Pesquisar este portal

23 maio, 2023

Ministra da Defesa da África do Sul revela possível parceria industrial estratégica com brasileira Embraer

Ministra da Defesa e Veteranos Militares, Thandi Modise

*Creamer Media, por Rebecca Campbell - 23/05/2023

Dirigindo-se ao Comitê de Carteira do Parlamento sobre Defesa e Veteranos Militares na Cidade do Cabo na terça-feira, a Ministra da Defesa e Veteranos Militares Thandi Modise afirmou, quase de passagem, que esperava que em breve fosse possível anunciar uma parceria com o maior grupo aeroespacial e de defesa do Brasil Embraer. Ela disse que isso seria para fabricação e reparo na África do Sul e que forçaria o governo sul-africano a investir mais dinheiro (na indústria aeroespacial e de defesa do país ). Ela não deu mais detalhes.

A Embraer é a terceira fabricante mundial de aviões comerciais, especializada em modelos com 150 assentos ou menos. É também, no setor civil, um grande produtor de jatos executivos e aeronaves agrícolas. Na defesa , seu alcance inclui o A-29 Super Tucano turboélice de ataque leve e aeronave de treinamento avançado e a aeronave de transporte aéreo e reabastecimento ar-ar KC-390 Millenium. Ela está fabricando caças Gripen E e teve um papel significativo no desenvolvimento da versão biplace Gripen F, sob licença da Saab na Suécia, para a Força Aérea Brasileira. Atua também na área de eletrônica de defesa , com destaque para o radar, e no setor espacial.

Antes de se referir à Embraer, Modise afirmou que a indústria de defesa local era importante para a África do Sul . “Estamos buscando com outras indústrias em outros países reviver [ o grupo industrial de defesa estatal ] Denel ”, disse ela.

Sobre a Armscor, agência de aquisição, alienação e pesquisa e desenvolvimento de defesa do país , ela disse que a agência está começando a entrar nos trilhos. Suas fraquezas estavam sendo identificadas. Curiosamente, talvez, ela tenha falado em “obrigar” o governo sul-africano (do qual faz parte) a investir mais em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de defesa e no desenvolvimento da propriedade intelectual.

Ela observou que o Auditor-Geral determinou que, durante o ano financeiro de 2022/23 , houve R475 milhões em despesas irregulares da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF). A Modise informou que essas irregularidades foram atribuídas ao sistema de compras . Todo esse sistema havia sido reformulado, ela assegurou. O pessoal de serviço designado para logística e compras deveria receber o treinamento de que precisava, para garantir que não houvesse despesas irregulares no futuro. Qualquer pessoa que, após receber tal treinamento, não aplicasse os procedimentos corretos seria tratado, afirmou, “sem piedade”. O governo também estava considerando chamar a Unidade Especial de Investigação, a agência anticorrupção e de investigação forense do país, para investigar casos de gastos irregulares.

Quanto ao orçamento de defesa de 2023/24 , foi de R$ 500 milhões a menos que o orçamento anterior, deixando o SANDF subfinanciado em R$ 2,6 bilhões. “Estamos definitivamente, terrivelmente, subfinanciados”, afirmou ela.

No entanto, destacou, o SANDF manteve-se empenhado em duas operações de segurança regional , na República Democrática do Congo e em Moçambique, continuou a patrulhar as fronteiras e a costa do país e prestou ajuda à sociedade civil. E o objetivo era ainda renovar o SANDF, especialmente embarcações navais e aeronaves de transporte aéreo , bem como criar uma Força de Reação Rápida, entre outras prioridades.

Um novo e futuro documento da Política de Segurança Nacional da África do Sul estava sendo desenvolvido, informou o Modise. Deve ser apresentado ao Gabinete durante o próximo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque