Pesquisar este portal

01 maio, 2023

Parceria Saab & Embraer abrangerá futuros caças e outras aeronaves de combate

A futura capacidade aérea da Suécia poderia ser conceituada na forma de um caça multifuncional Gripen atualizado. (Foto: Saab)

*Shepard Media, por Norberto Neumann - 14/04/2023

A Embraer e a Saab anunciaram em 11 de abril que assinaram um MoU para aprofundar a colaboração no caça JAS 39 Gripen e oferecer o avião de transporte C-390 Millennium da empresa brasileira à Força Aérea Sueca.

O último esforço incluirá a avaliação da integração de equipamentos e sistemas fabricados pela Saab na aeronave multimissão C-390.

Os parceiros explorarão novas oportunidades de negócios, como possíveis pedidos futuros para o Gripen fabricado pela Saab no Brasil e em outras partes da América do Sul.

O resultado será uma maior colaboração Embraer/Saab em futuros programas Gripen.

Parceria também em futuros caças e outras aeronaves de combate
A Saab disse que as empresas também colaborarão em estudos de engenharia e técnicos para futuros caças, 'consolidando assim a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a indústria de defesa brasileira dentro do atual programa Gripen para a Força Aérea Brasileira.

'Este trabalho pode apoiar o crescimento futuro do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras de caça à medida que surgirem.'

Esses comentários vêm na sequência de um anúncio do MoD sueco de 5 de abril que descreve as possíveis medidas que a Suécia pode tomar para fortalecer seu setor de defesa em preparação para a adesão à OTAN .

'Depois de 2030, o JAS 39 C/D operará em paralelo com o JAS 39 E. O JAS 39 C/D, portanto, precisa ser atualizado para permanecer operacionalmente relevante durante sua vida útil', dizia o comunicado.

'Para que isso seja possível, os prazos de entrega acordados e os requisitos funcionais nos contratos existentes para o JAS 39 E precisam ser ajustados para refletir as novas necessidades gerais.'

Embora seja um caça de quarta geração muito capaz, o antigo modelo JAS 39 C/D é usado apenas pela República Tcheca e Hungria na OTAN, com os modelos E/F sendo operados pelo Brasil fora da Suécia. (Foto: Saab)

O comunicado de imprensa também observou que 'estudos conceituais de futuras capacidades de aeronaves de combate serão possíveis'.

Recentemente, surgiram comentários do parceiro Leonardo do Programa Aéreo Global de Combate Reino Unido-Japão-Itália (GCAP), observando que a Suécia não é vista como parte integrante da parceria neste momento.

Todos esses fatores apontam para um crescente desejo sueco de concentrar os recursos e a atenção do país no aumento de suas próprias capacidades de defesa, preparando-se para a adesão à OTAN e, potencialmente, seguindo seu próprio caminho para uma futura capacidade de combate aéreo por enquanto.

A futura capacidade aérea, conforme sugerido nas notas de imprensa da Saab e do MoD, pode ser conceituada na forma de um caça multifuncional Gripen atualizado.

Considerando que a complexidade de programas como o GCAP e o Futuro Sistema Aéreo de Combate Franco-Alemão (FCAS) só é superada por seu valor, Estocolmo não terá escolha a não ser escolher um dos projetos para manter sua força aérea capaz.

No entanto, isso pode ser feito apenas no nível do cliente. Se o país conseguir encontrar uma maneira acessível de manter os Gripens atualizados, poderá pular a necessidade de adquirir uma aeronave de quinta geração e optar por comprar uma capacidade de sexta geração após 2035.

Embora seja um caça de quarta geração muito capaz, fora da Suécia, o modelo JAS 39 C/D mais antigo é usado apenas pela República Tcheca e Hungria como países europeus da OTAN, com os modelos E/F  sendo operados na Suécia e no Brasil (não pertencentes à OTAN ).

Além disso, o caça Gripen E/F não teve sucesso no mercado de exportação desde o contrato da Força Aérea Brasileira de 2014 – não uma vitória particularmente grande do ponto de vista da interoperabilidade da OTAN para o Gripen.

Programas de caça de próxima geração como GCAP e FCAS são muito complexos e caros. (Foto: UK MoD/Crown Copyright)

Em 2022, o caça da Saab perdeu na República Tcheca, que optou por comprar 24 jatos Lockheed Martin F-35. Antes disso, o Canadá e a Finlândia também escolheram o F-35 em vez do Gripen, com o primeiro finalizando  a aquisição no início de 2023.

Um pedido de comentário sobre a modernização do Gripen e futuros estudos de conceito de capacidade de combate do MoD sueco não havia sido respondido no momento da redação deste artigo.

Super Tucano
Em outras novidades da Embraer, a empresa lançou uma versão do avião de ataque leve A-29 Super Tucano na configuração da OTAN, com foco inicial em atender aos requisitos europeus.

A nova versão da aeronave, o A-29N, incluirá equipamentos e recursos para atender aos requisitos operacionais da OTAN, como um novo link de dados e operação de piloto único.

A Embraer disse que esses recursos aumentarão as possibilidades de implantação da aeronave. O novo Tucano também poderá realizar missões de treinamento de controlador de ataque terminal conjunto (JTAC).

Os dispositivos de treinamento da aeronave também receberão atualizações, incluindo tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista.
===xxx===

Leia também:

- Embraer e Saab assinam MoU para posicionar o C-390 Millennium como solução preferencial para a Força Aérea da Suécia

- Embraer impulsiona fortemente seu C-390 Millenium no mercado internacional

- O que a Embraer Defesa & Segurança está fazendo em 2023?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque