Pesquisar este portal

23 maio, 2023

Departamento de Defesa da África do Sul anuncia parceria com a Embraer


*Defence WEB - 23/05/2023

A ministra da Defesa e Veteranos Militares, Thandi Modise, disse que seu departamento espera em breve anunciar publicamente uma parceria com a Embraer do Brasil na fabricação e reparo de aeronaves na África do Sul.

Modise estava falando no Parlamento na terça-feira, 23 de maio, durante o debate sobre a votação do orçamento de defesa. “Esperamos que em breve possamos anunciar, publicamente, … a parceria com a Embraer do Brasil para fabricar e reparar na África do Sul. Seria um impulso para a nossa indústria de defesa. Também nos permitirá forçar nosso próprio governo a colocar mais dinheiro”, disse ela.

Seus comentários vêm duas semanas depois que o comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, disse ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro que o Brasil está negociando com vários países a venda da aeronave de transporte tático Embraer KC-390 Millennium, incluindo a África do Sul.

Damasceno disse que a África do Sul, assim como Áustria, República Tcheca, Egito, Índia, Ruanda, Coréia do Sul e Suécia são potenciais compradores do KC-390, que já foi adquirido por Brasil, Hungria e Portugal.

O KC-390 pode transportar até 26 toneladas métricas de carga a uma velocidade máxima de até (850 km/h). Tem uma autonomia de 6 000 km.

Em fevereiro, o Tesouro Nacional concedeu à Força Aérea Sul-Africana (SAAF) um adicional de R1 bilhão para rejuvenescer a “capacidade média de transporte aéreo” da SAAF. O financiamento será gasto nos seis Hércules C-130BZ restantes na frota (a SAAF tinha nove exemplos úteis, mas dois foram cancelados em acidentes e um foi canibalizado para peças sobressalentes).

Em janeiro, o chefe da SAAF, tenente-general Wiseman Mbambo, disse “em nosso caminho, a capacidade de elevação média está bem no centro de nossa atenção. Além disso, fala-se muito sobre a capacidade de elevação estratégica. Não é uma surpresa o motivo pelo qual esse recurso está sendo mencionado. A realidade que enfrentamos é que a África do Sul não está em uma posição estratégica. Nossa localização não pode ser alterada. Precisamos ter pernas muito fortes para nos conectar com o resto do continente e do mundo.”

A SAAF gasta milhões de rands fretando aeronaves para rotacionar tropas e equipamentos da República Democrática do Congo e de Moçambique, pois não possui aeronaves de transporte aeronavegáveis ​​suficientes.

Em seu discurso de debate sobre a votação do orçamento, Modise não deu mais detalhes sobre a colaboração com a Embraer. Ela mencionou que o chefe do SANDF “foi instruído a encontrar maneiras de rejuvenescer o SANDF. Não se trata apenas de recrutar pessoas, mas também de olhar para os sistemas e atualizar e rejuvenescer as capacidades, encontrando maneiras de preservar e manter.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque