Pesquisar este portal

Mostrando postagens com marcador Aeronáutica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aeronáutica. Mostrar todas as postagens

07 março, 2024

Aeronáutica contrata solução de comunicação unificada segura da Dígitro Tecnologia


*LRCA Defense Consulting - 07/03/2024

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) avança na modernização da Rede de Telecomunicações de Comando do Comando da Aeronáutica (COMAER). No dia 28 de fevereiro de 2024 foi assinado o contrato da solução de comunicação unificada segura (UNA) com a Dígitro Tecnologia, resultado do Primeiro Termo de Licitação Especial (TLE) do COMAER.

Conduzido pelo Subdepartamento Técnico do DECEA (SDTE) este contrato representa um marco na modernização da Rede de Telecomunicações de Comando do Comando da Aeronáutica (RTCAER).

A demanda por essa solução nasceu da visão estratégica do DECEA, que reconheceu a necessidade premente de prover uma rede de telecomunicações segura, com capacidades de mobilidade e compartilhamento de informações entre seus usuários, incluindo áudio, texto, vídeo, imagens, documentos e até a localização geográfica.

Após implantado, o sistema permitirá a realização de conferências e telas compartilhadas, promovendo uma comunicação mais eficaz e colaborativa para os usuários da Rede.

Um dos pontos cruciais dessa solução é a sua ênfase na segurança, motivo basilar para implementação de um Produto Estratégico de Defesa junto a uma Empresa Estratégica de Defesa.

A solução assegura a proteção das informações sensíveis e estratégicas que serão compartilhadas pelos usuários da Rede, com o emprego de criptografia comercial e capacidade de implementar criptografia de Estado. Além disso, o sistema foi projetado para permitir uma operação, supervisão e auditoria por parte das Organizações Militares responsáveis do COMAER, garantindo o controle e a integridade das comunicações.

O evento de assinatura do contrato da solução marca, não apenas um avanço significativo na modernização da infraestrutura de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB), mas também reflete o compromisso contínuo do DECEA em buscar soluções de vanguarda tecnológica que garantam a segurança e eficácia de suas operações, aperfeiçoando os meios de comunicação da FAB para enfrentar os desafios do futuro e cumprir sua missão com excelência e segurança. 

Sobre a Dígitro Tecnologia
Sediada em Florianópolis (SC), a Dígitro nasceu há 46 anos como uma startup e hoje é uma empresa com mais de 300 colaboradores, 1.200 clientes e com atuação em todo o Brasil e América Latina.

Ao longo da sua história, inovou, cresceu e evoluiu. Seu portfólio de soluções sempre foi adequado e atualizado para atender o mercado em suas necessidades atuais e futuras.

A Dígitro é especializada em segurança e defesa, com um amplo portfólio de soluções de monitoramento, gestão e inteligência investigativa em condições de atender as necessidades das empresas da administração pública.

Em virtude do seu know-how e qualidade da entrega de soluções, a empresa é reconhecida pelo Ministério Brasileiro de Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED).

*Com informações do DECEA e da Dígitro.

18 março, 2022

Na Taurus, Comandante da Aeronáutica e alta comitiva da Força visitam fábrica e testam armas com grafeno


*LRCA Defense Consulting - 18/03/2022

O CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, recebeu nesta quinta-feira, dia 17 de março, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e sua comitiva na fábrica de São Leopoldo (RS).

Na comitiva estavam presentes o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Ten Brig do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Ten Brig do Ar João Tadeu Fiorentini, o Comandante de Preparo e Comandante de Operações Aeroespaciais, Ten Brig do Ar Sergio Roberto de Almeida, o Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico, Brig do Ar Rodrigo Fernandes Santos, e o Diretor do Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro, Cel Av Gustavo Furlan Aquino, entre outras importantes autoridades.

Durante a visita, o Comandante da Aeronáutica e a comitiva conheceram as instalações da unidade fabril da Taurus, que passou por um processo de modernização, com investimentos de US$ 125 milhões nos últimos 5 anos e com previsão de mais R$ 250 milhões para este ano de 2022. Tiveram a oportunidade de verificar os processos de produção, qualidade e logística da companhia, a fábrica MIM -  Metal Injection Molding, assim como o projeto de ampliação da empresa e os investimentos futuros.

Os visitantes também conheceram o amplo portfólio da Taurus, composto por revólveres, pistolas, submetralhadoras, fuzis, carabinas, rifles e espingardas que atendem os mercados civil, militar e policial, o protocolo de desenvolvimento de novos produtos, além de acompanharem os testes de tiro e verificarem os rigorosos processos de qualidade e protocolos de aceitação que 100% dos produtos são submetidos antes de serem comercializados.

O CEO Global da Taurus acompanhou a visita e ressaltou a importância de ter no Brasil Empresas Estratégicas de Defesa com produtos e processos 100% sob domínio nacional: “Foi uma honra receber o Comandante da Aeronáutica e sua comitiva. Esse era um convite antigo e que agora se concretizou. É muito importante que os representantes das Forças Armadas conheçam os produtos e processos que são desenvolvidos aqui com tecnologia própria, pelo nosso CITE (Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos), um exemplo de sucesso para a Base Industrial de Defesa (BID) em um mercado onde o alto valor tecnológico agregado é uma característica marcante. Esta é uma oportunidade de mostrarmos a qualidade e robustez do nosso processo de produção, as armas desenvolvidas e testadas aqui no Brasil com mão-de-obra 100% nacional, além de todos os investimentos em tecnologia e inovação que foram e estão sendo implementadas nas fábricas da Taurus e que tornaram esta empresa uma das maiores fabricantes de armas do mundo”.

Comitiva testa armas com grafeno
Os integrantes da comitiva também puderam testar alguns desses produtos desenvolvidos com tecnologia própria pela Taurus, entre eles o revólver RT460, com aplicações de grafeno, e uma nova versão do fuzil T4 no calibre .300 Blackout, a inovadora pistola G3c versão T.O.R.O. (Taurus Optic Ready Option) que já vem preparada para receber miras ópticas e a pistola GX4 GRAF, primeira arma do mundo que utiliza grafeno na sua composição, sendo a menor da categoria e que marcou a entrada da Taurus no segmento de microcompactas.

Histórico
Em 28/09/2020, a Taurus realizou, em cerimônia no Salão Nobre do Comando da Aeronáutica, em Brasília, a entrega oficial de armamentos destinados à equipe de Segurança do Comandante da Força.

Os armamentos fazem parte da linha T Series, especialmente desenvolvida para o mercado militar e policial, e contempla pistolas TH9, além de submetralhadoras SMT9 e fuzis modelo T4 calibre .556 Full.


A utilização de armamentos Taurus e a parceria entre a empresa e o Comando da Aeronáutica já vem de algumas décadas. Há mais de 20 anos, foram recebidos os primeiros armamentos pela FAB, entre pistolas e submetralhadoras, que estão em uso até hoje.

Momentos da visita do Comandante da Aeronáutica e de sua alta comitiva











 

12 novembro, 2020

Seminário de Defesa Nacional será um evento online e público

 


*LRCA Defense Consulting - 12/11/2020

No dia 13 de novembro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ao lado dos Comandantes das Forças Armadas, irá palestrar no Seminário de Defesa Nacional. O evento será online, público e oferecerá a oportunidade de os participantes acompanharem os diálogos voltados para o tema “Defesa Nacional e os Programas Estratégicos das Forças”.

Compõem o grupo de palestrantes os comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Exército, General Edson Leal Pujol; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Para participar, basta clicar na imagem acima ou seguir o link: https://www.youtube.com/user/VideosDefesa

 

28 setembro, 2020

Taurus entrega armas para o Comando da Aeronáutica em Brasília

 


*LRCA Defense Consulting - 28/09/2020

A Taurus realizou nesta segunda-feira (28), em cerimônia no Salão Nobre do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, em Brasília, a entrega oficial de armamentos destinados à equipe de Segurança do Comandante da Aeronáutica.

O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, do Chefe do Gabinete do Comando da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luiz Farcic, do presidente da Taurus, Salesio Nuhs, e de oficiais integrantes do próprio Gabinete do Comandante.

Os armamentos fazem parte da linha T Series, especialmente desenvolvida para o mercado militar e policial, e contempla pistolas TH9, além de submetralhadoras SMT9 e fuzis modelo T4 calibre .556 Full, cujo projeto é baseado na consagrada plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo mundo e principalmente pelos países membros da OTAN, por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

A utilização de armamentos Taurus e a parceria entre a empresa e o Comando da Aeronáutica já vem de algumas décadas. Há mais de 20 anos, foram recebidos os primeiros armamentos pela FAB, entre pistolas e submetralhadoras, que estão em uso até hoje.

"É uma honra e orgulho para a Taurus contribuir com seus armamentos para o reforço e a atualização das armas utilizadas por esta importante instituição do nosso país. Agradecemos mais uma vez a parceria e confiança em nossos produtos", declara Salesio Nuhs, presidente da Taurus.

Com 80 anos de história, mais de 23 milhões de armas produzidas e exportando para mais de 100 países, a Taurus é uma das maiores fabricantes de armas leves do mundo e a maior produtora mundial de revólveres.

De acordo com o presidente da companhia, nos últimos anos, foram implantadas novas práticas de gestão e governança na Taurus e empregado o que há de mais avançado tecnologicamente na produção de armas para atender as necessidades do mercado nacional e internacional. "A nova gestão da Taurus vem trabalhando para produzir e oferecer o que há de melhor e mais moderno em termos de armamento para os clientes. Concebidas especificamente para as forças de segurança do Brasil e do mundo, as armas entregues hoje ao Comando da Aeronáutica são fruto de tudo o que fizemos até aqui, priorizando sempre o sucesso da missão e a segurança de todos", explica Nuhs.

Postagem em destaque