Pesquisar este portal

01 julho, 2025

SAS faz encomenda recorde de 55 jatos da Embraer para impulsionar crescimento futuro e conectividade regional

 


*LRCA Defense Consulting - 01/07/2025

A Scandinavian Airlines (SAS) firmou um acordo para adquirir 45 jatos Embraer E195-E2, com direitos de compra para 10 aeronaves adicionais — a maior encomenda de jatos da SAS diretamente a um fabricante desde 1996. Este acordo histórico apoia a estratégia de longo prazo para a renovação de frota da SAS, que se concentra em aumentar a eficiência, reduzir as emissões e gerando futuras oportunidades de crescimento a partir de seu hub global em Copenhague, na Dinamarca. 

As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos. Excluindo os direitos de compra, o valor do pedido é de aproximadamente US$ 4 bilhões. 

“Este é um momento decisivo para a SAS”, afirma Anko van der Werff, Presidente & CEO da SAS. “O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha área tanto na Escandinávia quanto em outras regiões. Dedicamos tempo para tomar a decisão correta — e este grande investimento reflete nossa confiança no futuro e a força do acordo que garantimos.” 

O E195-E2 desempenhará um papel vital na otimização das operações da SAS e no aprimoramento da conectividade na Escandinávia e na Europa. O porte e o alcance do jato são feitos sob medida para complementar a frota existente da SAS e a estrutura de suas rotas, permitindo mais frequências, melhor flexibilidade da malha aérea e custos mais baixos por voo. 

Construído para o futuro da aviação sustentável
“O E2 é central na nossa estratégia de construir uma frota moderna, eficiente e de forte desempenho. O jato possibilita o serviço em  mais rotas com menos emissões e custos, com uma experiência de alto nível para nossos passageiros”, acrescenta Van der Werff. “Estamos definindo o curso para o próximo capítulo da SAS em parceria com a Embraer”.

A família de aeronaves E2 opera comprovadamente com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF), e é certificada para voar com blends de até 50% de SAF. 

"Estamos muito satisfeitos em aprofundar nossa parceria com a SAS por meio deste acordo histórico. O E2 é o jato de corredor único mais silencioso disponível hoje, além de ser 29% mais eficiente em combustível e com uma redução de 62% na pegada de ruído em relação ao jato da geração anterior. 

O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. Estamos confiantes de que essas aeronaves desempenharão um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos arrojados de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. 

Impulsionado pelos avançados motores geared turbofan PW1900G da Pratt & Whitney, o E195-E2 oferece reduções de dois dígitos no consumo de combustível, emissões e ruído em comparação com aeronaves de geração anterior. A nova frota ajudará a reduzir a pegada ambiental da SAS e reforçará sua posição de liderança na redução do impacto climático da aviação. 

Este pedido marca mais um passo na transformação da SAS com foco no futuro, apoiando uma frota modernizada e uma experiência de viagem aprimorada. A SAS continua a fortalecer a sua malha aérea global e seu alcance internacional, enquanto melhora a conectividade entre centros regionais e destinos globais por meio de operações mais integradas e sustentáveis. 

Esta encomenda foi facilitada com o apoio da Skyworks Holding.

A SAS foi classificada recentemente como a companhia aérea mais pontual do mundo*, comprovando o compromisso com a excelência e a confiabilidade de suas operações.

*SAS classificada está em 1º lugar mundialmente entre 660 companhias aéreas, em desempenho de pontualidade, maio de 2025 (fonte: Cirium). 

Sobre a SAS
A SAS, companhia aérea líder da Escandinávia desde 1946, opera um hub global no Aeroporto de Copenhague (CPH), complementado por hubs em Oslo (OSL) e Estocolmo (ARN). Nossa missão é conectar a Escandinávia com o mundo e o mundo com a Escandinávia. 

A cada ano, a SAS atende mais de 25 milhões de passageiros e transporta 60 mil toneladas de carga para 135 destinos na Europa, EUA e Ásia. Com um foco incansável na excelência operacional, a SAS se classifica como a companhia aérea mais pontual da Europa e do mundo. 

Contando com uma força de trabalho apaixonada de mais de 10.000 colegas, colaboramos com parceiros e clientes para impulsionar mudanças transformadoras na aviação. Estamos comprometidos em alcançar zero emissões até 2050, incorporando o espírito visionário de nossos fundadores: “Mover-se do antigo para o que está por vir é a única tradição que vale a pena manter.” Inovação e progresso social estão no centro de tudo o que fazemos. A SAS juntou-se à SkyTeam em setembro de 2024 e, juntamente com nossas companhias aéreas parceiras, oferecemos uma ampla malha aérea internacional. 

Missão lunar SelenITA: excelência do ITA é reconhecida internacionalmente

 


*LRCA Defense Consulting - 01/07/2025

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebra com orgulho a aprovação unânime do satélite SelenITA na etapa de Revisão de Definição do Sistema (Delta-SDR), realizada entre os dias 10 e 12 de junho.

A avaliação técnica contou com uma comissão internacional presidida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com representantes da NASA, NOAA, FINEP, INPE e do US Southern Command. O foco da análise foi o Orbitalizador, sistema sob responsabilidade brasileira no contexto da missão.

Durante dois dias, os alunos do ITA apresentaram — com excelência técnica e domínio conceitual — propostas nas áreas de mecânica orbital, controle, comunicações Terra-Lua, projeto térmico, propulsão, gerenciamento técnico, entre outros aspectos críticos do projeto. Também foram apresentados cinco instrumentos científicos que compõem a carga útil, sendo três deles concebidos no próprio ITA.

A missão SelenITA representa a contribuição brasileira ao Programa Artemis, da NASA, com o objetivo de estudar campos magnéticos e fenômenos eletrostáticos na crosta lunar. O projeto é uma iniciativa estruturante do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2022–2031) e reforça o compromisso do ITA com a pesquisa de ponta e com a formação de profissionais preparados para atuar nos maiores desafios da engenharia aeroespacial.

Com apoio da AEB, FINEP, instituições internacionais e universidades parceiras, o SelenITA avança com solidez e inovação — atributos que fazem parte do DNA do ITA desde sua fundação. 
*Com informações do ITA

Leitura complementar
- ITA avança em projeto de microssatélite com aplicações em ciência e defesa 

Postagem em destaque