregas previstas para 2023 e 2024.


Por que C-390 Millennium
O Embraer C-390 Millennium oferece a combinação perfeita de tecnologia madura e comprovada com pensamento de ponta para garantir o melhor dos dois mundos – confiabilidade e nova experiência em desempenho. Oferece mobilidade aérea e capacidade de carga inigualáveis ​​na categoria de aeronaves de transporte tático militar.

É totalmente compatível com os requisitos futuros de CNS/ATM e os sistemas de missão militar incluem: radar tático; sistemas de autoproteção (IR e ameaças de radar); sistema de manuseio de carga de última geração com ponto de queda computacional contínuo para reabastecimento aéreo preciso; Recuperação de assentos de soldados e pára-quedistas e recuperação de bolsas de linha estática de pára-quedas; sistema de combate a incêndio modular roll-on/roll-off; instalação de macas de evacuação médica e provisões de unidades de cuidados intensivos; pod EO/IR para busca e salvamento e patrulha; e outros recursos de sistemas de missão integrados, incluindo sistemas de Visão Noturna. Interoperabilidade em ambientes centrados em dados em rede de vários domínios.

Projetado para operar em ambientes austeros, desde as áreas desérticas mais secas do mundo até as condições geladas do Ártico e da Antártida, incluindo a região amazônica, onde os níveis de umidade atingem uma média de 88%, e operações com suporte terrestre mínimo, incluindo operações de voo de pistas não pavimentadas ou danificadas.

Variante de reabastecimento ar-ar KC-390 . Faixa de velocidade permite AAR sonda-e-drogue para aviões de caça rápidos para helicópteros; Já existem autorizações de emparelhamento de AAR. Projeto multi-missão rapidamente reconfigurável integrado - sistema de manuseio de carga aprimorado que permite reconfigurações rápidas de uma missão para outra, toda a configuração da missão leva menos de um dia de serviço da equipe de operação/manutenção em terra para ser realizada.

Projetado para manutenção

O C-390 Millennium traz para as operadoras uma combinação de soluções maduras, como IAE V2500 eEngines, com 240 milhões de horas acumuladas em operações de aviação comercial e a mais ampla rede global de manutenção, suporte e peças de reposição e inovações, bem como o Rockwell Collins Pro Line Fusion Avionics, com todos os Mission Systems integrados aos aviônicos e sistema Fly-By-Wire, o que elimina a necessidade de qualquer inspeção e ajuste do cabo de controle, reduzindo a manutenção. Além disso, o uso de técnicas e experiência em aeronaves comerciais (MSG-3, sistema de manutenção a bordo) para fornecer os mesmos níveis de confiabilidade e disponibilidade de aeronaves para operadores militares, e nenhuma manutenção programada em nível de depósito de fuselagem, com tempo reduzido em solo para manutenção .

Aquisições
Além do Brasil, a aeronave foi adquirida por Portugal (cinco aeronaves) e Hungria (duas aeronaves), ambas nações da OTAN. O próximo passo é a integração e testes dos sistemas da NATO, que decorrerão em Portugal no primeiro semestre de 2023, potenciados pela cooperação e participação industrial local, antes da primeira entrega à Força Aérea Portuguesa. A primeira aeronave húngara deve ser entregue em 2024.

Em junho de 2022, o Ministério da Defesa da Holanda anunciou a seleção de uma frota de cinco aeronaves C-390 Millennium para substituir sua frota atual de C-130 Hercules, destacando o desempenho e a produção operacional da aeronave como um dos principais motivos de sua decisão.

A Embraer continua atuando ativamente nos mercados de defesa identificados como potenciais para novos negócios. A competência técnica da Royal Netherlands Air Force representou um selo de qualidade para o C-390 e provocou um aumento imediato do interesse do mercado mundial pela aeronave que, associado ao atual cenário geopolítico, acelerou os pedidos de informações sobre o C -390 por potenciais clientes.


O C-390 no Brasil
Desde sua primeira entrega à Força Aérea Brasileira (FAB), em 2019, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A aeronave tem sido utilizada em operações de transporte de equipamentos e suprimentos médicos, desde oxigênio líquido até veículos em todo o Brasil no auge do surto de COVID-19. A atual frota brasileira de C-390, todos em sua configuração de reabastecimento (KC-390), é de cinco aeronaves das 19 encomendadas. A frota ultrapassou 7.500 horas de voo até o momento, com uma taxa de conclusão de missão de 99%, o que é excelente disponibilidade e produtividade para aeronaves desta categoria.

Um C-390 Millennium da FAB recentemente reabasteceu a estação de pesquisa da Antártida brasileira por meio de lançamento aéreo, reforçando o desempenho e a utilidade da aeronave em ambientes e condições operacionais desafiadores. Em sua primeira missão à Antártida, o C-390 Millennium entregou nove pacotes ao pessoal agradecido da estação de pesquisa. Se necessário, a aeronave pode lançar 24 pacotes CDS (Container Delivery System) até um total combinado de 21.400 kg. A aeronave decolou da cidade de Punta Arenas, sul do Chile, levando os mantimentos para a estação de pesquisa brasileira e voltou sem escalas .

Apesar da zona de lançamento limitada, o sistema de lançamento aéreo altamente preciso permitiu a liberação de dois pacotes simultaneamente, reduzindo o tempo de operação pela metade em missões executadas no passado com outros tipos de aeronaves. Todos os pacotes pousaram a uma média de 30 metros do ponto de impacto desejado na zona de lançamento, apesar dos fortes ventos na área, comprovando as excepcionais capacidades da aeronave.

A aeronave demonstrou e provou que pode responder de forma rápida e eficaz a situações como missões de evacuação de pessoas deslocadas, ajuda humanitária e missões de socorro e toda a gama de operações de transporte aéreo militar, incluindo operações de campo danificadas e sujas.

A aeronave já participa de exercícios militares ao redor do mundo, como a Operação Culminating, nos Estados Unidos. Este foi um exercício operacional conjunto em que o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira participaram ao lado do Exército e da Força Aérea dos Estados Unidos. Os Embraer C-390, C-130 e C-17 operaram juntos pela primeira vez durante este exercício conjunto e ambas as Forças Aéreas ficaram satisfeitas com o desempenho do C-390 e os resultados do exercício.

Recentemente, um C-390 Millennium participou da operação Multinacional Combined Air Exercise SALITRE IV na região do Deserto do Atacama, descrito como o deserto mais seco do mundo, realizando missões de reabastecimento em voo. O objetivo do Exercício SALITRE IV é ampliar a cooperação e as relações entre as forças aéreas da América do Sul, dos Estados Unidos e do Canadá, aumentando sua interoperabilidade por meio de um planejamento comum em formato OTAN.

Um comentário:

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque